07/02/18

F.C. do Porto História - Começou tudo a 4 de junho de 1922, na Constituição e na primeira mão da final do Campeonato de Portugal.



«PINGA, CASILLAS E SOARES NUMA HISTÓRIA COM 96 ANOS

FC Porto e Sporting reencontram-se esta quarta-feira (20h15) no Estádio do Dragão, agora para a Taça de Portugal.

Depois de Alvalade e Braga, o clássico chega esta noite (20h15) ao Dragão. É o terceiro de cinco entre FC Porto e Sporting num frente a frente que toca três competições, que ainda não produziu qualquer golo e que atinge agora as meias-finais da Taça de Portugal. As duas equipas encontraram-se recentemente, há duas semanas bem medidas, mas o histórico de confrontos, marcado pelo equilíbrio estatístico, tem quase 96 anos e até o registo de várias goleadas das antigas. Literalmente.

Em 227 jogos, FC Porto e Sporting festejaram 81 vitórias cada. No último empate, o 65.º, os azuis e brancos perderam o acesso à final da Taça da Liga no desempate através da transformação de pontapés da marca de grande penalidade.

Começou tudo a 4 de junho de 1922, na Constituição e na primeira mão da final do Campeonato de Portugal. Emílio Ramos marcou primeiro para o Sporting, mas Tavares Bastos bisou e deu a volta ao resultado. Na segunda mão, no Campo Grande, o Sporting venceu com golos de Portela e Ramos, desfecho que impôs a realização de uma finalíssima no Bessa, onde Balbino, João Nunes e João Brito deram ao FC Porto a vitória na primeira edição do Campeonato de Portugal.

A maior goleada imposta pelo FC Porto ao Sporting está quase a completar 82 anos. Um póquer de Carlos Nunes e um “hat-trick” de Pinga estiveram na base de uma vitória expressiva por 10-1, no Campo do Ameal. Na época seguinte, a de 1936/37, foi a vez de Manuel Soeiro fazer quatro golos e selar a vitória do Sporting por 9-1, no Campo Grande.

Com 14 golos, Artur de Sousa “Pinga”, a primeira grande lenda do FC Porto, é o jogador dos Dragões que mais vezes marcou ao Sporting. Fez o primeiro aos 23 anos, o último aos 34 e conseguiu dois “hat-tricks” em 31 jogos. No atual plantel portista, Tiquinho Soares distingue-se como o melhor marcador tendo o Sporting como adversário: fez três golos, sendo que um deles foi apontado com a camisola do Vitória de Guimarães.

O FC Porto leva ligeira vantagem nos 37 jogos da Taça de Portugal em que defrontou o Sporting: venceu 13, empatou 12 e perdeu outros 12. A diferença torna-se mais expressiva quando o comparativo se resume aos encontros que disputou em casa: aí, ganhou 10, empatou 2 e perdeu 5.

Se jogar hoje, conforme se espera, depois de ter assumido a baliza portista na Taça de Portugal, Iker Casillas completará 100 jogos com a camisola do FC Porto. Ainda assim, será apenas o quarto na competição, o correspondente ao percurso dos Dragões na atual edição da prova até ao momento.

Sérgio Conceição não espera “um Sporting mais ou menos fragilizado” em função da derrota no Estoril e conta manter “a mesma superioridade” revelada nos dois jogos anteriores, contando agora que disso possa decorrer “um resultado positivo”. Disse-o esta terça-feira, na conferência de imprensa​ em que assumiu a inclusão de Soares na lista de convocados e os impedimentos, por lesão, de Danilo, Marcano e André André.

O FC Porto-Sporting, da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, tem início às 20h15 desta quarta-feira (Sport TV), será antecipado pelo Porto Canal a partir das 18h30, acompanhado no Facebook e seguido em tempo real no Twitter e na app oficial do FC Porto. No fim, far-se-á a análise da partida no Porto Canal e em www.fcporto.pt, com a crónica e as declarações do treinador e de outros intervenientes.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/lancamento_fcporto_sporting_tacadeportugal.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover