29/09/11

Criminalidade - Dominique Strauss-Kahn frente a frente com Tristane Banon; a Bela e o Monstro...


«DSK e Banon encontram-se para frente a frente

Dominique Strauss-Kahn e a jornalista que o acusa de violação chegaram à esquadra de polícia, em Paris, para um frente a frente. A polícia está a investigar as acusações de Tristane Banon, antes de formalizar a acusação.
A alegada tentativa de violação do antigo diretor geral do FMI à escritora e jornalista remonta a 2003.
Strauss-Kahn admite que fez um avanço sobre Banon mas nega que tenha havido violência.
Quando Tristane Banon prestou declarações, em junho, disse que queria que DSK a olhasse nos olhos e lhe dissesse que tinha imaginado a alegada tentativa de violação.
A jornalista alega que teve que lutar com Strauss-Kahan, quando este lhe tentou tirar a roupa, durante uma entrevista, em 2003.» in http://tvnet.sapo.pt/noticias/detalhes_t2.php?id=69159

Tristane Banon : Interview exclusive sur DSK - (AgoraVox - sous-titres FR)

Ambiente e Ecologia - Investigadores da Universidade de Penn, nos Estados Unidos, desenvolveram um processo que não necessita de eletricidade para a produção de hidrogénio e pode ser usado em qualquer lugar onde existam águas residuais próximas do mar!




«Investigadores transformam águas residuais numa fonte abundante de hidrogénio


Uma equipa da Universidade de Penn produziu hidrogénio a partir de matéria orgânica utilizando células de eletrólise microbiana (MEC). Os cientistas verificaram que se este processo for combinado com a eletrodiálise reversa (EDR) é possível produzir hidrogénio a partir de uma fonte abundante como as águas residuais e utilizando menos energia do que a hidrólise da água. 
O hidrogénio continua a ser uma potencial alternativa energética aos combustíveis fósseis. Contudo, é essencial encontrar um método de produção com baixo consumo energético e/ou baseado em fontes de energia renováveis ou abundantes.
Investigadores da Universidade de Penn, nos Estados Unidos, desenvolveram um processo que não necessita de eletricidade para a produção de hidrogénio e pode ser usado em qualquer lugar onde existam águas residuais próximas do mar.
O trabalho dos investigadores desenvolveu-se à volta das células de eletrólise microbiana (MEC), uma tecnologia relacionada com células de combustíveis microbianas (MFC) que produz corrente elétrica a partir da decomposição microbiana de compostos orgânicos. OS MEC geram hidrogénio (ou metano) a partir de matéria orgânica mas necessitam de alguma energia para realizar este processo.
Para fornecer esta energia adicional necessária, Bruce E. Logan professor de Engenharia do Ambiente e o aluno de pós-doutoramento Younggy Kim optaram pela eletrodiálise reversa (EDR). O EDR é um processo que produz energia a partir da diferença iónica entre a água salgada e a água doce.
Uma bateria EDR consiste em várias membranas de troca iónica negativas e positivas alternadas. Logan referiu que já foi proposto usar as baterias EDR para gerar electricidade contudo como tentam impulsionar uma reação desfavorável são necessários muitos pares de membranas. Para separar água em hidrogénio e oxigénio através da tecnologia EDR são necessários 1.8 volts o que requeria cerca de 25 pares de membranas.
Trabalhos realizados anteriormente com MEC mostraram que quando estas células são utilizadas sozinhas conseguem produzir cerca de 0.3 volts de eletricidade o que fica aquém dos 0.414 volts necessários para gerar hidrogénio. No entanto, se forem incorporadas 11 membranas EDR (5 pares de membranas produzem cerca de 0.5 volts) às células MEC, a produção de hidrogénio já é possível.
“A voltagem adicional que precisamos é inferior aos 1.8 volts necessários para hidrolisar água”, refere Logan. “Líquidos biodegradáveis e resíduos de celulose são abundantes. Poderá ser uma fonte de energia inesgotável.”
Nas primeiras experiências Logan e Kim utilizaram platina como catalisador no cátodo mas posteriormente verificaram que um catalisador menos dispendioso como sulfeto de molibdénio apresenta uma eficiência energética de 51%.
Os investigadores da Universidade de Penn referem que os seus resultados, publicados na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, “mostram que o hidrogénio puro pode ser produzido de forma eficiente a partir de fontes abundantes como água do mar, água do rio e matéria orgânica.

28/09/11

Liga dos Campeões - Zenit 3 vs F.C. do Porto 1 - Dragões a jogar muito mal, perdem pela primeira vez na Rússia!




«FC PORTO DERROTADO NA RÚSSIA


Há jogos em que quase tudo corre mal. Foi o caso da deslocação do FC Porto a S. Petersburgo, para a segunda jornada da fase de Grupos da Liga dos Campeões, em que o FC Porto foi batido pelo Zenit por 3-1, depois de uma série de azares que atraiçoaram a equipa.


Aos 27 minutos, numa jogada junto à linha lateral, Kléber foi derrubado por um adversário e ficou agarrado ao ombro, tendo de sair para receber assistência, acabando por já não reentrar, substituído por Varela seis minutos depois. Em cima do intervalo, uma imprudência de Fucile, que tocou a bola com a mão, valeu-lhe o segundo amarelo, obrigando a equipa a jogar toda a segunda parte reduzida a dez elementos, o que tornou impossível a discussão do jogo.


Antes, logo aos dez minutos, uma arrancada de Hulk na área valeu a James Rodriguez o primeiro golo da partida, com o colombiano a encostar depois do centro do companheiro.


O Zenit reagiu e chegou à igualdade dez minutos depois, quando Shirokov atirou para a baliza uma bola vinda de Helton, que interceptara um cruzamento da direita.


Seguiram-se os lances de infortúnio, com a equipa na segunda parte a sofrer a pressão de um adversário que juntava ao factor casa a vantagem numérica. Aos 63 minutos os russos chegaram à vantagem, em novo golo de Shirokov, na sequência de um livre. Danny fechou o resultado aos 72 minutos, numa jogada feliz, com o ressalto em Souza a encontrar o português do Zenit sozinho.


FICHA DE JOGO


Zenit-FC Porto, 3-1
Liga dos Campeões 2011/12, 2.ª jornada
28 de Setembro de 2011
Petrovski Stadion, em S. Petersburgo


Árbitro: Howard Webb (Inglaterra)
Assistentes: Darren Cann e Jake Collin
Assistentes adicionais: Stuart Attwell e Mike Dean
Quarto árbitro: Michael Jones


ZENIT: Malafeev; Anyukov, Criscito, Hubocan e Lombaerts; Shirokov, Denisov e Zyryanov; Fayzulin, Kerzhakov e Danny
Substituições: Zyryanov por Huszti (86m), Kerzhakov por Bukharov (90m)
Não utilizados: Zhevnov, Lukovic, Rosina, Ionov e Lazovic.
Treinador: Luciano Spalletti


FC PORTO: Helton «cap.»; Fucile, Rolando, Otamendi e Alvaro; Fernando, Belluschi e João Moutinho; Hulk, Kléber e James Rodriguez
Substituições: Kléber por Varela (33m), James Rodriguez por Souza (46m) e Belluschi por Defour (73m)
Não utilizados: Bracalli, Maicon, Cristian Rodriguez e Djalma
Treinador: Vítor Pereira
Ao intervalo: 1-1
Marcadores: James Rodriguez (10m), Shirokov (20m e 63m), Danny (72m)
Disciplina: cartão amarelo a Fucile (23m e 45+2m), Hubocan (61m), Otamendi (62m), Belluschi (69m)» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futzenitfcpcro_280911_64187.asp

«FC Porto não passa teste russo

Saída de Kléber, lesionado, e expulsão de Fucile quebraram a equipa de Vítor Pereira.



O Zenit de São Petersburgo venceu esta quarta-feira o FC Porto por 3-1, em jogo da segunda jornada do Grupo G da Liga dos Campeões, em que os portistas jogaram toda a segunda parte com 10 jogadores.
A equipa lusa até entrou melhor com o regressado James – esteve de fora do clássico devido a castigo – a fazer, aos 10 minutos, o 1-0. Hulk trabalhou bem na direita, cruzou para o segundo poste, com o colombiano a ter apenas que encostar. No entanto, James estava adiantado à defesa russa.
No entanto, 10 minutos bastaram para o Zenit, só com Danny em representação portuguesa já que Bruno Alves estava castiago, responder com um golo de Shirokov. Cruzamento tenso para a grande área, Helton defendeu para a frente e o russo, sem cerimónias, rematou forte.
Antes do intervalo, Vítor Pereira sofreu dois revezes. Primeiro, aos 33’, com Kléber a sair lesionado, depois de ter caído mal sobre o braço esquerdo, e ser substituído por Varela. Aos 47’, Fucile colocou a mão à bola e o árbitro não teve dúvidas em mostrar o segundo amarelo.
Na entrada para o segundo tempo, o Zenit ‘carregou’ no acelerador e deixou o aviso logo aos dois minutos de jogo, com uma bola à trave. Aos 60’, Kerzhakov fez golo, mas o fiscal de linha considerou que o jogador russo estava fora de jogo, quando, na realidade, estava em linha.
Tantas vezes o cântaro vai à fonte, que os golos aparecem. Shirokov, num bis, fez o 2-1 aos 63’, a dar o melhor seguimento a um cruzamento de Fayzulin. 
A noite não terminaria sem o golo de Danny, que aos 72’, após defesa incompleta de Helton, só teve de encostar.
Esta é a segunda derrota do FC Porto esta época, depois de ter perdido a Supertaça Europeia para o Barcelona. E é também a primeira vez que a equipa portista perde na Rússia para as competições europeias.» in 

Zenit Petersburg 3-1 FC Porto

Associação Desportiva de Amarante - A A.D.A. promove este sábado, dia 1 de Outubro, na Casa do Rio da RTA, em Fregim, a 1ª Gala Aniversário daquela colectividade que completa 34 anos de existência!



«Amarante: 1ª Gala Aniversário da Associação Desportiva de Amarante

A Associação Desportiva de Amarante promove este sábado, dia 1 de Outubro, na Casa do Rio da RTA, em Fregim, a 1ª Gala Aniversário daquela colectividade que completa 34 anos de existência.

Um momento de Gala que pretende reunir os atletas das várias modalidades, técnicos, directores, familiares e adeptos de uma prestigiada Colectividade Amarantina que, ao longo de mais de três décadas, tem fomentado a prática desportiva e a formação de jovens atletas.

Na Gala, que decorrerá a partir das 22 horas, serão apresentadas as equipas dos diversos escalões de todas as modalidades praticadas na Associação Desportiva de Amarante e distinguidos os atletas que se destacaram por mérito desportivo na época anterior.
Antes, a partir das 20 horas, realiza-se um jantar comemorativo que consta do programa da Gala de Aniversário da ADA.

“Neste dia tão especial, em que assinalamos os 34 anos da fundação da A.D.A, facto ocorrido 30 de Setembro de 1977, reunimos a numerosa família que constitui a essência desta Associação para convivermos num ambiente de grande festa e confraternização, apresentamos os atletas que ao longo da época vão envergar a camisola da ADA e distinguimos aqueles que mais se notabilizaram na época anterior”, explica o novo presidente da direcção António Mendes.

“É um momento de mostrarmos a dimensão e vitalidade desta Associação que congrega muitos atletas em diversas modalidades, promovendo um encontro de Gala, no dia mais importante da nossa Associação, partilhado entre todos quantos se dedicam diariamente ao engrandecimento da ADA”, acrescenta.» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MToiNSI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo0OiI0MjA1Ijt9

Poesia - O Meu Amigo e Poeta, Ângelo Ochôa, interpela-nos com o Poema: "Os jornais não dizem..."




"Os jornais não dizem...


Viver estranho e isolado
num mundo que se pretendia
habitado e harmonioso
é viver suicidado,
viver morto vivo,
num mundo de nado mortos.’
Se os jornais não dizem o Reino de Deus:
Na China das prisões
que ninguém sabe,
nos lugares sem policiamento,
no cansaço de quantos
não querem armas,
e suam, sim, seu pão
parco sem palavras,
no ignorado nidificar do amor,
no indetível pulo até à Face Clara,
num Insólito Circo Universal."


Ângelo Ochôa - "Os jornais não dizem"

Televisão - O argumentista e produtor britânico David Croft, co-autor de séries cómicas clássicas como ‘Allo Allo’, morreu hoje aos 89 anos na sua casa em Portugal!




«Morreu autor de 'Allo Allo'


O argumentista e produtor britânico David Croft, co-autor de séries cómicas clássicas como ‘Allo Allo’, morreu hoje aos 89 anos na sua casa em Portugal, anunciou hoje a família. Recorde o genérico e algumas das personagens.

Numa declaração divulgada no seu site oficial, a família indicou que Croft morreu tranquilamente durante o sono e classificou-o como «um homem verdadeiramente extraordinário, cuja falta será sentida por todos aqueles que tiveram a grande sorte de o conhecer e amar».
Filho da actriz de teatro Annie Croft e de Reginald Sharland, um famoso actor radiofónico de Hollywood, David Croft, de seu verdadeiro nome David John Sharland, alistou-se no exército durante a Segunda Guerra Mundial, o que haveria de lhe fornecer alguma inspiração para as séries sobre esse período, ‘Dad’s Army’ e ‘It Ain’t Half Hot Mum’, que escreveu com Jimmy Perry e se estrearam com grande êxito na década de 1970, na estação televisiva britânica BBC.
Em 1982, seria a vez de ‘Allo Allo’, uma sitcom que Croft escreveu em parceria com Jeremy Lloyd, cuja ação decorria durante a Segunda Guerra em Nouvion, uma vila da França ocupada pelos nazis, e se centrava na figura de René Artois, um cidadão francês proprietário de um café. Esteve em exibição na BBC1 ao longo de uma década, até 1992.
Humoristas e escritores prestaram-lhe homenagem na rede social Twitter, afirmando que «o seu maior feito é que as suas séries continuam a ser exibidas».
‘Allo Allo’ foi exibida em Portugal pela RTP.
Lusa / SOL» in 
http://sol.sapo.pt/inicio/Vida/Interior.aspx?content_id=29552
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Como eu adorava esta série, com um misto de humor latino e british, com o pano de fundo, da resistência à segunda guerra mundial, com René o dono do Café onde se reuniam inimigos, e que era uma bomba sexual, nenhuma mulher da resistência e das SS lhe resistia...

27/09/11

Mundial de Hóquei Patins: Portugal 18 vs Estados Unidos 1 - Para já, a maior goleada do presente campeonato do Mundo, que decorre em San Juan, Argentina!


«A equipa das quinas fez o pleno na fase de grupos.
A seleção portuguesa de hóquei em patins goleou esta terça-feira os Estados Unidos por 18-1, na que constituiu a maior goleada do presente campeonato do Mundo, que decorre em San Juan, Argentina.
Apesar de ter garantido na segunda-feira a passagem aos quartos de final e o primeiro lugar do grupo, a equipa lusa, que na fase seguinte vai defrontar a França, tentou hoje dar uma melhor imagem das suas exibições, o que conseguiu a espaços.
Caio (4 golos), Luís Viana (4), Diogo Rafael (3), Valter Neves (2), Vítor Hugo (2), André Azevedo (1), Reinaldo Ventura (1) e Ricardo Barreiros (1) foram os autores dos 18 tentos lusos, enquanto David Torvik marcou o golo de honra dos norte-americanos.» in 

Moda - A Portuguesa Fátima Lopes inaugura a Semana da Moda em Paris, tendo como Palco a Torre Eiffel!


«Uma portuguesa na Torre Eiffel
O 26.º desfile da portuguesa Fátima Lopes inaugurou mais uma Semana de Moda de Paris num palco onde nunca havia sido feito um desfile de moda: a Torre EiffelO arranque da Semana de Moda de Paris teve, uma vez mais, assinatura portuguesa. Fátima Lopes voltou a inaugurar o calendário daquela que continua a ser considerada como a mais importante montra da moda mundial.
Desta vez, Fátima Lopes quis «marcar a diferença e fazer algo que ainda ninguém tinha feito» e, ao mesmo tempo, «concretizar um sonho» e, por isso, conseguiu que a sua colecção Levitation fosse apresentada na sala Gustave Eiffel, em plena Torre Eiffel, com Paris a seus pés. Segundo a criadora foi a primeira vez que o ex-líbris turístico da capital francesa abriu portas para receber um desfile de moda.
«Toda a gente me perguntou como é que consegui», contava a designer no final do desfile, «mas o ‘não’ está sempre garantido e portanto pedimos para fazer aqui o desfile e, de imediato, disseram-nos ‘sim’. Não foi uma questão de dinheiro, se assim fosse outras casas maiores já teriam desfilado aqui. E nem sequer foi muito dispendioso», conclui a designer que desfila em Paris com o apoio do Portugal Fashion (projecto da Associação Nacional de Jovens Empresários).
O tema Levitation surgiu do desejo de Fátima Lopes criar uma colecção Primavera/ Verão 2012 «ligeira e feminina», que induzisse a sensação de levitação, em muito influenciada pela possibilidade de desfilar na Torre Eiffel. O resultado é uma colecção com alguns apontamentos interessantes onde as linhas sexy que costumam definir as criações da designer foram substituídas por uma linguagem sensual, mas mais subtil e cuidada, com uma identidade renovada. «Houve um amadurecimento das minhas criações, um crescimento natural que me permitiu conquistar o meu lugar entre os cerca de 90 nomes que desfilam em Paris. Se assim não fosse também já não estaria aqui. Nunca recebi críticas negativas em Paris, as poucas críticas negativas vêm de Portugal».
A paleta cromática é constituída fundamentalmente por bege e preto, com apontamentos de cores fortes e fluorescentes, como o rosa, laranja, amarelo ou azul. Com o recurso a muitas sedas e musselinas, foi o uso do vinil que mais surpreendeu, um material pouco usual em colecções de Verão, que no entanto permitiu a criação dos coordenados mais exuberantes: «Essas peças eram mais para o espectáculo, mas tive uma reacção tão boa que algumas vão entrar em produção e vão chegar às lojas».
Destaque para alguns vestidos de corte em viés, com jogos geométricos interessantes – mas onde, por vezes, ficou a dúvida de alguns problemas de confecção -, e para um jumpsuit em seda bege com mangas reglan. Destaque ainda para os colares em plexiglass criados em parceria com o centro tecnológico Engeneering and Tooling e para os sapatos de salto vertiginoso influenciados pela estrutura da própria Torre Eiffel.
Com uma sala cheia de imprensa, mas poucos compradores, Fátima Lopes ressalta que esta é uma montra, mais do que propriamente um lugar para compras e vendas. «Quem tem milhões e compra publicidade, manda. Mas eu não faço publicidade e portanto o desfile é a minha forma de conquistar o mundo, tenho de investir tudo no desfile».
Apesar de não esconder que a crise afecta todos, a montra que é Paris tem-lhe permitido contactos com países de mercados emergentes como Angola – onde abriu uma loja em Luanda e fará um desfile em Dezembro – e mais recentemente com a Turquia – onde em breve terá novidades com a sua marca. E por isso, continua a afirmar, «Paris é o local onde é preciso estar».
raquel.carrilho@sol.pt» in 
http://sol.sapo.pt/inicio/Vida/Interior.aspx?content_id=29522

FATIMA LOPES - (PARIS SS 09 SHOW)

Aves - Um estudo das universidades Edimburgo, Glasgow e St. Andrews, na Escócia analisou filmes de pássaros da espécie Ploceus velatus (o tecelão-de-mascara-setentrional) a construírem ninhos em Botsuana, África, e concluiu que a arte de construir os ninhos não é inata, mas sim aprendida pelo pássaro ao longo da sua vida!



«A habilidade das aves para construir ninhos é aprendida e não inata

Um estudo das universidades Edimburgo, Glasgow e St. Andrews, na Escócia analisou filmes de pássaros da espécie Ploceus velatus (o tecelão-de-mascara-setentrional) a construírem ninhos em Botsuana, África, e concluiu que a arte de construir os ninhos não é inata, mas sim aprendida pelo pássaro ao longo da sua vida.


A espécie foi escolhida para o estudo porque as aves constroem vários ninhos complexos durante a mesma temporada. O especialista Patrick Walsh, da Universidade de Edimburgo, afirmou que o estudo indica que a experiência cumpre "um papel claro" no processo. "Até para os pássaros, a prática leva à perfeição", declarou.


Este estudo que foi publicado na revista científica Behavioural Processes, revela que cada pássaro varia a sua técnica de um ninho para outro e que há casos de pássaros construindo ninhos da esquerda para a direita e também no sentido inverso. Outra revelação é que, conforme ganham mais experiência, as aves derrubam com menos frequência o material que usam nas suas construções, como por exemplo pedaços de relva.


"Se os pássaros construíssem os seus ninhos de acordo com uma base genética, seria de esperar que todos os pássaros fizessem os seus ninhos sempre da mesma maneira, mas isso não acontece", disse Walsh. "Estes tecelões mostraram fortes variações na sua abordagem, revelando que há um papel claro da experiência (na construção dos ninhos)."


Fonte: http://www.bbc.co.uk»

História - O navio mercante britânico SS Gairsoppa, afundado durante a Segunda Guerra Mundial, foi finalmente localizado, a sudoeste da costa irlandesa e a uma profundidade de 4700 metros e guarda um tesouro avaliado em 170 milhões de euros!



«Foi encontrado o maior tesouro de sempre no fundo do mar



O navio mercante britânico SS Gairsoppa, afundado durante a Segunda Guerra Mundial, foi finalmente localizado, a sudoeste da costa irlandesa e a uma profundidade de 4700 metros. Guarda um tesouro avaliado em 170 milhões de euros.

São 200 toneladas de prata que estão prestes a ser resgatadas pela empresa norte-americana de exploração aquática Odyssey Marine.
Se a operação for bem sucedida, a empresa ficará com 80 por cento do valor da carga, de acordo com o contrato firmado com o governo britânico.
O SS Gairsoppa foi abatido em 1941 por um submarino alemão e, da tripulação de 85 membros, apenas uma pessoa conseguiu sobreviver ao naufrágio.
O navio regressava ao Reino Unido, depois de uma expedição à Índia, mas por causa do mau tempo perdeu combustível, o que o levou a fazer um desvio em direção ao porto de Galway, na Irlanda, para abastecer, altura em que foi localizado e afundado pelos alemães.
O navio foi encontrado a 380 quilómetros a sudoeste da costa irlandesa, disse a empresa na segunda-feira, a partir de um submarino controlado remotamente. Guarda 7 milhões de onças de prata e existe a possibilidade de algumas peças conterem ouro.
A operação para recuperar o está agendada para a primavera de 2012.
O contrato determina que os destroços sejam cuidadosamente observados pela eventualidade de existirem restos mortais, embora o principal arqueólogo marinho a acompanhar as operações no Atlântico Norte, Neil Dobson, afirme que tal seja “altamente improvável” pela distância temporal e pela profundidade a que o navio se encontra, informa a BBC.
@Nuno de Noronha/SAPO» in 

F.C. do porto Bilhar - O FC Porto conquistou as Supertaças de pool feminino e três tabelas masculina, disputadas no fim-de-semana, em Coimbra, na Associação Académica e no Centro Norton de Matos!



«BILHAR CONQUISTA SUPERTAÇAS

O FC Porto conquistou as Supertaças de pool feminino e três tabelas masculina, disputadas no fim-de-semana, em Coimbra, na Associação Académica e no Centro Norton de Matos, respetivamente. Com esta conquista, a equipa masculina consuma a tripleta, depois de já ter arrecadado Campeonato nacional e Taça de Portugal.

Nas provas que marcam o arranque da temporada, Vânia Franco, Luisa Leal e Andreia Sá derrotaram o Benfica por um parcial de 2-1, enquanto que Pedro Pais, Rui Manuel, João Ferreira e Santos Oliveira venceram a Associação Lisbonense dos Amadores de Bilhar, igualmente por 2-1.» in http://www.fcporto.pt/OutrasModalidades/Bilhar/Noticias/noticiabilhar_bilharsupertacas_260911_64147.asp
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F.C. do porto um, clube eclético a vencer desde 1893, também no bilhar...


Amarante - Em Carvalho de Rei os ladrões de cobre das redes de distribuição de energia foram entregues às autoridades pelos populares!



«Amarante: Ladrões de cobre das redes de distribuição de energia entregues às autoridades por populares

Os roubos de cobre das redes no concelho de Amarante têm sido muito frequentes. Destes furtos resultam prejuízos: para os clientes por avarias induzidas nas suas instalações, desconforto e insegurança pela falta de iluminação pública; ambientais resultantes da contaminação dos solos pelo derrame dos óleos isolantes dos transformadores; para a EDP em termos económicos e de imagem.

Há dias, os amigos do alheio tiveram uma surpresa ao tentarem mais um furto em Carvalho de Rei. Alguns residentes do lugar já tinham sido alvo de interrupções de fornecimento de energia devido a roubo das linhas, razão que os levou a redobrar a atenção durante a noite, quando são perpetrados os assaltos às redes.

Uma noite, ao verificaram que após passagem de uma viatura estranha a Iluminação pública se desligou de repente e sem razão aparente, juntaram-se quatro residentes e avançaram no encalço dos supostos ladrões. Conseguiram reter dois deles, apesar da sua recusa em permanecer no local até à chegada das autoridades (GNR), cuja presença foi solicitada e que pouco tempo depois compareceu no local tomando conta da ocorrência e dos amigos do alheio.

Até ao momento, e já lá vão uns dias, a actividade de roubos nas redes eléctricas no concelho de Amarante decresceu substancialmente graças à atenção e voluntarismo daqueles residentes.

Em situações semelhantes o mais acertado será o alertar as autoridades ou a própria EDP.» in 
http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MToiMyI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo0OiI0MTkzIjt9

26/09/11

Cinema - As fotos, tiradas em 1946, mostram Norma Jeane Dougherty, aos 20 anos, antes de se tornar na estrela mundial Marilyn Monroe!

«O primeiro ensaio de fotos, tiradas em 1946, de Marilyn Monroe vai a leilão. As fotos vão ser vendidas por ordem de um tribunal. 

As fotos, tiradas em 1946, mostram Norma Jeane Dougherty, aos 20 anos, antes de se tornar na estrela mundial Marilyn Monroe.

As fotografias vão a leilão, depois de uma ordem de um juiz, do estado da Flórida, que decidiu a venda das mesmas para que o fotógrafo Joseph Jasgur pague as suas dívidas.

À data, o fotógrafo tirou as fotos a pedido de uma agência de modelos.

O leilão será realizado nos dias 2 a 4 de dezembro, em Beverly Hills, na Califórnia. O lote contém três fotografias a preto e branco e uma a cores.» in http://tvnet.sapo.pt/noticias/detalhes.php?id=69105

(Marilyn Monroe - Tribute)

Arte Pintura - O Sorriso de Gioconda apresentado de uma forma comestível...

«Vik Muniz no Museu Berardo: O sorriso de Gioconda nunca foi tão guloso

26 de setembro de 2011, 18:59


Ícones como Marilyn Monroe ou obras de Da Vinci, manteiga de amendoim, imaginação e ousadia são alguns ingredientes da retrospetiva da obra de Vik Muniz. A exposição do artista plástico brasileiro está no Museu Berardo, em Lisboa, até 31 de dezembro, é de entrada livre e promete a agradar a todos os paladares - até porque o sorriso de Gioconda nunca foi tão guloso.

"Tento ter sempre uma exposição retrospetiva circulando, sendo montada aqui e ali. Essa revisitação é constante no meu trabalho, até para você ter um melhor sentido de direção, para onde você quer ir, para manter o trabalho andando", contou Vik Muniz à Lusa durante a sua passagem por Lisboa.
O artista plástico brasileiro esteve presente na inauguração da mostra "VIK", no passado dia 21, e a mais recente exposição do Museu Berardo reúne cerca de uma centena de trabalhos desde os anos 1980 até à atualidade.
No Brasil, foi a exposição mais visitada de sempre de um artista brasileiro, com 100.000 visitantes no Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, e 200.000 visitantes no Museu de Arte de São Paulo. Mas até chegar à Europa - a estreia por cá só se deu mesmo agora, em Portugal -, passou por Nova Iorque (no MoMA), Miami (Miami Fine Arts Museum), México e Canadá.
Dar um novo sabor aos clássicos
Muniz quer convidar o público para "um encontro inteligente e dinâmico" e não lhe fornece um mapa para entender a obra, preferindo dar a quem vai visitar a exposição "o poder de escolher o que quer ver". E ao longo de mais de três décadas, há já muito - e muito diferente - para ver. Há, por exemplo, uma das suas obras mais emblemáticas, que reúne duas réplicas detalhadas da Mona Lisa de Leonardo da Vinci - até aqui nada de novo, não fosse o fato de uma ser feita com geleia e outra com manteiga de amendoim.
Defensor de uma obra que se pretende acessível a todos e capaz de aliar "o bonito e o inteligente" - recusando o hermetismo de muita arte contemporânea -, Vik Muniz tanto brinca com quadros clássicos de Picasso ou Monet como com imagens igualmente icónicas de Che Guevara ou Marilyn Monroe. O ecletismo reflete-se também nas matérias-primas que vão, literalmente, do lixo ao luxo e incluem material diretamente saído de uma lixeira (objeto do documentário "Lixo Extraordinário"), calda de chocolate ou diamantes.
O regador de ideias
Mais do que um artista plástico ou um observador, Vik Muniz acaba por ser um regador de ideias. "Uma das coisas mais difíceis do trabalho de um artista é o gerenciamento de criatividade. As ideias não escolhem o melhor momento para aparecer, então você tem sempre de ir cultivando, como numa horta, aqui e ali, e ao mesmo tempo vai executando as que já estão prontas, vai processando e produzindo. Tem de ter uma produção constante de novas ideias e de desenvolvê-las, porque uma ideia só não faz o trabalho", explica. Quem quiser espreitar o resultado dessas ideias - e provavelmente ver nascer mais algumas - só tem de passar pelo Museu Berardo, em Lisboa, até 31 de dezembro. A entrada é livre, a criatividade também.
@Gonçalo Sá com Lusa» in 

Ciência - Os neutrinos, partículas sub-atómicas de difícil detecção cuja interação com a matéria é muito fraca e a massa muito pequena, foram medidos a uma velocidade que ultrapassa ligeiramente a velocidade da luz, considerada até agora como um "limite intransponível"!

CERN adianta que neutrinos ultrapassam velocidade da luz.

«Neutrinos ultrapassam velocidade da luz


Resultados põem em causa bases da Física moderna
2011-09-23


Os neutrinos, partículas sub-atómicas de difícil detecção cuja interação com a matéria é muito fraca e a massa muito pequena, foram medidos a uma velocidade que ultrapassa ligeiramente a velocidade da luz, considerada até agora como um "limite intransponível", segundo anunciaram físicos da Organização Europeia para a Física de Partículas (CERN).


Caso seja confirmado por outras experiências, este "resultado surpreendente" e "totalmente inesperado" face às teorias formuladas por Albert Einstein poderá abrir "perspectivas teóricas completamente novas", sublinha ainda o laboratório. Segundo Einstein e a sua teoria da relatividade, nada no universo pode ultrapassar a velocidade da luz, pelo que a descoberta agora anunciada põe em causa as mais importantes bases da Física moderna.
As medições efetuadas pelos especialistas com experiência internacional desta investigação, a que se chamou Opera, concluíram que um feixe de neutrinos percorreu os 730 quilómetros que separam as instalações do CERN, em Genebra, do laboratório subterrâneo de Gran Sasso, no centro de Itália, a 300,006 quilómetros por segundo, ou seja, uma velocidade superior em seis quilómetros por segundo à velocidade da luz.


"Por outras palavras, para uma corrida de 730 quilómetros, os neutrinos cruzaram a linha de chegada com 20 metros de avanço" sobre a luz, caso esta tivesse percorrido a mesma distância terrestre, exemplifica ainda.


"Longos meses de investigação e de verificações não nos permitiram identificar um efeito instrumental que explique os resultados das nossas medições", reconheceu o porta-voz da investigação Opera, Antonio Freditato, que se mostrou "ansioso" por comparar estes resultados com outras experiências.


"Tendo em conta o enorme impacto que tal resultado poderá ter na Física, são necessárias medições independentes para que o efeito observado possa ser refutado ou então formalmente estabelecido", conclui. "É por isso que os investigadores do projecto Opera desejam abrir este resultado a um exame mais amplo por parte da comunidade de físicos", acrescenta.» in http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=51057&op=all
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