02/01/18

Arte Teatro - A atriz portuguesa Guida Maria morreu esta terça-feira, 2 de janeiro, aos 67 anos vítima de cancro, revelou à Lusa o encenador António Pires.



«Morreu a atriz Guida Maria

A atriz Guida Maria estava internada no Hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa. A atriz portuguesa tinha 67 anos.

A atriz portuguesa Guida Maria morreu esta terça-feira, 2 de janeiro, aos 67 anos vítima de cancro, revelou à Lusa o encenador António Pires. "A atriz faleceu hoje de manhã, tranquilamente durante o sono, após ter sido vítima de doença prolongada", referiu o encenador.

Segundo a TV7 Dias, a atriz lutava contra um cancro no pâncreas há vários meses.

O velório realiza-se esta terça-feira, a partir da 19h00, na Basílica da Estrela, em Lisboa, e o funeral tem lugar na quarta-feira, às 15h00, para o Cemitério dos Prazeres, também na capital.

Nascida em Lisboa, em 1950, Guida Maria fez cinema, ficção em televisão, mas sobretudo teatro, tendo participado em cerca de 40 peças, entre as quais "A mãe", "Auto da geração humana", "A casa de Bernarda Alba" e, possivelmente, uma das mais conhecidas da carreira, "Os Monólogos da Vagina".

Guida Maria estreou-se no teatro com apenas sete anos, em 1957, com a peça "Fogo de Vista", de Ramada Curto. Depois de alguma experiências durante a juventude, a atriz foi estudar para a Escola de Teatro do Conservatório Nacional, terminando a sua formação na American Academy of Dramatic Arts de Nova Iorque.

No teatro, o seu primeiro grande sucesso foi com a peça "O Milagre de Anne Sullivan" (1962), encenada por Luís Sttau Monteiro.

Apesar da sua longa carreira no teatro, a atriz tornou-se conhecida dos portugueses ao participar em novelas e séries de televisão. "Nico D'Obra", "Nós os Ricos", "Super Pai", "Olhos de Água", "Tudo Por Amor", "Morangos Com Açúcar", "Bem-Vindos a Beirais"  e "A Única Mulher" foram alguns dos trabalhos de Guida Maria no pequeno ecrã.

Em 2009, a atriz publicou a sua biografia ("Guida Maria - Uma Vida"). "Uma vida única, cheia de sucessos e insucessos, sempre marcada pela rebeldia e pela resistência. Com a coragem de continuar a ser livre, uma das actrizes mais populares de Portugal abriu mão de uma parte da sua intimidade. Guida Maria é assim mesmo. Generosa, voluntariosa, sensível e determinada", sublinha o autor, Rui Costa Pinto, na sinopse do livro.

Guida Maria era mãe da atriz Julie Sergeant, fruto da relação com o músico Mike Sergeant.» in https://mag.sapo.pt/showbiz/artigos/morreu-a-atriz-guida-maria


(Entrevista à atriz Guida Maria - FAME - Vera Carvalho - Projecto final Apresentadores TV 2)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover