19/05/18

Desporto Automóvel - Amarante aguarda com expectativa o regresso do Rali de Portugal, agendado para sábado, momento que a autarquia destaca pela promoção do concelho, "valendo mesmo a pena o investimento", segundo o presidente.



«Rali de Portugal: Amarante diz que "vale a pena" investimento no maior troço da prova

Amarante aguarda com expectativa o regresso do Rali de Portugal, agendado para sábado, momento que a autarquia destaca pela promoção do concelho, "valendo mesmo a pena o investimento", segundo o presidente.

"Tem valido a pena o investimento, porque o rali é uma marca que vem dar visibilidade a todo este território, não só Amarante, mas outros concelhos onde não passa o rali", comentou José Luís Gaspar.

O troço de Amarante é o mais extenso do rali de Portugal, com 37.6 quilómetros, a cumprir por duas vezes (13:00 e 19:00), no sábado, encerrando a parte cronometrada do terceiro e penúltimo dia de prova. É também uma prova clássica do rali, porque já vem do período anterior à fase em que competição do mundial se disputava no sul do país.

Talvez por isso, naquele concelho do interior do distrito do Porto, há aficionados de várias gerações que, por estes dias, se preparam para, em autêntica romaria, rumarem às emoções fortes do WRC, "à porta de casa".

Para o chefe do executivo, "se há investimento útil" é o que se tem feito no rali em Amarante. "Dá notoriedade ao território. Isso é palpável", destacou, recordando que milhares de pessoas ficaram a conhecer as belezas do concelho graças ao rali e que muitas acabam por voltar.

Nas últimas semanas, explicou, foi feito um grande investimento no troço, ao nível do piso, nas condições de segurança e conforto para os espetadores e na logística para que tudo esteja ao melhor nível. Também a zona VIP sofreu novos melhoramentos, sobretudo para facilitar o acesso.

O troço de Amarante é um dos mais espetaculares do Rali do Portugal, porque atravessa território da serra do Marão, com um traçado sinuoso e com quatro zonas espetáculo (ZE) preparadas para receber os milhares de espetadores que costumam acorrer a uma classificativa muito exigente para pilotos, mas também para as máquinas.

O troço cronometrado arranca ainda em território de Mondim de Basto, onde existe uma ZE, evoluindo para sul, passando por Rebordelo, já em território de Amarante, aqui com paisagens de encher o olho proporcionadas pela imponência das montanhas por esta altura floridas.

É, porém, no último quilómetro do troço, nas proximidades de Aboadela, que se encontra a mais atrativa das quatro ZE, com mais de 1.000 metros de extensão, classificada pela organização do rali com o nível cinco de espetacularidade, o mais elevado de todos. Nesse ponto, os espetadores poderão desfrutar da condução dos pilotos na abordagem do gancho que domina a ZE. A fazer fé no que se passou em anos anteriores, é ali que se concentra a maior aglomeração de público, uma das mais significativas de todo o rali.» in 
https://www.dn.pt/lusa/interior/rali-de-portugal-amarante-diz-que-vale-a-pena-investimento-no-maior-troco-da-prova-9355989.html


(ZE 29 – Amarante SS 12/15 - Vodafone Rally de Portugal 2018)


(ZE 30 – Amarante SS 12/15 - Vodafone Rally de Portugal 2018)


(ZE 31 – Amarante SS 12/15 - Vodafone Rally de Portugal 2018)


(ZE 32 – Amarante SS 12/15 - Vodafone Rally de Portugal 2018)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover