07/05/18

F.C. do Porto Sérgio Conceição - Sérgio Conceição é o quinto treinador a festejar um título depois o ter feito como jogador.



«EM TREINADOR COMO EM JOGADOR

Sérgio Conceição é o quinto treinador a festejar um título depois o ter feito como jogador.

O título que ficou confirmado na noite de sábado, o 28.º da história do FC Porto, assume particular destaque na figura de Sérgio Conceição, uma vez que, 14 anos depois de o ter feito pela última vez, ainda como jogador (2003/04), o antigo extremo voltou a fazê-lo, desta vez como treinador. Em 124 anos de história do clube não são muitos os que se podem gabar de o ter conseguido. São agora cinco. Cinco nomes que, primeiro no relvado, e depois no banco de suplentes, levaram mais alto as cores do FC Porto.

A história começa na longínqua época de 1931/32 e tem o nome de Joseph Szabo. Como treinador/jogador o húngaro dirigiu e integrou a equipa que acabaria por vencer o já extinto Campeonato de Portugal dessa temporada. Nessa equipa vencedora encontramos o seguinte nome desta lista. À semelhança do compatriota, Mihaly Siska assumiu o comando técnico portista com sucesso, tendo o antigo guarda-redes celebrado do banco os triunfos no Campeonato de Portugal em 1938/39 e 1939/40.

Seguindo a linha cronológica, avançamos agora para a década de 50, indo de encontro a um dos nomes incontornáveis da história do clube. Se está a pensar em José Maria Pedroto acertou. Como jogador, o “Mestre”, como viria a ser eternizado pelo seu desempenho no banco de suplentes, venceu a dobrar, em 1955/56 e 1958/59, mas o grande feito haveria de estar reservado para o triunfo já como treinador. Pedroto dirigiu com mestria a equipa que acabaria com um jejum de 19 anos em 1977/78 e que chegaria ao “bi” no ano seguinte, numa altura em que já se disputava o Campeonato Nacional. Foram o sexto e sétimo triunfos do palmarés.

Uma vez mais, e olhando para o plantel, as histórias voltam-se a cruzar-se. Isto porque passamos agora a falar de António Oliveira: como jogador festejou os dois campeonatos de Pedroto, que falámos em cima, e mais tarde viria a dar um decisivo contributo na caminhada do inédito penta. Do bando, o antigo avançado, festejou o tri (1996/97) e o tetra (1997/98).Presente, nessa caminhada, esteve, claro está, Sérgio Conceição.

O antigo extremo, o agora treinador, sabia bem como festejar de Dragão ao peito: no campo, celebrou títulos em 1996/97, 1997/98 e mais tarde, no inesquecível ano de 2003/04, e agora, do banco, voltou a experimentar o doce sabor da mais desejada conquista. Com a confirmação do 28.º título, Conceição foi o quinto a consegui-lo.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Em-treinador-como-em-jogador.aspx

(Sérgio Conceição em lágrimas | FC PORTO CAMPEÃO | 05 Maio 2018)

(Em treinador como em jogador)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover