21/06/10

Mundial de Futebol de 2010: Portugal 7 vs Coreia do Norte 0 - Portugal esmagou os Coreanos, com uma exibição arrebatadora e esmagadora!


«Show de Portugal na Cidade do Cabo

A selecção nacional bateu esta tarde a Coreia do Norte por 7-0, na Cidade do Cabo, numa grande actuação da equipa de Carlos Queiroz, e deu um passo importante rumo aos oitavos-de-final do Mundial 2010.
Decisivo. Era assim que se afigurava este jogo com a Coreia do Norte e Portugal respondeu da melhor forma possível à pressão: a maior goleada até ao momento no Mundial 2010. Desta feita, não houve sustos coreanos como em 1966, em que Eusébio teve de marcar quatro golos para salvar Portugal da derrota.
A Cidade do Cabo não causou tormentas à equipa de Carlos Queiroz e antes abriu uma boa esperança para a passagem à fase seguinte da prova. O seleccionador fez quatro alterações face ao desafio com a Costa do Marfim e os quatro ases – Miguel, Tiago, Simão e Hugo Almeida – ganharam a aposta.
Os Navegadores tinham o mapa da vitória bem estudado e cedo arrepiaram caminho. Ricardo Carvalho atirou ao poste logo aos seis minutos, quando alguns adeptos se sentavam no estádio Green Point.
A Coreia do Norte sofreu no início da partida e só aos poucos tentou esboçar uma reacção, com alguns remates à baliza de Eduardo. No entanto, o domínio português era claro e o golo chegou aos 29 minutos, por Raul Meireles. Portugal chegou ao Mundial com um golo do médio no play-off na Bósnia e foi por ele outra vez que Portugal se estreou a marcar neste Campeonato do Mundo.
E se a primeira parte já tinha sido boa, o segundo tempo foi de sonho para a equipa das quinas. Seis golos em 45 minutos, na melhor actuação de sempre da selecção nacional num mundial.
O festival começou aos 53’ com Simão a assinar o 2-0 numa bela jogada de entendimento com Hugo Almeida e Meireles. O avançado ajudou primeiro e aos 56 assumiu o papel de goleador, com uma cabeçada eficaz a cruzamento de Coentrão, fazendo o terceiro. No banco, Carlos Queiroz estava eufórico.
Mas os adeptos pediam mais e a equipa ansiava por isso. Ronaldo não se preocupou com o ketchup dos golos e começou a abrir o ‘frasco’ para os colegas, distribuindo assistências primorosas em catadupa. Aos 60’, Tiago fez o 4-0, após passe de Ronaldo, numa fase em que até a chuva começou a parar para o craque português brilhar mais intensamente.
Ronaldo ameaçou aos 70’ com um míssil à barra, mas o 5-0 ficaria para Liedson (substituiu Hugo Almeida), aos 81’, que marcou praticamente na primeira vez que tocou na bola.
Todos marcavam e só faltava Ronaldo, o melhor em campo esta tarde, a par de Tiago. Inverteram-se os papéis e foi a equipa a ajudar o jogador a quebrar o jejum de quase dois anos sem golos na selecção. O calvário acabou aos 87’, com um golo caricato, com a bola a saltitar na cabeça de Ronaldo, antes de cair para o pé e encostar para a baliza. Insólito, mas tremendamente eficaz.
E se a meia dúzia já era histórica, Tiago ainda acrescentou mais um golo à narrativa, já ao cair do pano, na sua melhor exibição de sempre pela selecção.
Os sete golos dão ainda uma maior tranquilidade para as contas do grupo, aconteça o que acontecer diante do Brasil, no dia 25, em Durban. Agora, só uma catástrofe tira Portugal dos oitavos-de-final.» in http://desporto.sapo.pt/mundial2010/artigo/2010/06/21/show_de_portugal_na_cidade_do_ca.html

Portugal 7-0 North Korea (Highlights)

Ricardo | MySpace Video

Portugal 7-0 North Korea (WC 2010 - Group G)

Sosltício de Verão - Adoro o Verão, a Estação do Sol, da Luz, da desinibição, de mergular nas águas, de poucos farrapos... eu gosto é do Verão!


«Solstício

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

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Iluminação da Terra pelo Sol durante o solstício do hemisfério norte.
Iluminação da Terra pelo Sol durante o solstício do hemisfério sul.

A palavra solstício vem do latim sol (Sol), e sistere (que não se move).

Na astronomia, solstício é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho. O dia e hora exatos variam de um ano para outro. Quando ocorre no verão significa que a duração do dia é a mais longa do ano. Analogamente, quando ocorre no inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano.

No hemisfério norte o solstício de verão ocorre por volta do dia 21 de junho e o solstício de inverno por volta do dia 21 de dezembro. Estas datas marcam o início das respectivas estações do ano neste hemisfério. Já no hemisfério sul, o fenômeno é simétrico: o solstício de verão ocorre em dezembro e o solstício de inverno ocorre em junho. Os momentos exatos dos solstícios, que também marcam as mudanças de estação, são obtidos por cálculos de astronomia (consulte a tabela abaixo para os valores de alguns anos).

Devido à órbita elíptica da Terra, as datas nas quais ocorrem os solstícios não dividem o ano em um número igual de dias. Isto ocorre porque quando a Terra está mais próxima do Sol (periélio) viaja mais velozmente do que quando está mais longe (afélio).

Os trópicos de Câncer e Capricórnio são definidos em função dos solstícios. No solstício de verão no hemisfério sul, os raios solares incidem perpendicularmente à Terra na linha do Trópico de Capricórnio. No solstício de inverno do hemisfério sul, ocorre a mesma coisa no Trópico de Câncer.

[editar] Referências culturais

Em várias culturas ancestrais à volta do globo, o solstício de inverno era festejado com comemorações que deram origem a vários costumes hoje relacionados com o Natal da religião cristã. O solstício de inverno, o menor dia do ano, a partir de quando a duração do dia começa a crescer, simbolizava o início da vitória da luz sobre a escuridão. Festas pagãs das mitologias persa e hindu referenciavam as divindades de Mitra como um símbolo do "Sol Vencedor", marcada pelo solstício de inverno. A cultura do império romano incorporou a comemoração dessa divindade através do Sol Invictus. Com o fortalecimento da religião cristã, a data em que se comemorava as festas pagãs do "Sol Vencedor" passaram referenciar o Natal, numa apropriação destinada a incorporar as festividades de inúmeras comunidades recém-convertidas.

[editar] Propriedades

Na linha do equador a duração dos dias é fixa ao longo das estações do ano com 12 horas de luz e 12 horas de noite (ver cálculo da duração do dia para latitude de 0°). Desse modo os solstícios nessa linha não podem ser obtidos através de dias ou noites mais longas e somente podem ser observados através do dia em que o Sol atinge a menor elevação no meio-dia local, podendo o azimute dessa elevação do Sol estar orientada para o norte (soltício de verão no hemisfério norte) ou para o sul (soltício de verão no hemisfério sul). Na linha do equador não há como dizer se um solstício é de verão ou de inverno uma vez que demarcam a separação dos hemisférios norte e sul da Terra.

Nas linhas dos trópicos de Câncer e Capricórnio, os solstícios de verão respectivos a cada hemisfério da Terra, coincidem com o único dia do ano em que os raios solares incidem verticalmente (ver ilustração).

Nas linhas dos círculos polares Ártico e Antártico, os soltícios marcam o único dia do ano em que o dia ou a noite duram 24 horas ininterruptas considerando a estação do ano: verão ou inverno, respectivamente (ver ilustração).

[editar] Ver também


Fúria do Açúcar - "Eu Gosto é do Verão"

Madalena Iglésias - "Óculos de Sol"

DOCEMANIA - "Bikini Pequenino às Bolinhas Amarelas"

Dina - "Amor de Água Fresca"

IRIS - "Atira'tó mar..."


"IRIS - "Atira'tó mar..."

Refrão:
Atira-te ao mar e diz que t'empurrarem.
Beija-me da boca e chama-me Tarzan

Mo', qué que fazes aqui?
Ma' p'qué que tu me deixaste da mão?
Já tou fart' de pensar em ti.
Tens uma mania qu' até dá dó.

Refrão:
Atira-te ao mar e diz que t'empurrarem. (bis)
Beija-me da boca e chama-me Tarzan (bis)

Mo', tá o mar feito um cão.
Na choc' nem barbigão.
E ê nem sou mau pescador
Mai tu só queres é um dador.

Refrão:
Atira-te ao mar e diz que t'empurrarem. (bis)
Beija-me da boca e chama-me Tarzan (bis)

Refrão: (Repete até ao fim)"

20/06/10

Sub-17: S.L. Benfica 0 vs F.C. do Porto 1 - Dragões vencem Benfica e discute título na última jornada, no Olival!

«Sub-17: FC Porto vence Benfica e discute título na última jornada

A equipa sub-17 do FC Porto venceu por 1-0 o Benfica, em encontro da quinta jornada da fase final do Campeonato Nacional de Juniores B, disputado este domingo, no Seixal. O único tento da partida foi apontado por Tiago Bragança, aos 24 minutos. Os azuis e brancos somam agora 12 pontos, menos um do que o primeiro classificado, o Sporting. O título será assim decidido na última ronda, com os Dragões a receberem o Sporting, no Olival, no sábado.
O FC Porto alinhou da seguinte forma: Eloi Silva, Ruben Teixeira, Hugo Basto, Tiago Ferreira, Bragança, Paulo Jorge, Erik Gray (Catarino, 60m), Alves, Lupeta (Júlio, 78m), Tó Zé «cap» e Fábio (Adriano, 63m).» in site F.C. do Porto.

Amarante - Desertificação dos centros históricos é um dos dados sociológicos mais importantes das últimas décadas – António Mega Ferreira!

AMARANTE: Desertificação dos centros históricos é um dos dados  sociológicos mais importantes das últimas décadas – António Mega  Ferreira
Armindo Mendes
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«AMARANTE: Desertificação dos centros históricos é um dos dados sociológicos mais importantes das últimas décadas – António Mega Ferreira
(19-06-2010)

“Pela quantidade de superfícies comerciais, isto é um fenómeno, com características portuguesas bastante específicas, não é um fenómeno seguido em todos os países europeus”, afirmou Mega Ferreira.

Amarante, 19 de jun (Lusa) - O presidente do Centro Cultural de Belém, António Mega Ferreira, considerou hoje em Amarante que “a desertificação dos centros históricos das cidades e a passagem para os centros comerciais é um dos dados urbanísticos e sociológicos mais importantes em Portugal nas últimas três ou quatro décadas”.
“Pela quantidade de superfícies comerciais, isto é um fenómeno, com características portuguesas bastante específicas, não é um fenómeno seguido em todos os países europeus”, afirmou.
António Mega Ferreira falava hoje na segunda sessão das Conferências de Amarante, organizada pela associação local da associação “Espírito de Opinião”, subordinada ao tema “Como uma boa estratégia para a cidade contribui para uma boa cidadania”.
Além de Mega Ferreira, também interveio o bispo do Porto Manuel Clemente, acabando por não comparecer o terceiro conferencista convidado, Manuel Salgado, que justificou a ausência com o facto de, na sua qualidade de vice-presidente da Câmara de Lisboa, ter estado nas cerimónias fúnebres de José Saramago.
António Mega Ferreira defendeu que a proliferação dos centros comerciais, nas periferias das cidades, tem a ver com o facto de cada vez menos gente nascer e viver nos centros históricos.
“A ideia da cidade alargou-se do ponto de vista espacial e foi-se dissolvendo a ideia da cidade como o lugar da cidadania. Hoje as pessoas vão à cidade para cumprirem determinados rituais de massas, como os grandes concertos e os jogos de futebol, mas não vão às cidades para comprar”, vincou.
Para António Mega Ferreira, o modelo atual de grandes cidades, como as áreas metropolitanas com vários pólos urbanos, significa que “não é possível falar de uma cidadania, mas de cidadanias”.
“Isso representa a busca de sociabilidades novas”, enfatizou.
Para o conferencista, estas mudanças, associadas às novas formas de comunicação, fazem com que “o conceito de cidadania esteja hoje em revisão”.
“Devemos ter uma certa humildade intelectual para perceber como funcionam essas coisas e tentar encontrar formas novas de relação dos cidadãos com as cidades”, acrescentou.
“Estamos provavelmente a viver os últimos tempos, um fim muito lento, dessas ideias aglutinadoras em excesso, que nós fomos desenvolvendo na nossa cultura e civilização”, concluiu.
Manuel Clemente considerou, por seu turno, que “a crescente concentração urbana, “não parece valorizar o fórum central, nem o ritmo cívico comum, de tal modo que o chamado caos urbano manifesta a complexa morfologia dos nossos aglomerados”.
Para minorar esse caos, o bispo do Porto defendeu que se deve “valorizar todos os grupos intermédios, potenciando a subsidiariedade social em benefício de um todo, como as famílias, as vizinhanças e os agrupamentos de interesses”.
“Será de certo diferente, mas não deverá ser menos solidário em termos de cidadania adulta. A cidade do futuro só pode ser fruto ou manifestação das cidadanias reencontradas”, considerou.

APM.
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Lusa/fim» in http://www.expressofelgueiras.com/v2/noticia.asp?cod=3036

19/06/10

Arte Poesia - O Meu Amigo Ângelo Ôchoa, interpela-nos com "As Cidades de Israel"!




"As Casas de Israel 

 Seguindo o casario,

qual lençol,

o rio deslizando.

The white Chagall:

MA JOIE.

-

Gotas de água

por escorridos vidros;

a rubro raiado poente.

-

Semblantes sumidos

sob chapéus-de-chuva.

-

Repetidamente

a paragem do eléctrico,

imagem mesma

repassada,

sonho nada.

-

Madame Maar,

olhos tortos

esgotando-se;

sons prolongando-se;

um rosto maior

do que um livro;

uma torneira ininterrupta.

-

P’lo tempo revolvido no olvido,

contarei as loucuras possíveis,

os enredos, p’los teus dedos, sim,

p’los teus dedos lã.

Ficaremos os dois, os sons, os ossos,

em arco abrindo-se-nos os braços.

-

Ah,

teu devastado olhar

fixa o demorado mar,

revolto o vento.

-

Os jogos infinitos,

borboletas adejando

vãs tonturas.

-

Teia de aranha

na parede esburacada,

um canto, desperdícios,

uma aldeia em Trás-os-Montes.

As bicicletas não andam.

A humildade é um verme familiar.

Com cerveja e fadiga ideamos vadiar.

-

Sombra intocada

num papel

sem nada,

bermas à luz falsa,

as costelas partidas,

publicação a se7e cores.

-

Nem o abandono inútil,

os pés adormecidos ao peso,

a desolação imensamente plana,

a apatia sem nenhuma saída,

o travesseiro dos bons dias

muito obrigados,

os dedos na queda,

os tectos para o pavor;

as crianças não têm culpa

d’entrementes cabecearem tontos sonos.

-

A periferia dos tubos,

e um peixe.

Os círculos fechados,

o ateado cristal.

-

Para a mulher povo, que não é notícia,

queria uma canção com as mãos dadas.

Quem me cerrou numa esfera de azedeza?

Deixassem-me ignorante, saberia uma canção,

sem nome uma canção, braços, ancinhos,

arados em riste.

-

Acontece-me ficar sentado a tarde toda,

a refazer os gestos gastos.

-

Páscoa

a morrer flores,

ecoando vãos por grandes casas.

-

Mulher,

levei toda a manhã

a sonhar tua viagem.

Tu és o meu poema" Poeta, Ângelo Ôchoa

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Amarante - "Patrulhas a cavalo da GNR fazem prevenção de fogos na serra do Marão"

«Patrulhas a cavalo da GNR fazem prevenção de fogos na Serra do Marão

Militares da GNR estão a patrulhar diariamente a cavalo a serra do Marão, na zona de Amarante, para reforçar a prevenção dos fogos florestais, disse à Lusa fonte policial.
É a primeira vez que a GNR desenvolve esta operação no Marão. Trata-se de uma experiência de patrulhamento a cavalo, que vamos ver como resulta durante o verão”, explicou Brites Teixeira, comandante do Destacamento de Amarante da GNR.
Para as patrulhas foram mobilizados oito homens e cinco cavalos do Destacamento de Intervenção do Porto, que têm base numa antiga casa florestal, na freguesia de Ansiães, que sofreu obras de adaptação.Todos os dias, partem patrulhas a cavalo que cumprem percursos definidos previamente em articulação com a Protecção Civil, incluindo passagens regulares pelas várias aldeias espalhadas pela serra. “Há aqui muitas aldeias que vão ter um contacto muito mais directo com o patrulhamento da GNR durante o Verão. Com este trabalho, pretende-se o efeito de proximidade com a população. Como é um elemento novo, as pessoas aproximam-se mais dos militares da guarda”, acrescentou.
Brites Teixeira salienta, por outro lado, que os militares destacados têm formação específica para este trabalho e são instruídos no sentido de procurarem o contacto com as populações para lhes transmitir informações sobre cuidados a ter na protecção da floresta.
O oficial espera que a presença das patrulhas a cavalo tenha, sobretudo, um efeito dissuasor de actos de fogo posto na serra, que têm ocorrido nos últimos anos, originando vários incêndios florestais. “Sabemos que alguns dos incêndios terão mãos criminosas. Nós, aliás, temos feito detenções de indivíduos que ateiam fogo à mata”.
Por isso, acrescentou Brites Teixeira, “o policiamento vai ser adaptado conforme as necessidades, nas alturas em que há mais probabilidades de haver incêndios”.
Os bombeiros de Amarante elogiam esta acção da GNR, considerando que a presença nas matas de agentes da ordem fardados, a cavalo, vai dissuadir actos criminosos. “Tudo que seja a presença no terreno de uma patrulha a cavalo tem um grande efeito e vai ajudar com certeza”, disse o comandante desta corporação, Fernando Rocha.
A Protecção Civil concelhia também aplaude esta iniciativa da GNR, considerando que “será um elemento muito importante no esforço conjunto que muitas entidades estão a fazer para defender a floresta dos incêndios”.
Também a associação de baldios da serra do Marão, representada pelo seu presidente, Arménio Miranda, considera o patrulhamento a cavalo das florestas como “uma mais-valia na sensibilização das pessoas que vai ter reflexos positivos”.
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Ora cá está uma excelente ideia; às vezes não são necessários muitos recursos, o melhor talvez, será usar os diferentes meios existentes em a trabalhar em sintonia e em cooperação profícua.

18/06/10

Literatura - Hoje Morreu o Escritor Nobel José Saramago, Paz à Sua Alma!


(Independentemente de não concordar com a maioria das suas ideias, o meu respeito é total com o Escritor na sua Morte, e que o Homem, Saramago, Descanse em Paz! O Mundo seria infinitamente melhor se respeitássemos as diferenças com dignidade Humana, que discordássemos, mas tolerássemos... na Batalha entre o Bem e o Mal, só com o Amor, Perdão e Tolerância, se poderá vencer o Demo!)


Amarante Mancelos - "A Banda Musical de S. Martinho de Mancelos é uma Instituição Musical, que me diz muito e à Família da Minha Mãe do Convento!"



«Banda de S. Martinho de Mancelos

Esta coletividade não tem propriamente uma data de fundação dado que surgiu junto do desenrolar de vários acontecimentos.

Em 1900 o Padre José Vitorino Carvalho formou uma tuna. Após alguns anos o Padre Manuel Tavares formou um grupo coral. Este grupo coral começou a ter um certo êxito e começa a ser acompanhado por alguns músicos na freguesia e que na sua maior parte derivavam da referida tuna.

Estes acontecimentos desenrolaram-se até 1919, altura em que definitivamente era formado o actual agrupamento musical. A orientação deste grupo estava sob a responsabilidade de José Fonseca. Em Junho de 1971 esta BANDA passou a ser orientada por António Fonseca, filho do anterior maestro e nessa altura já musico da BANDA.

No dia 8 de Novembro de 1976 surge a publicação dos estatutos no «Diário da República» - III Série n°. 261. Os objectivos mencionados são a promoção cultural, desportiva e recreativa dos seus associados.

A família da Casa do Convento em Outubro de 1978 faz uma oferta de um terreno para a construção de uma sede. No decorrer dos anos 80 inaugurou-se o Centro Social e Cultural da Banda de S. Martinho de Mancelos, situado no lugar de Nogueira.

Em Novembro de 2003 a orientação da BANDA passa a cargo do jovem Nuno Penetro.

Actualmente a BANDA DE S. MARTINHO DE MANCELOS é composta por 55 músicos, incluindo o maestro.

Durante todos estes anos muitos foram os êxitos desta BANDA de Música, tornando-a numa BANDA de referência a nível nacional.

Contactos:

S. Martinho de Mancelos - Amarante
4605 VILA MEÃ
Porto
Portugal


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Como se pode constatar esta grande Instituição de Mancelos foi ajudada pela Família da minha Mãe, os Babo's do Convento, doaram o terreno onde se construiu a sede da banda. Fico feliz porque adoro esta Freguesia de Mancelos e tudo a que ela diz respeito.
(Banda Musical de S. Martinho Mancelos)


16/06/10

Mundial de Futebol de 2010: Uruguai 3 vs África do Sul 0 - O lateral dos Dragões esteve em Alta ao apontar o 3.º Golo do Uruguai!

«Forlán e Alvaro Pereira marcam na vitória do Uruguai!

Diego Forlán foi o homem do encontro ao bisar no jogo contra a anfitriã África do Sul.
O portista Alvaro Pereira selou o marcador, colocando a selecção sul-americana como líder provisória do Grupo A.
A anfitriã África do Sul não conseguiu resistir às investidas da selecção uruguaia que contou com alguns jogadores do campeonato português como Fucile e Alvaro Pereira (FC Porto) e Maxi Pereira (Benfica).
Mas a estrela da equipa sul-americana foi o jogador do Atlético de Madrid, que marcou um (grande) golo na primeira parte e bisou, através da marca da grande penalidade, no segundo tempo, neste que foi o primeiro jogo da segunda ronda da fase de grupos do Mundial2010.
Ao minuto 24, Forlán rematou com força, fora da área, e com a bola a ser desviada em Mokoena ,acabou por trair o guardião Khune.
Ao intervalo o marcador mostrava 0-1, a favor do Uruguai.
Na segunda parte, os africanos tentaram reagir à desvantagem, colocando velocidade e tentando surpreender a equipa adversária pelas alas.
O momento chave do encontro deu-se ao minuto 75, quando o guardião sul-africano Khune entrou com o pé, dentro da grande área, tocando em Suarez. O árbitro: Massimo Busacca mostra a Khune o cartão vermelho. Esta expulsão obriga Carlos Alberto Parreira a mexer na equipa, fazendo entrar Moneeb Josephs para o lugar de Steven Pienaar.
Na conversão da grande penalidade, Diego Forlán coloca a bola no ângulo esquerdo da baliza sul-africana, não dando hipóteses ao guarda-redes Josephs.
O jogador do Atlético de Madrid torna-se assim, para já, no melhor marcador da prova.
Já desconcentrada, a África do Sul, em tempo de descontos, deixou o Uruguai marcar o terceiro, este marcado pelo portista Alvaro Pereira. Após centro da esquerda de Forlán, Suarez assistiu Alvaro Pereira que só teve que encostar.
Um resultado justo pela atitude que a selecção uruguaia imprimiu no relvado do Estádio Loftus Versfeld, em Pretória.
Na primeira jornada, no dia 11 de Junho, a anfitriã África do Sul empatou a um golo diante do México. O Uruguai também empatou, sem golos frente à França.
Com esta vitória, o Uruguai passa para líder provisório com 4 pontos e terá de esperar pelo jogo de amanhã (12h30), entre França e México, para saber se continuará à frente até à terceira jornada.» in http://desporto.sapo.pt/mundial2010/artigo/2010/06/16/vit_ria_do_uruguai_escreveu_se_c.html

South Africa 0-3 Uruguay

Simão | MySpace Video

Imagens de uma Grande Vitória do Uruguai e de uma Grande Exibição do Lateral Esquerdo Dragão, Álvaro Pereira, que marcou o 3.º Golo do Desafio!

Prince - Mais um ícone do Pop/Rock dos Anos 80!|





Prince - "Purple Rain" - (Original Movie edit)

PRINCE - "Purple Rain" - (long version)



Prince - "When Doves Cry"

Prince & The Revolution - "When Doves Cry" - (Live March 30th 1985)

Prince - "Kiss"

Prince - "Kiss" - (Live 1988 - Dortmund)

Prince - "Kiss" - (Live - Ellen Degeneres)

Prince - "Kiss" - (Live 1986 Detroit)


Prince & The New Power Generation - "Gett Off"

Prince - "Cream"

Prince - "Gold"

Prince - "My Name Is Prince"

Prince and the Revolution - "Computer Blue"

Prince - "New Power Generation"

Prince - "Baby I'm a Star" - (Live 1983)

Prince - "LoveSexy" - (Live 1988 - Dortmund)


Prince - "The Most Beautifful Girl In The World"

Prince - "Little Red Corvette" - (Live 1983)

Prince - "Whole Lotta Love"

Prince - "Sexy Mother Fucker"

Prince - "When you Were Mine" - (Live 1983)

Prince and Lenny Kravitz - "Fly Away"

Prince - "Housequake"

Lenny & Prince - "American Woman"

Lenny & Prince - "Are you Gonna Go my Way"

PRINCE & Maceo Parker - "We Gon Make It Funky Live"

Prince - "I Would Die 4 U , Baby I 'm a Star" + (lyrics)

Prince - "Creep" -(Radiohead Cover - Coachella 2008)

Prince - "Guitar Live" - (Tv 2008)

Prince - "Turns Fifty"


«Prince

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Prince
Prince by jimieye.jpg
Prince
Informação geral
Nome completo Prince Rogers Nelson
Data de nascimento 7 de Junho de 1958 (52 anos)
Origem Minneapolis, Minnesota
País Estados Unidos
Gêneros Pop, Rock and Roll, R&B, Soul, Funk
Período em atividade 1976 - Data Presente
Gravadora(s) NPG, Columbia Records, Universal Records, Arista, Paisley Park, Warner Bros. Records
Afiliações The Revolution
Wendy and Lisa
New Power Generation
The Time
Morris Day
Sheila E.
Kate Bush
Vanity 6
Apollonia 6
Mazarati
The Family
94 East
Madhouse
Jill Jones
Candy Dulfer
Támar

Prince Rogers Nelson (7 de junho de 1958, Minneapolis) é um multiinstrumentista, músico e dançarino. Sua música mescla diversos gêneros musicais como funk, R&B,soul, new wave, jazz, Rock psicodélico, pop e hip hop.

Prince tem a habilidade de juntar elementos de todos estes estilos musicais fazendo uso de sintetizadores e Bateria eletrônica desde o início de sua carreira no fim dos anos 70, tornando conhecido o som de Minneapolis, que influencia muitos artistas até hoje.

Prince tem a reputação de ser um workaholic, seja trabalhando em suas músicas ou produzindo outros artistas até o ponto de deixar muito material inédito na gaveta. Considerado um perfeccionista, Prince tem a imagem de uma pessoa difícil de se trabalhar e por ser altamente protetor de sua música. Escreve, compõe e produz todas as suas músicas. Também toca todos os instrumentos em seus álbuns. Muitos críticos elogiam seu trabalho por sua versatilidade em compor, tocar, cantar e dançar, fazendo de sua performance em palco algo extraordinário.

Índice

[esconder]

[editar] Biografia

Prince Rogers Nelson é filho de John L. Nelson e Mattie Shaw. Seu pai tocou em um trio de jazz chamado Prince Rogers Trio, daí a inspiração para seu nome. Em uma entrevista à revista Rolling Stone em 1985, Prince declarou que seu pai é descendente de afro-americanos e sua mãe é branca, mistura de várias etnias. Após o nascimento de sua irmã, Tika Evene em 1960, os pais de Prince foram se distanciando até se separarem. Sua mãe se casou novamente mas a convivência com seu padrasto não era boa, o que o fez morar momentaneamente com seu pai, que lhe comprou a primeira guitarra. Nesse tempo, Prince fez amizade com uma família vizinha, os Andersons, especificamente com o filho deles, Andre Anderson. Prince e Andre se juntaram ao primo de Prince, Charles Smith e formaram uma banda chamada Grand Central. Prince se encarregou da parte instrumental da banda, tocando em pequenos clubes de Minneapolis. O conhecimento musical de Prince foi se desenvolvendo e logo ele se tornou o principal membro da banda e também o vocalista. Era então influenciado por James Brown, Jimi Hendrix, Earth, Wind & Fire e Sly and Family Stone.

Em 1976, Prince começa a trabalhar como aprendiz no estúdio de Chris Moon, que o apresenta a Owen Husney. Husney percebe o potencial de Prince e investe em sua carreira junto com Pepe Willie. O primeiro álbum de Prince sai pela Warner Bros. em 1978 e chama-se For You. Todas as músicas deste álbum foram escritas e executadas por Prince, exceto Soft and Wet. O álbum teve vendagem modesta, não entrando nem entre as 200 da Bilboard, sendo Soft and Wet o único hit que até foi bem executado nas paradas R&B.

Em 1979, Prince organizou sua banda com Andre Cymone (nome artístico de Andre Anderson) no baixo, Gayle Chapman e Matt Fink nos teclados, Bobby Z na bateria e Dez Dickerson na guitarra. Prince propositalmente formou uma banda multi racial, misturando brancos e negros como uma banda que o influenciou muito, Sly and Family Stone. Seu segundo álbum, intitulado " Prince" entrou no Bilboard 200 e teve dois hits, Why You Wanna Treat Me So Bad? e I Wanna Be Your Lover.

Estes dois hits foram tocados ao vivo em 26 de Janeiro de 1980 na tv no programa American Banstand. Prince chamou a atenção pelas suas roupas coloridas, que vestiam seu 1,60 de altura, turbinados pelas botas de salto alto. Quando questionado pela imprensa a respeito de seu figurino, ele declarou que se sentia bem com seu visual. Em seus primeiros anos Prince se vestia provocantemente. Esta ostentação e o fato de se expressar sexualmente no palco e nas letras de suas músicas fizeram o público questionar sua orientação sexual. Isto lhe trouxe problemas como na ocasião em que abriu os shows dos Rolling Stones em Los Angeles no Los Angeles Coliseum em 1981, quando a platéia atirou lixo nele quando vestia um casaco e cueca, sendo vaiado até sair do palco. Em 1980, Prince lança Dirty Mind, seu terceiro álbum. Na banda, Lisa Coleman substitui Chapman, que sai após seus principios religiosos falarem mais alto em protesto às letras de teor sexual de Prince. Dirty Mind é notavelmente conhecido por seu conteúdo sexualmente explícito. Prince abriu os shows para Rick James em 1980 sob o rótulo de "punk funk" aplicado a ambos.

Controversy é lançado em 1981, com o single de mesmo nome entrando pela primeira vez nas paradas internacionais em fevereiro de 1981. Prince simultaneamente à sua carreira, também produz o álbum da banda The Time de Morris Day, colaborando com Vanity, Apollonia e Sheila E. Escreveu hits para artistas como Sheena Easton e The Bangles. Suas músicas receberam covers de Tom Jones, Chaka Khan e Sinéad O'Connor, com Nothing Compares To You de 1990.

Gravou ainda com Madonna, Cindy Lauper, Kate Bush, Rosie Gaines e Sheryl Crow. Como compositor, uma curiosidade é a canção "Manic Monday", da extinta banda californiana feminina The Bangles (liderada por Suzanna Hoffs), que Prince compôs sob o pseudônimo de Christopher.

Prince na década de 80 teve a banda The Revolution acompanhando-o e na década de 90 formou The New Power Generation. Em 1982 lança 1999, um álbum duplo que vendeu mais de 3 milhões de cópias. Os hits deste álbum, como Little Red Corvette e 1999 o consagraram como um dos principais artistas negros da época, ao lado de Michael Jackson e Lionel Richie na ainda iniciante MTV. Delirious, outro hit, alcançou o top 10 da Bilboard Hot 100.

Mas é em 1984 que Prince dá a cartada final para se tornar um superstar. Purple Rain é lançado junto com o filme de mesmo nome. O disco vendeu mais de 20 milhões de cópias e ficou 24 semanas consecutivas na parada do Bilboard 200. O filme, definido pelo crítico Joe Queena como "sexista, juvenil e mentecapto", arrecadou somente nos EUA, 80 milhões de dólares nas bilheterias. Purple Rain provou que Prince era um sucesso, um superstar. Duas faixas de Purple Rain, "When Doves Cry" e "Let´s Go Crazy" chegaram ambas no topo dos singles dos EUA e viraram hits internacionais, enquanto a faixa título chegaria ao número 2 do Bilboard Hot 100. Simultaneamente, Prince aparecia como estrela do filme, single e álbum número 1 dos EUA. Prince ganha ainda o prêmio de melhor canção original da Academia por Purple Rain além de melhor trilha sonora de filme, e o álbum foi escolhido pela Rolling Stone como um dos 500 melhores álbuns de todos os tempos.

Mas nem tudo era sucesso, e em 1986 Prince lança seu segundo filme Under The Cherry Moon, que foi um retumbante fracasso, que lhe fez ganhar o "Framboesa de Ouro", prêmio dado ao pior ator daquele ano. Antes, em 1985, Prince lança Around The World In A Day, que chegou ao número 3 das paradas americanas. A faixa "Raspberry Beret" chega ao número 2 do Bilboard Hot 100.

Em 1986, Prince grava Parade, que foi trilha sonora do filme Under The Cherry Moon, sendo a faixa "Kiss" número 1 da parada norte-americana. Sign O´The Times, lançado em 1987 como álbum duplo recebe várias críticas positivas e entra para a lista dos 100 melhores álbuns de todos os tempos da Rolling Stone e da revista Time, sendo eleito ainda o melhor dos anos 80. Em 1987 Michael Jackson convida Prince para um dueto em seu álbum Bad, mas diferenças artísticas puseram fim ao projeto.

Também em 1987 Prince lança The Black Album, feito para o público negro que supostamente ele perdera por ter feito muitos álbuns "brancos". Misteriosamente este álbum foi cancelado e seria lançado oficialmente somente em 1994. Seu álbum seguinte, Lovesexy desaponta nas paradas, chegando apenas em décimo primeiro. Em 1989 Prince volta ao número 1 com o hit "Batdance" da trilha sonora do filme Batman. Seu álbum seguinte Graffiti Bridge fica em sexto nos EUA e em primeiro na Inglaterra. Diamonds And Pearls, álbum lançado em 1991, marca a estréia de sua nova banda, New Power Generation. Seu álbum seguinte, décimo segundo de sua carreira, chama-se The Love Symbol Album, que chega ao décimo lugar da parada americana.

Em 1993, ele mudou seu nome para um símbolo impronunciável, que junta os símbolos masculino e feminino e que usou até 2000. Como o nome é impronunciável, ele preferia ser chamado " o artista anteriormente conhecido como Prince " ou simplesmente "o Artista". Prince tomou esta atitude por causa da briga judicial com sua gravadora Warner Bros. a respeito dos direitos sobre suas músicas. Em 1993, por requisição da Warner Bros., Prince lança uma caixa com 3 CDs chamada The Hits/The B-Sides. Lançado em 1994, Come foi um fracasso comercial.

Em 1995 lançou "The Gold Experience" que emplaca um único hit "The Most Beautiful Girl In The World". Seu álbum seguinte Chaos And Disorder é o último pelo selo Warner Bros. Livre das obrigações contratuais, lança ainda em 1996 o álbum Emancipation.No Valentine´s day de 1996 Prince se casa com Mayte Garcia, uma dançarina de sua banda. Em 1997 nasce seu filho, mas infelizmente morre após o nascimento, vítima de uma rara doença. Este evento trágico desencadeou problemas conjugais que levaram a anulação de seu casamento em 1998.

Ainda em 1997 Prince aproximou-se do baixista Larry Graham, um dos seus ídolos de infância, com perguntas sobre sua fé como Testemunha de Jeová. Em uma entrevista posterior, Graham afirmou que Prince tinha necessidade de respostas bíblicas e conselhos, e que ele estava feliz em responder. Prince tornou-se muito interessado na religião. Ele foi batizado como uma das Testemunhas de Jeová em 2001, simbolizando sua dedicação a Jeová, o nome de Deus segundo a Bíblia. Foi nessa época que ele lançou o álbum "The Rainbow Children", onde se baseou fortemente nos temas religiosos das Testemunhas de Jeová. Em 2003, Prince divulga à imprensa internacional que havia se tornado Testemunha de Jeová e que iria se dedicar a este novo aprendizado.

Em 2007 lançou o CD Planet Earth, do qual no lançamento ofereceu três milhões de cópias com a edição de 15 de Julho do jornal britânico Mail On Sunday.

[editar] Discografia

  • 1978: For You
  • 1979: Prince
  • 1980: Dirty Mind
  • 1981: Controversy
  • 1982: 1999
  • 1984: Purple Rain
  • 1985: Around The World In A Day
  • 1986: Parade: Music From The Motion Picture "Under The Cherry Moon"
  • 1987: Sign “☮” the Times
  • 1988: Lovesexy
  • 1989: Batman
  • 1990: Graffiti Bridge
  • 1991: Diamonds & Pearls
  • 1992: O(+> (Lovesymbol Album)
  • 1994: Come
  • 1994: The Black Album (gravado em 1987)
  • 1995: The Gold Experience
  • 1996: Chaos And Disorder
  • 1996: Emancipation
  • 1998: Crystal Ball (Box Set)
  • 1999: The Vault: Old Friends 4 Sale
  • 1999: Rave Un2 The Joy Fantastic
  • 2001: The Rainbow Children
  • 2002: One Nite Alone
  • 2003: Xpectation
  • 2003: N.E.W.S
  • 2004: Musicology
  • 2004: The Chocolate Invasion
  • 2004: The Slaughterhouse
  • 2006: 3121
  • 2007: Planet Earth
  • 2009: LOtUSFLOW3R/MPLSoUND/Elixer

[editar] Em Portugal

Prince actuou pela primeira vez em Portugal em 1993 no desaparecido Estádio José Alvalade a 15 de Agosto e no Pavilhão Atlântico a 15 de Dezembro de 1998. Vai actuar novamente no dia 18 de Julho de 2010, no âmbito do festival Super Bock Super Rock no Meco/Sesimbra.[1]

Referências

  1. Prince actua em Portugal em Julho.» in Wikipédia.

"When Doves Cry

Dig if u will the picture
Of u and I engaged in a kiss
The sweat of your body covers me
Can u my darling--can u picture this?

Dream if u can
A courtyard
An ocean of violets in bloom
Animals strike curious poses
They feel the heat
The heat between me and u

How can you just leave me standing?
Alone in a world that's so cold
Maybe I'm just 2 demanding
Maybe I'm just like my father 2 bold
Maybe you're just like my mother
She's never satisfied
Why do we scream at each other
This is what it sounds like when doves cry.

Touch if you will my stomach
Feel how it trembles inside
You've got the butterflies all tied up
Don't make me chase u
Even doves have pride

How can u just leave me standing?
Alone in a world so cold, world so cold
Maybe I'm just 2 demanding
Maybe I'm just like my father 2 bold
Maybe you're just like my mother
She's never satisfied
Why do we scream at each other
This is what it sounds like when doves cry."



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