07/03/18

Desporto Canoagem - Destaque para o coletivo vencedor, o Águas Bravas Clube, que mais um ano voltou assim a revalidar o seu título e vencedor da Taça de Portugal, com um total de 275pontos.



«Águas Bravas Clube vence Taça de Portugal de Slalom

O rio vizela, bem no centro das caldas desta cidade pertencente ao distrito de Braga recebeu pela primeira vez uma da Taça de Portugal de Slalom da Federação Portuguesa de Canoagem.

Com o tempo a apresentar-se muito encoberto chegando mesmo a chuva forte a afastar os atletas de treinarem no local no sábado, não inviabilizou porém, no domingo de praticamente todos os cerca de 100 inscritos de se apresentaram à chamada para realizarem as suas eliminatórias e finais .

As correntes fortes presentes no leito do rio devido às condições climatéricas ajudaram sem dúvida a toda a espectacularidade.

Destaque para o coletivo vencedor, o Águas Bravas Clube, que mais um ano voltou assim a revalidar o seu título e vencedor da Taça de Portugal, com um total de 275pontos. Em segundo lugar ficou a Associação Desportiva de Amarante com 209pontos e o Aventura Marão Clube a encerrar o pódio com 123pontos.

Antoine Launay(DarqueKC), figura de destaque entre os presentes, competiu nas duas disciplinas em kayak e em canoa, tendo na Final de Kayak falhado uma porta, empurrando-o para a décima sexta posição a 62,90 segundos do vencedor da prova de Kayak masculino Sénior, o espanhol Brais Pereira dos Teixugos. Como melhor atleta nacional e a nível individual, o destaque foi para a vitória do estreante como sénior Alexandre Magalhães do águas Bravas Clube que mesmo com dois toques perfez o melhor tempo na final com 92,50pontos. No segundo lugar do pódio, Ricardo Brandão (ABC) com apenas uma penalização de 2 pontos, mas mesmo assim ficando atrás do vencedor desta edição em 4 segundos e 18 centésimos. No terceiro lugar ficou o atleta do Águas Bravas, Roberto Ribeiro com uma diferença de apenas 5 centésimos da segunda posição.

Renovada vitória para o Águas Bravas Clube que em K1 junior viu o seus atletas a prencherem por completo o pódio. Com José Fernandes Carvalho a sagrar-se grande vencedor, sem toques e com o melhor tempo de prova 91,24,  em segunda posição ficou João Monteiro da Cunha com 92,88pontose em terceiro com 4 toques posicionou-se Miguel Sampaio com 110,23 pontos.

A Associação Desportiva de Amarante levou a melhor em K1 cadete, com o seu dorsal 70, Eduardo Teixeira a efectuar uma prova sem toques e com o melhor  tempo de 99,59. Em segundo ficou Miguel Vieira do clube anfitrião de Vizela conseguindo 119,70 pontos apesar de ter dado 2 toques. Águas Bravas Clube a fechar este pódio com Luís Teixeira que falhou uma porta e deu 4 toques, ficando com 199,85 pontos

Nos infantis, Sérgio Martinez dos Teixugos a fazer melhor tempo de prova 106,72pontos. Na classificação nacional foram dois toques e o tempo de 145,94 que deram a vitória a Tiago Alves do clube da casa (AMASVizela). António Valério (ABC) ficou em segundo pela diferença de 8segundos e quarenta e nove centèsimos e em terceiro, também atleta da equipa anfitriã, Rodrigo Gonçalves Matos que falhou uma portas e deu 7 toques contabilizando um total de 288,59pontos.

Nos escalões dos veteranos masculinos A e B, vitória para os atletas Mário Soares e António Soares do Águas Bravas Clube. No escalão C desta categoria, destaque para o atleta do Darque José Castro

Nas canoas monolugares senior, a sagrar-se também vencedor nesta prova, Brais Pereira dos Teixugos, no entanto para efeitos da Taça e embora mais habituado aos Kayaks, Antóine Launay do Darque a obter o melhor resultado de prova, sem toques e conseguindo 97,15 pontos. Em segundo Adriano Ribeiro (AmarãoC) que com um toque obteve 102,55pontos. Em terceiro lugar, Ricardo Xavier do Amarante que com um toques perfez um total de  110,21.

Na categoria de júniores em C1, João Sampaio (ADAmarante) com um toque apenas conseguiu o melhor tempo da prova 105,23pontos. Em segundo e terceiro lugares ficaram os atletas do Águas Bravas Clube, João Monteiro da Cunha e José Fernandes Carvalho com 112,46 e 118,33pontos respectivamente.

Em C1 cadete, renovada vitória para Eduardo Teixeira que também venceu em K1 cadete, na classificação nacional. Na geral, com 96,37pontos , em primeiro ficou Daniel Cortegoso (CPPenedo).

Nos femininos seniores de K1, embora tenha sido a atleta dos Teixugos, Laura Martinez a vencer esta prova, a titulo nacional renovada vitória para Sara Bastos de Amarante que na edição 2017 também venceu nesta categoria e que neste ano voltou a levar a melhor, sem toques e conseguindo 110,20pontos, melhorando a sua prestação em 22segundos e 68 centésimos em relação ao ano anterior.  Em segundo, participando com o dorsal 86 ficou a atleta do Águas Bravas Clube, Mariana Pinheiro que com os seus dois toques ficou com uma diferença de 3 segundos e 51 centésimos da titular desta prova. Darque Kayak clube a conseguir um terceiro lugar com Mara Gomes sem toques e com 119,35 pontos.

Valéria Araújo (Darque KC) venceu em K1 Cadete feminino  com o tempo de 189,05.

Nos infantis femininos, os Teixugos com Alba Perez a perfazer melhor pontuação, no entanto , a título nacional foi a atleta da casa Joana Monteiro a conseguir o lugar mais alto do pódio, com 4 toques perfez 156,89 pontos e em segundo com 169,65pontos Helena Araújo do Darque Kayak Clube.

A regata 22 correspondente a C1 infantil feminino contou com a vitória dos teixugos Alba Perez, ficando a atleta do Darque, Helena Araújo portdora do melhor tempo a nível nacional. 

Para além de atribuir a Taça ao melhor coletivo esta prova teve ainda como objectivo seleccionar os melhores atletas em kayak e canoa masculino e feminino para fins de estágio que irá decorrer em Montemor-o-Velho.

Desta Taça ficaram apurados os seguintes atletas: Eduardo Teixeira (ADAmarante); Miguel Vieira (AMASVizela) e Valéria Araújo (Darque KC) que irão integrar os trabalhos da selecção nacional do Centro de Alto Rendimento de Montemor o Velho para fins de preparação para eventualmente participarem na prova de apuramento mundial para os Youth Olympic Games desta disciplina a realizar em Barcelona entre os dias 12 a 15 de Abril.

O próximo grande evento desta especialidade em Portugal realizar-se-á em Covas no próximo mês de Abril com o Campeonato Nacional de Slalom.» in http://www.fpcanoagem.pt/press/noticias/tabid/7470/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover