03/03/18

Liga NOS: F.C. do Porto 2 vs Sporting 1 - FC Porto bateu o Sporting, no Estádio do Dragão, e consolidou a liderança da Liga NOS.



«REI DRAGÃO, DONO E SENHOR DO CLÁSSICO

FC Porto bateu o Sporting (2-1), no Estádio do Dragão, e consolidou a liderança da Liga NOS.

O FC Porto venceu esta sexta-feira o Sporting (2-1), no Estádio do Dragão, em jogo da 25.ª jornada, e é ainda mais líder da Liga NOS, agora com oito pontos de vantagem sobre Benfica e Sporting, pese embora o facto de os encarnados terem menos um jogo disputado. Marcano (28m) e Brahimi (49m) foram os marcadores de serviço nos Dragões, que mais uma vez foram superiores a um rival direto.

Fiel a uma das suas imagens de marca, o FC Porto entrou a todo o gás no clássico e desde o apito inicial que assumiu as despesas do jogo, impondo um ritmo forte e uma pressão que o Sporting ia tendo dificuldade para contrariar. Marcano foi o primeiro a tentar visar a baliza de Rui Patrício (11m) e Marega seguiu-lhe o exemplo, a dobrar: o maliano começou por cabecear ao poste e depois viu Bryan Ruiz negar-lhe a glória em cima da linha de golo (12m). Mais tarde, outra vez Marega. Gonçalo Paciência lançou o número 11 e este rematou ligeiramente ao lado no frente-a-frente com Rui Patrício, desperdiçando uma excelente oportunidade para fazer o primeiro da noite (26m).

O Sporting começou a soltar-se da pressão portista a partir dos 20 minutos, ganhando novo fôlego neste duelo de forças. Ainda assim, os lisboetas raramente foram um verdadeiro perigo para a baliza de Casillas, à exceção de uma falha de comunicação entre o guardião azul e branco e Marcano, que Doumbia quase transformava em golo (21m). Não foi de um lado, foi do outro. Na sobra de um canto cobrado por Sérgio Oliveira, Maxi pediu a entrada de Herrera no flanco direito e o capitão portista cruzou com conta, peso e medida para a cabeça de Marcano, que provocou a primeira explosão de alegria num Estádio do Dragão quase lotado (48.405 espectadores).

Já em período de compensação da primeira parte, num lance quase fortuito, Rafael Leão fez o empate para o Sporting na cara de Casillas (45m+1), forçando uma igualdade que os lisboetas nada fizeram para justificar. O arranque da etapa complementar acabou por ser decisivo no desfecho do encontro, pois apenas quatro minutos volvidos após o reatamento, Brahimi voltou a colocar o FC Porto na frente do marcador. O cruzamento atrasado de Gonçalo Paciência foi parar ao pé direito de Brahimi, mas foi com o esquerdo que bateu Rui Patrício. Remate sem hipóteses de defesa para o internacional português (49m).

A partir daqui lutou-se mais do que se jogou, mas o FC Porto nunca deixou de procurar o golo que lhe conferisse maior conforto e podia tê-lo conseguido se Battaglia não tivesse negado o chapéu de Marega a Rui Patrício (79m). O Sporting, mais com o coração do que com a cabeça, tentou forçar nova igualdade e só não o conseguiu porque Casillas fez uma defesa monumental quando Montero parecia ter tudo para ser feliz (86m). Que paradón de Iker! Pouco depois, Rafael Leão surgiu solto de marcação na área portista e rematou ao lado em zona privilegiada (89m), mas estava escrito nas estrelas que o Rei Dragão seria dono e senhor deste clássico. O líder invicto e incontestável da Liga NOS juntou-se aos adeptos no abraço do costume e voltou a ouvir a bom som: “Eu quero o Porto campeão”. Em jeito de curiosidade, refira-se que Sérgio Conceição igualou o registo de Bobby Robson em 1995/96: 34 jogos consecutivos sem perder nas competições nacionais.

VER FICHA DE JOGO» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/2017%20-%202018/rei-dragao-dono-e-senhor-do-classico-3-2-2018.aspx


Resumo: FC Porto 2-1 Sporting (Liga 25ªJ)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover