03/01/18

Ambiente e Ecologia - O aumento das temperaturas provocadas pelas alterações climáticas - que são atribuídas à ação humana - podem levar ao desaparecimento do cacau em 2050.



«CHOCOLATE PODE DESAPARECER? SIM E A CULPA TAMBÉM É SUA

O aumento das temperaturas provocadas pelas alterações climáticas - que são atribuídas à ação humana - podem levar ao desaparecimento do cacau em 2050.

O aumento da temperatura provocado pelo aquecimento global pode pôr em causa a indústria mundial do cacau - a matéria-prima do chocolate - em 2050.

O alerta é da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos, depois da previsão do aumento da temperatura de 2,1 graus centígrados até 2050 publicado por uma das revistas do grupo Nature.

Segundo o organismo, se nada for feito para reverter a situação, as áreas de cultivo de cacau poderão ficar reduzidas e até mesmo desaparecer do planeta Terra dentro de 30 anos.

Para combater essa fatalidade, um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia uniu-e à multinacional Mars para tentar encontrar uma solução que não envolva o fim do cacau.

Os investigadores estão a estudar a hipótese de utilizar tecnologia de edição genética, a CRISPR, para fabricar mutações genéticas na planta e conseguir que as produções de cacau sobrevivam às alterações climáticas. Para isso, os cientistas estão a trabalhar numa versão "mais resistente" de cacaueiro, para que sobreviva a climas secos e quentes.

As plantas de cacau são organismos sensíveis e precisarem de condições muito específicas para crescer, como temperaturas estáveis, elevada humidade, chuva abundante, solo rico em nitrogénio e proteção contra o vento.» in http://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/chocolate-pode-entrar-em-vias-de-extincao-sim-e-a-culpa-pode-ser-sua

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover