23/11/07

Xaile - Novos e interessantes projectos da Música Portuguesa!


Xaile - "A Ver-o-Mar"

Xaile - "Quer Eu Queira, Quer Não"

Xaile - "Haja Saúde"


Xaile - "Ai Linda, Ai Linda"

«Há um novo projecto no panorama musical português. Um projecto diferente intitulado Xaile e que conta com as bonitas e talentosas Lília, Maria e Bia, todas elas cantoras e instrumentistas. O grupo conta ainda com as presenças de Rui Filipe e Johnny Galvão, que são os fundadores da banda.
Os Xaile juntam a música tradicional portuguesa com sonoridades tão distintas como o funk, o jazz e o hi-pop. Uma mistura que o torna um projecto único em Portugal. Xaile traz 14 temas, dos quais se destacam "Ai Linda, Ai Linda", "Quer eu Queira, Quer Não" e "Onde for o Amor".» in http://www.edusurfa.pt/area.asp?seccao=2&area=1&artigoid=12637

Este projecto musical, do qual tive conhecimento muito recentemente, através de um programa de TV, parece-me muito interessante e convincente. Aguardemos a sua evolução, pois parece-me que qualidade não falta para se traduzir numa lufada de ar fresco na música moderna portuguesa!

Mais informações sobre este promissor grupo musical, no seguinte link:
http://www.raga.pt/xaile2.htm

22/11/07

Círculo Aberto - "Professores: o Melhor Prémio"


José Matias Alves
«Realizou-se, há dias, no Centro Cultural de Belém, a cerimónia de entrega de Prémios a Professores. Com a presença do Primeiro-Ministro, da Ministra da Educação e do Secretário de Estado da Educação. E para distinguir a excelência, as qualidades excepcionais da acção educativa de quatro professores.
Devo dizer que sou a favor dos prémios no que eles têm de reconhecimento, de estímulo e de promoção social da imagem pública de uma actividade imprescindível: a de ensinar, a de instruir, a de socializar, a de integrar numa ordem humanizada, participante, livre e criativa.
Tive já oportunidade de publicamente me congratular com esta atribuição e de reconhecer a justeza dos prémios. Mas, tendo em conta a profissão, ficaram-me algumas dúvidas: estes prémios vão mobilizar os professores, vão ajudar a criar uma nova imagem social que os sustente, estimule e apoie? Que os distinga e torne atraente este difícil e complexo e impossível “ofício”?
Por outras palavras: que prémios desejam os professores? Qual o melhor prémio em termos profissionais? E a resposta é simples: o melhor prémio é aquele que faz melhorar os processos e os resultados educativos.
O respeito e a consideração; a promoção da autoridade docente e da auto-estima; o reconhecimento público (individual, colectivo e organizacional), a valorização social da actividade, a atractividade social, a distinção pelo trabalho não meramente individual, o estímulo e a motivação são os ingredientes de um prémio maior que a maioria dos professores (certamente desejam e) merecem.
É este o inevitável caminho que tem de ser seguido. E quanto mais tarde, pior. Porque os professores são um bem de primeira necessidade. E isto não é uma “massagem corporativa”. É uma evidência clara. Que obviamente não dispensa a exigência, o rigor, a prestação de contas. O tempo, esse grande escultor, o dirá.» in Correio da Educação N.º 315 26 de Novembro de 2007.
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Isto de atribuir prémios aos professores que se destaquem na sua actividade docente, acho muito bem, concordo em absoluto. Aliás, não se trata de mais nem menos, daquilo que se pratica em muitas actividades profissionais de relevo social. Contudo, considero que temos que tomar em consideração, um aspecto muito importante, em se tratando da actividade docente, dos professores dos ensinos básicos e secundário. Ao se premiar um professor, não se deveria só atender aqueles docentes que se destacaram com a publicação de trabalhos e teses teóricas, como é, não raras vezes, a tendência dos prémios de índole académico. Dever-se-iam premiar, acima de tudo, as boas práticas docentes, o aporte motivacional que as mesmas atribuem aos alunos, o relacionamento humano que influencia positivamente os mesmos, tudo isso que um dado professor consegue traduzir pelas suas práticas e metodologias. É que um docente constitui-se como um psicólogo, amigo, companheiro, confidente, psiquiatra, sexólogo, assistente social, pai, irmão, etc. Quantos vezes vejo os meus colegas que são Directores de Turma, a correr entre a Escola e a Comissão de Protecção de Menores, a tentar que mais uma vida não descarrile de forma definitiva. Esse professor, provavelmente, poucos ensinamentos, ao nível cognitivo, conseguir transmitir ao seu alunos. Mas ao nível humano, quanto faz um desses muitos professores por uma família? Ser professor é ser educador! Deste modo, o prémio a atribuir a este actor, tem que ser abrangente, tal como a sua praxis profissional e humana! Depois do desprestigio, veio o reconhecimento público da classe; estranha agenda ministerial, misteriosa e quantas vezes de contornos sub-reptícios e imorais, para os seres não políticos!

21/11/07

Portugal 0 vs Finlândia 0 - Apuramento no Dragão!

«Seleção Nacional de Futebol


Porto, 21 Nov (Lusa) - A selecção portuguesa de futebol somou hoje o 22º encontro consecutivo sem perder em jogos de qualificação para Europeus e Mundial, ao empatar a zero com a Finlândia, no Porto, resultado que valeu um lugar no Euro2008.
Após o desaire perante a Roménia (0-1, nas Antas), a 10 de Outubro de 1998, na corrida ao Europeu de 2000, Portugal soma mais de nove anos de invencibilidade caseira em qualificação, num total de 17 triunfos e cinco empates, três deles nos últimos quatro jogos.
Ainda na fase de apuramento para a prova que se realizou na Holanda e na Bélgica, Portugal, liderado por Humberto Coelho, somou quatro triunfos, com 19 golos marcados e nem um único sofrido, com destaque para as goleadas a Liechtenstein (8-0) e Azerbaijão (7-0).
Na campanha para o Mundial de 2002, sob o comando de António Oliveira, Portugal esteve melhor em reduto alheio, mas em casa também não perdeu: venceu tranquilamente Andorra, Chipre e Estónia e empatou com República da Irlanda (1-1) e Holanda (2-2).
Já sob a liderança do brasileiro Luiz Felipe Scolari, Portugal venceu todos os encontros caseiros realizados na fase de apuramento para o Mundial da Alemanha2006, com destaque para a goleada imposta à Rússia (7-1, em Alvalade).
Na campanha rumo ao Euro2008, Portugal abriu com três triunfos (3-0 ao Azerbaijão e ao Cazaquistão e 4-0 à Bélgica), cedeu, depois, empates face a Polónia (2-2) e Sérvia (1-1), voltou às vitórias com a Arménia (1-0) e fechou hoje com um "nulo" face à Finlândia. - por Pedro Belo da Fonseca, Agência Lusa»



Um vídeo com os melhores momentos do último de jogo de Portugal, rumo ao Europeu de 2008!
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Mais uma vez o Dragão foi palco de uma épica conquista do F.C. Porto. Numa qualificação muito sofrida, desnecessariamente, mas o Snr. Scolari teima em não colocar Portugal a jogar da forma Portuguesa. Penso que um meio campo mais reforçado, ou com Raúl Meireles, ou com Manuel Fernandes, consolidando um 4x4x2 em losango, permitiria um tipo de jogo mais adequado às características do futebol português. Mas adiante, o objectivo principal foi alcançado, a qualificação para o Europeu 2008! Os jogadores do F.C. Porto estiveram em grande destaque, Bosingwa, Bruno Alves, os melhores em campo, bem secundados pelo Ricardo Quaresma, o artista e pela óptima entrada em jogo de Raúl Meireles. Mais uma vez os jogadores portistas e o nosso palco, unânimente considerados os melhor, até pelo Mister Scolari e por todos os atletas que pisaram aquele relvado! Viva Portugal, viva o Porto!


Momentos da festa dos jogadores e adeptos no Estádio do Dragão:
http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=308837&tema=30

Phill Collins - O Músico completo, versátil e integral!





Phill Collins!

Phil Collins - "Another Day in Paradise"






Phil Collins e Mariah Carey - "Against All Odds"

«Phil Collins.Philip David Charles Collins (nascido em 30 de janeiro de 1951 em Londres), mais conhecido como Phil Collins, é um músico britânico. Ele foi baterista e vocalista das bandas Brand X e Genesis.
Phil Collins já colaborou com vários artistas conhecidos, como George Harrison, Paul McCartney, Eric Clapton, Robert Plant, Mike Oldfield, Sting, Peter Gabriel e Ravi Shankar. Fez uma participação especial em Woman in Chains, do Tears for Fears.
Depois que Peter Gabriel deixou o Genesis em 1975, Collins assumiu os vocais. Esse foi o período de maior sucesso comercial da banda, que continuou através dos anos 80. Enquanto trabalhava tanto como vocalista quanto de baterista, dava os primeiros passos de uma bem-sucedida carreira solo.» in Wikipédia.
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Phill Collins é um dos músicos mais versáteis e completo que conheci naqueles anos loucos do Pop/Rock, os mágicos anos 80. Este extraordinário músico, de uma qualidade insofismável, a que não é estranha a sua participação no genial grupo Génesis, quando em palco transforma-se num autêntico vulcão, com as suas performances a atingir laivos de acontecimentos épicos. è sem dúvida um grande músico cujos temas, nem Mariah Carey, outra excelente artista, não resistiu a reinventar os seus melhores temas...

Mais informações sobre este extraordinário artista, no seguinte link:
http://www.philcollins.co.uk/

"Another Day In Paradise

Phil Collins

Composição: Phil Collins
She calls out to the man on the street
"sir, can you help me?
It's cold and I've nowhere to sleep
Is there somewhere you can tell me?
He walks on, doesn't look back
He pretends he can't hear her
Starts to whistle as he crosses the street
Seems embarrased to be there
[CHORUS]
Oh, think twice
Cuz it's another day for you and me in paradise
Oh, think twice
Cuz it's another day for you
You and me in paradise
Think about it
She calls out to the man on the street
He can see she's been crying
She's got blisters on the soles of her feet
She can't walk but she's trying
[CHORUS]
Oh, think twice
Cuz it's another day for you and me in paradise
Oh, think twice
Cuz it's another day for you
You and me in paradise
Oh, lord, is there nothing more anybody can do?
Oh, lord, there must be something you can say
You can tell from the lines on her face
You can see that she´s been there
Probably been moved on from every place
'cause she didn't fit in there
[CHORUS]
Oh, think twice
Cuz it's another day for you and me in paradise
Oh, think twice
Cuz it's another day for you
You and me in paradise
It's just another day
For you and me in paradise"

20/11/07

Escola Secundária de Amarante - Destaque da semana - Tânia fez 18 anos!



Tânia em grande estilo, no dia de comemoração do seu 18.º aniversário!
Vera, a simpatia em forma de pessoa, grande astral!
DJ Barcax, em grande style!
Aqui um grupo do 12.º I a ensaiar no Karaoke!


O jeito não é muito, mas o que conta é a vontade!

A Tânia fez no passado Sábado 18 anos! É uma data importante para qualquer pessoa. Tenho uma grande simpatia pelas duas mulheres informáticas; duas mulheres no seio de vinte e cinco alunos. Em primeiro lugar porque se integraram muito bem no ambiente masculino; em segundo lugar, como as mulheres tenderem a ser mais maduras, contribuem bastante para o equilíbrio do grupo turma. Gosto muito desta turma. É certo que poderiam e deveriam trabalhar muito mais e melhor, dado que qualidades não lhe faltam. Mas constituem um grupo muito especial. A forma como eles se mobilizaram para as eleições da Associação de estudantes, desafio que venceram, para espanto de muitos; a mobilização em torno do aniversário da Tânia, a alegria com que respondem a desafios, fora e dentro do ambiente escolar, é a todos os níveis extraordinário. Bem hajam! Quanto à Tânia, está uma mulher e juntamente com a Vera, são as maninhas dos informáticos, ajudando-os a serem melhores!


19/11/07

Movimento - "Deixem ganhar o Pedro Nuno!", criado pelo génio de Michal Lewtak!


Como o Pedro Nuno, é conhecido por nunca admitir, mas mesmo nunca, as derrotas, o Dr. Micl, com o seu humor peculiar decidiu criar o movimento "Deixem ganhar o Pedro Nuno!". Para quem conhecer o Pedro Nuno, como eu, temos que admitir que a caricatura está muito boa; isto é humor muito inteligente, génio criativo do Dr. Micl e uma turma de amigos que sabem brincar. Esta malta é muito unida e com grande espírito! Bem hajam!
Dr. Micl em grande estilo, sempre com o seu humor acutilante e brilhante! Grande momento de humor, excelente, Dr. Micl!

O trabalho que os professores levam para casa e não é contabilizado... será que alguém sabe disso?


Miguel Pinto

«Contrariar os efeitos da intensificação do trabalho docente
A intensificação do trabalho docente vai fazendo as suas vítimas, paulatinamente. Sentimentos de culpa, isolamento, ansiedade e frustração, são alguns dos efeitos da mudança que tem sido introduzida, compulsivamente, pela via legislativa no trabalho dos professores. É hoje um imperativo para qualquer docente saber lidar com os sentimentos de culpa (lembro que a profilaxia foi o tema da minha primeira crónica – CE n.º 286) e saber como resistir aos efeitos da intensificação do trabalho.
O aumento do tempo de trabalho individual* é uma solução, embora parcial, para o problema da intensificação. Solução esta que o novo Estatuto da Carreira Docente (ECD) rejeitou: o tempo semanal de trabalho lectivo (no ensino secundário) aumentou 2 horas semanais (de 20 para 22 horas); o Artigo 79.º do ECD alterou as regras, agora mais gravosas, da redução da componente lectiva; a normalização da componente não lectiva torna o papel do professor ainda mais difuso.
O aumento do tempo de trabalho individual não é, todavia, nenhuma panaceia e não dá quaisquer garantias. Limita-se a oferecer oportunidades: para eliminar o stress; para rever e melhorar os planos de aula; para classificar os trabalhos de casa com mais cuidado. O aumento do tempo de trabalho individual favorece a qualidade do serviço oferecido na sala de aula porque contraria os efeitos da proliferação das tarefas administrativas de avaliação, relativiza a extensão do dia de trabalho e combate o aumento das exigências e das expectativas de ensino de muitos professores. É uma solução que pode evitar o empobrecimento das relações pessoais e familiares de todos os docentes, designadamente, dos mais “perfeccionistas” cujo empenho profissional e vocacional os impele para níveis de exigência virtualmente inalcançáveis de perfeição pedagógica. É justo dizer que há um ponto a partir do qual os acréscimos adicionais do tempo de trabalho individual reduzem em vez de aumentarem a qualidade do trabalho oferecido na sala de aula. Contudo, não posso dizer que este problema me aflige porque a mudança que se verifica no trabalho do professor vai na direcção oposta.
Este breve olhar sobre o problema real da intensificação do trabalho docente reclama uma acção concreta: enquanto as escolas (com ou sem contrato de autonomia) não conquistam (?) o direito à gestão da distribuição do tempo de trabalho individual dos docentes em função das circunstâncias de trabalho, seria sensato reivindicar um tempo mínimo de trabalho individual: 13 horas semanais. Aumentar o tempo de trabalho individual é uma proposta séria que visa contrariar o problema da intensificação do trabalho docente. Espero que o Conselho das Escolas, no âmbito das suas competências, agarre esta ponta e lhe dê um destino coerente.
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* O trabalho a nível individual pode compreender, para além da preparação das aulas e da avaliação do processo ensino-aprendizagem, a elaboração de estudos e trabalhos de investigação de natureza pedagógica ou científico-pedagógica (Artigo 82.º ECD).» in Correio da Educação N.º 314 19 de Novembro de 2007.
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Isto era tudo muito bonito se os professores dispusessem de gabinetes com ar condicionado e aquecimento - isto era a brincar, dado que nas escolas portuguesas, só os Conselhos Executivos têm estas condições, sendo professores de primeira -, mas só queríamos uma impressora que funcione, um computador disponível, enfim, condições mínimas. Mas eu convido a excelentíssima Ministra da Educação, a trabalhar nas condições que as escolas nos oferecem, a passar o frio que nós passamos, a acompanhar um fim de semana e noites de trabalho em casa a gastar os meus recursos físicos, mentais e económicos. Sim, antes de intoxicar a opinião pública denegrindo a classe docente, deveria saber do que fala, deveria sentir na pele, o que é ser professor em Portugal. E como todos sabemos, há muito desinformação sobre este assunto. É que mais tempo na escola, não é necessariamente tempo mais produtivo, pois não há meios suficientes e dignos, para trabalhar com a qualidade necessária. Quanto ao resto, convido-a a acompanhar uma semana inteira, de Segunda a Domingo do meu trabalho como professor... e sabe, eu ainda sou pai, marido, irmão, filho e tenho algumas pessoas que fazem o favor de ser meus amigos; só que sabe, não tenho tido muito tempo para eles!

18/11/07

Amarante na objectiva de Anabela Magalhães, neste Outono do outro Mundo!





Fotografias gentilmente cedidas pela minha amiga, Anabela Magalhães!
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A minha amiga Anabela Magalhães, andou a captar momentos de magia, onde nós às vezes não nos conseguimos abstrair, da realidade pura e dura. São momentos duma cidade e de um Outono, muito fotogénicos e poéticos... São momentos que ela captou e nos deixou registo, para que o tempo e a sua inexorável passagem, não deixe apagar das nossas memórias este tempo mágico de Outono, com estas cores fabulosas, esta plasticidade! Só um artista capta momentos assim, de tal forma que provoca a nossa sensibilidade. Obrigado, Anabela, por nos teres captado estes momentos fantásticos, estas telas naturais... de Amarante no Outono!

17/11/07

Portugal 1 vs Arménia 0 - Os portistas, como sempre, decisivos!




«Bosingwa decisivo na vitória de Portugal

Bosingwa desempenhou um papel decisivo na vitória da selecção portuguesa sobre a Arménia, ao fazer a assistência para o único golo do encontro de apuramento para o Euro 2008, disputado em Leiria.
Depois de um excelente trabalho na direita, o defesa portista cruzou com precisão para o cabeceamento de Hugo Almeida, que sentenciaria a partida aos 42 minutos, deixando Portugal a um ponto do apuramento.
Além de Bosingwa, Bruno Alves e Quaresma também alinharam de início, fazendo do F.C. Porto a equipa mais representada na formação lusa, que encerra a fase de qualificação para o Europeu na próxima quarta-feira, no Estádio do Dragão, onde recebe a Finlândia.
O lateral portista cumpriu os últimos instantes do encontro em esforço, depois de ter sofrido uma lesão aos 78 minutos, numa altura em que Portugal já havia esgotado as substituições.» in site F.C. Porto.
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Vitória importante, esta da Selecção nacional de Futebol, colocando-nos na cómoda situação de apenas termos que pontuar, no último em pleno Estádio do Dragão, contra a Finlândia, na noite da próxima quarta-feira. Num jogo em que, claramente, foi muito melhor o resultado do que a exibição, destacaram-se os jogadores do F.C. Porto, com a segurança de Bruno Alves na defesa, a magia de Ricardo Quaresma e a alma, garra e força de José Bosingwa, com um centro precioso para Hugo Almeida, outro da cantera do Dragão, para o golo da vitória neste jogo e muito importante, para a qualificação da Selecção Portuguesa, para o europeu de 2008. José Bosingwa, inclusive acabou o jogo em grande sofrimento, jogando os últimos minutos lesionado, dado estarem esgotadas as substituições; verdadeiramente à Porto!


1-0
Colocado por simaodcosta

Magnifico golo de Hugo Almeida, a responder a um fantástico golo de José Bosingwa; foi um golo à F.C. Porto, da cantera do Porto!

16/11/07

Gregorian - Reinventando temas clássicos da música moderna!





Gregorian - "Voyage Voyage" - French Version

Gregorian - "Brothers in Arms"

Gregorian - "Ordinary world"

Gregorian - "Tears in Heaven"

Gregorian - "Nothing else matters"

Gregorian - "The moment of peace"

Gregorian - "Boulevard of Broken Dreams"

Gregorian - "The Sound Of Silence"

Gregorian - "Send me An Angel"

Gregorian - "Imagine"

Gregorian - "Breathe"

Gregorian - "I Still Haven´t Found what i´m Looking for"

Gregorian Monks & Amelia Brigthman - "Join Me"

Gregorian (band) - "Hymn"

«Gregorian (band)
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Gregorian is a German band, headed by Frank Peterson, performing Gregorian chant-inspired versions of modern pop and rock songs. Because it features both vocal harmony and instrumental accompaniment, the music cannot be considered true Gregorian chant.
Originally, Gregorian was conceived as a more pop-oriented group in the vein of Enigma. Under this concept, they recorded the 1991 album Sadisfaction, with lead vocals provided by The Sisters of Oz: Susana Espelleta (Peterson's wife at the time) and Birgit Freud. However, this was the only album in that style.
In 1998, Peterson and his team re-invented the project to perform popular songs in the Gregorian style. The criteria for song selection were strict; in order to be considered, a song needed to be translatable into the 7-tone scale. After the songs were chosen, twelve vocalists - previously acclaimed session and choir singers - were hired.
Each Gregorian album is initially digitally tracked at Nemo Studios, Peterson's Hamburg studio. The vocalists then record their parts in a church atmosphere with dimmed lights and candles, in order to escape what Peterson referred to in a 2001 interview as the "cold and technical" studio atmosphere. [1]
The concept proved to be successful, and the group proceeded to record several more Masters of Chant albums in the same style. Their 2004 album, The Dark Side, was a slight departure from the others, featuring a darker repertoire consistent with the title.
In 2005, The Masterpieces, a compilation album with a live DVD, was released.
A fifth Masters of Chant album was released on March 31, 2006.
A sixth Masters of Chant album was released on September 28, 2007.» in Wikipédia.

Papa Gregório I
«Canto gregoriano
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Papa Gregório I, criador do canto que leva seu nome
O canto gregoriano é um tipo de música vocal monódica (só uma melodia), não acompanhada, utilizada pelo ritual da liturgia católica romana, uma das quatro formas do cantochão.
As suas características são extamente próprias foram herdadas dos salmos judaicos, assim como dos modos (ou escalas, mais modernamente) gregos, que no século VI foram selecionados e adaptados por Gregório Magno para serem utilizados nas celebrações religiosas da Igreja Católica.
Somente este tipo de prática musical podia ser utilizada na liturgia ou outros ofícios católicos. Só nos finais da Idade Média é que a polifonia (harmonia obtida com mais de uma linha melódica) começa a ser introduzida nos ofícios da cristandade de então, e a coexistir com a prática do canto gregoriano.
[editar] Importância do texto
Desde seu surgimento que a música cristã foi uma oração cantada, que devia realizar-se não de forma puramente material, mas com devoção ou, como dizia Paulo (Apóstolo): "cantando a Deus em vosso coração". O texto era, pois, a razão de ser do Canto Gregoriano. Na verdade, o canto do texto se baseia no princípio - segundo Santo Agostinho - de que "quem canta ora duas vezes".
O canto Gregoriano jamais poderá ser entendido sem o texto, o qual tem primazia sobre a melodia, e é quem dá sentido a esta. Por isso, ao interpretá-lo, os cantores devem haver compreendido bem o sentido dele. Em conseqüência, deve-se evitar qualquer impostação de voz de tipo operístico, em que se busca o destaque do intérprete.
Deste canto procedem os modos gregorianos, que dão base à música ocidental. Deles vêm os modos maior e menor, e outros cinco, menos conhecidos.» in Wikipédia.
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Depois das palavras do actual Pápa, personagem que pouco aprecio, mas que cairam como uma bomba na hierarquia da Igreja Católica Portuguesa, em que saiu em defesa, por exemplo das missas em latim, pois, concerteza, porque não quer que as pessoas entendam as homilias; eu sou muito mais suave e defendo o culto do canto gregoriano. Sempre gostei desta música dos mosteiros, destes coros e dos carrilhões. Apostem nesta música e eu, como muitos, seremos mais assíduos. Agora, línguas mortas para transmitir mensagens, para evangelizar...

Dois links interessantes sobre a filosofia de vida Gregoriana, em:
http://www.beaufort.demon.co.uk/chant.htm
http://www.starnews2001.com.br/canto_gregoriano.htm


"Somebody, Somebody

Can Anybody Find Me
Somebody to love?
Each morning i get up i die a little
Can't barely stand on my feet

Take a look in the mirror and cry
Lord, what you're doing ro me
I have spent all my years in believing you
But i just can't get no relief, lord

Somebody, somebody
Can anybody find me someone to love
I work hard everyday of my life
I work till i ache my bones"

Amarante São Gonçalo - A Cidade que sempre nos interpela, pela sua beleza!

Biblioteca Municipal Dr. Albano Sardoeira!

Varanda dos Reis, vista da Igreja de S. Domingos!



«Convento de São Gonçalo de Amarante

Integrada no complexo monástico dominicano dos séculos XVI/XVII, integra a Igreja de São Gonçalo, implantada no centro histórico de Amarante, junto à ponte sobre o Rio Tâmega, de arquitetura maneirista, mandada erguer no reinado de D. João III (1540).

A Igreja é em cruz latina, de transepto inscrito, com cruzeiro coberto por abóbada, e naves com capelas colaterais precedidas por galilé, tendo um claustro quadrado de dois pisos na ala norte.

O pórtico apresenta uma decoração rica, tipo retábulo, e é aberto na fachada lateral virada a sul. Quanto ao retábulo-mor, tem características barrocas, de estilo joanino. A torre, de três andares, é rematada por arcos balaustrados e por pirâmides de recorte oriental. 

A Varanda dos Reis, aberta ao nível do último andar do pórtico, é de cinco arcos de volta perfeita, assentes em pilastras toscanas, junto das quais se inserem as estátuas dos quatro monarcas que patrocinaram a construção do edifício (D. João III, D. Sebastião, D. Henrique e Filipe I).

Na cornija, por cima da galeria, sobressaem seis pirâmides, assentes em pedestais, e no paramento à esquerda do pórtico abre-se o janelão setecentista que ilumina o transepto

No interior, as seis capelas têm arcos de volta perfeita, assentes em pilastras de grosseiros capitéis jónicos

O teto da nave é de abóbada rebocada, e de caixotões nas capelas. Destas, merece particular destaque a de Santa Rita Cássia, com retábulo de talha dourada.

No transepto, destacam-se os altares de Santa Luzia, do Coração de Maria e do Santíssimo. Um assinalável arco triunfal ergue-se junto às estátuas de São Pedro e São Paulo, com ligação à capela-mor. O claustro, formado por dois pisos, é constituído por alas com cinco arcos plenos. A edificação do mosteiro dominicano foi lançada em 1543, tendo a obra ficado a cargo de frei Julião Romero. Quando Portugal perdeu a independência (1580), as obras, então sob a tutela de frei António dos Santos, decorriam em bom ritmo.

No ano seguinte, teve início a construção da nova igreja. Em 1585, os dominicanos solicitaram a Filipe I de Portugal que lhes desse autorização para fazerem uma colecta em prol das obras. Cinco anos mais tarde, o monarca escreve ao arcebispo de Braga a inteirar-se do andamento da construção e da verba gasta. No início do século XVII, João Lopes Amorim celebra contrato (1606) para construir uma escada no claustro e um chafariz. Conclui-se depois a edificação do segundo claustro.

Em 1641, Domingos de Freitas é contratado para a construção das abóbadas do transepto. No final do século XVII, conclui-se a torre sineira. Já em 1733, têm início obras na capela-mor, a cargo de mestre António Gomes, para que se incluísse uma nova tribuna no altar.

No século XIX, parte do conjunto monumental passa a servir de cenário às sessões camarárias (1838). Outras parcelas do mosteiro são utilizadas como mercado, prisão, quartel, escola e liceu. Em 1852, o edifício é cedido à Câmara Municipal de Amarante, que ali se instala definitivamente em 1867.» In Portugal Eterno.
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Esta terra, a Cidade de Amarante, de uma beleza incomensurável, nunca, mas mesmo nunca, nos deixa indiferentes. A qualidade que faz de uma terra, de uma mulher, de uma obra de arte, entre muitas outras coisas da vida, realmente belas, consiste na capacidade de nos interpelar, de sempre nos darem um novo olhar. Estes caminhos, entre o Convento de Santa Clara e o Convento de S. Gonçalo, plenos de história e de estórias, têm sempre novas leituras, conforme os dias, as estações do ano, a nossa disponibilidade. É assim, às vezes temos o belo muito perto de nós, até em nós, basta é querer vê-lo e senti-lo!


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