13/05/18

Liga NOS: Vitória de Guimarães 0 vs F.C. do Porto 1 - Golo de Marcano vale triunfo em Guimarães e permite ao FC Porto atingir a marca histórica dos 88 pontos na Liga.



«RECORDE DE CAMPEÃO NA CONSAGRAÇÃO

Golo de Marcano vale triunfo em Guimarães (1-0) e permite ao FC Porto atingir a marca histórica dos 88 pontos na Liga.

O FC Porto fechou com chave de ouro a participação na edição 2017/18 da Liga NOS, ao vencer o Vitória de Guimarães por 1-0, nas tarde deste sábado, no Estádio D. Afonso Henriques. O golo de Marcano ao minuto 69 garantiu aos campeões nacionais a sexta vitória consecutiva - a 28.ª em 34 jornadas do campeonato – que lhes permite somar os ambicionados 88 pontos na classificação, estabelecendo assim um novo recorde pontual do clube – ultrapassa o registo de 2002/03 (86) - e igualando a melhor pontuação de sempre de uma equipa na competição maior do futebol português.

Sérgio Conceição operou uma pequena revolução no onze para o jogo da consagração, ao fazer seis alterações relativamente àquele que alinhou de início na receção ao Feirense (2-1): promoveu a estreia absoluta do guarda-redes Vaná e o regresso à titularidade de Maxi - que assim chegou à centena de jogos com a camisola que tão bem lhe fica, e também de Felipe, Óliver, Corona e de Gonçalo Paciência.

O jovem avançado português começou a mostrar-se cedo, foi o autor dos dois primeiros remates dos Dragões no encontro e esteve na origem num dos lances de maior perigo na primeira parte, quando recuperou nas alturas uma bola ao guardião Miguel Silva, que acabou por sobrar para Marcano, que não lhe deu a melhor direção (24m). A verdade é que foi Vitória que começou por ameaçar o golo: Rafael Martins, isolado na cara de Vaná, atirou ao lado e desperdiçou a primeira das duas grandes oportunidades de golo dos minhotos – a outra teve Wakaso no pé direito, mas permitiu a defesa do guarda-redes brasileiro (39m).

A eficácia que faltou aos vimaranenses também faltou ao FC Porto, a equipa que teve o controlo do jogo, a que mais posse de bola teve e a que mais rematou durante os primeiros 45 minutos disputados a um ritmo baixo, em clima de fim de época. Óliver, por duas vezes, também podia ter inaugurado o marcador, mas numa rematou torto (26m) e na outra obrigou Miguel Silva a defesa apertada (34m); Gonçalo voltou a tentar alvejar a baliza, mas o remate passou sobre a barra (43m).

No segundo tempo, os portistas entraram por cima, mais pressionantes, acutilantes e incisivos na procura do golo. Maxi deu o primeiro sinal, ao tentar surpreender o guarda-redes vitoriano que lhe negou o golo com uma excelente intervenção (52m); logo a seguir, Herrera também esteve perto de marcar (54m). Continuava a faltar pontaria, Sérgio Conceição trocou de pontas de lança (Soares por Gonçalo, 63m), mas foi um central a abrir o ativo na sequência de um lance de bola parada, uma das armas mortíferas desta equipa em 2017/18: Alex Telles cobrou o livre e Marcano concluiu-o com um cabeceamento espetacular para assinar o sétimo golo da conta pessoal na temporada, o quinto na Liga (69m).

Era o que faltava para que o Mar Azul no Afonso Henriques voltasse a cantar pelos campeões. Mas faltava um no plantel: Fabiano entrou para defender a baliza nos últimos dez minutos, para assim se tornar no 30.º jogador a poder envergar a faixa de campeão nacional 2017/18. Agora, sim, todos podiam fazer a festa que há de continuar pela noite dentro nos Aliados.

VER FICHA DE JOGO» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/2017%20-%202018/recorde-de-campeao-na-consagracao-5-12-2018.aspx


Highlights | Resumo: Vit. Guimarães 0-1 FC Porto (Liga NOS 2017/18 #34)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover