18/04/18

Cidade de Penafiel - A Quinta da Aveleda, em Penafiel recebe, esta quinta-feira, o último jantar vínico integrado no programa enogastronómico TâmegaSousa Vinho Verde Wine Experience que já passou pelas sub-regiões de Basto, de Paiva, de Baião e de Amarante.



«Penafiel acolhe último jantar vínico do TâmegaSousa Vinho Verde Wine Experience

O jantar realiza-se, esta quinta-feira, na Quinta da Aveleda e conta com a presença de jornalistas, bloggers, wine lovers, críticos de gastronomia e vinhos, entre outros especialistas.

A Quinta da Aveleda,  em Penafiel recebe, esta quinta-feira, o último jantar vínico integrado no programa enogastronómico TâmegaSousa Vinho Verde Wine Experience que já passou pelas sub-regiões de Basto, de Paiva, de Baião e de Amarante.

A sub-região do Sousa é o último destino, fechando um ciclo de cinco jantares vínicos, iniciado em Dezembro do ano passado, com jantares em cada uma das cinco sub-regiões produtoras de vinho verde do Tâmega e Sousa.

A iniciativa irá contar com a presença de jornalistas, bloggers, wine lovers, críticos de gastronomia e vinhos, entre outros, aos quais serão dadas a conhecer e a provar algumas das castas mais características da sub-região do Sousa, seleccionadas pelo enólogo Manuel Soares, que, desde 1998, colabora com a Aveleda S.A., sendo, actualmente, o director de Enologia e Produção do grupo.

A acompanhar estes vinhos, os convidados irão conhecer as propostas gastronómicas do chef Renato Cunha, distinguido como o melhor “Chefe de Cozinha de 2012” pela revista Wine e responsável pelo restaurante Ferrugem, que que tem conquistado o reconhecimento nacional e internacional, destacando-se o “Bib Gourmand”, no Guia Michelin, um “Sol”, no Guia Repsol, e o “Garfo de Ouro”, no guia Boa Cama Boa Mesa do Expresso.

Segundo a organização, a cozinha do chef Renato Cunha “valoriza os produtos genuínos, com identidade portuguesa e, de preferência, com origem numa agricultura sustentável”.

A cultura vínica está, igualmente, presente no seu trabalho. Em 2017, tendo a Ferrugem sido eleito o “Restaurante do Ano” pela revista Vinho Grandes Escolhas e, em 2012, venceu a categoria “Wine Sidewalk Restaurant of the Year” (Melhor Serviço de Vinhos em Restaurante de Rua) das escolhas de Aníbal Coutinho.

O programa eno-gastronómico TâmegaSousa Vinho Verde Wine Experience tem como objectivo promover, junto de um público especializado, o vinho verde do Tâmega e Sousa.

Inserido na sua totalidade na Região dos Vinhos Verdes e agregando cinco das suas nove sub-regiões – sub-região de Amarante, sub-região de Baião, sub-região de Basto, sub-região do Paiva e sub-região do Sousa –, o Tâmega e Sousa é responsável pela produção de mais de 50% deste néctar único no mundo.

O programa TâmegaSousa Vinho Verde Wine Experience é promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, em articulação com os municípios que a integram em parceria com a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

Trata-se de um  projecto co-financiado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.» in http://verdadeiroolhar.pt/2018/04/17/penafiel-acolhe-ultimo-jantar-vinico-do-tamegasousa-vinho-verde-wine-experience/


(Quinta da Aveleda - Penafiel)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover