19/12/17

Liga NOS: F.C. do Porto 3 vs Marítimo 1 - O FC Porto vai passar o Ano Novo na liderança, muito graças ao bis de Marega, que desbloqueou o jogo frente ao Marítimo, batido esta segunda-feira no Dragão.



«MAREGA DESCOBRIU O CAMINHO MARÍTIMO PARA A LIDERANÇA

Vitória por 3-1 sobre os madeirenses, com bis do maliano, garante aos Dragões a passagem de ano na frente da Liga NOS.

O FC Porto vai passar o Ano Novo na liderança, muito graças ao bis de Marega, que desbloqueou o jogo frente ao Marítimo, batido esta segunda-feira por 3-1 no Dragão. Os azuis e brancos – que só voltam a jogar para a Liga NOS a 3 de janeiro de 2018, no terreno do Feirense – dominaram a partida, mas ainda viram os forasteiros chegar ao empate, após Reyes ter aberto o marcador, aos 19 minutos. Marega fez o 2-1 em cima do intervalo e confirmou o triunfo já perto dos últimos dez minutos, em ambos os casos assistido de forma magistral por Brahimi. 

O FC Porto apresentou o mesmo onze da partida em Setúbal, há oito dias, e com apenas duas novidades (José Sá na baliza e Brahimi no ataque) face à receção de quinta-feira ao Vitória de Guimarães. O Marítimo – que entrou em campo com o quarto melhor registo defensivo da Liga, apenas dez golos encaixados – organizou-se num 5-4-1, que se expandia um pouco em posse de bola mas que revelava bem que retardar e, se possível, evitar o golo portista era a principal missão.

Quando os Dragões assentaram o seu jogo, por volta dos 15 minutos, sucederam-se as situações de perigo e os madeirenses viveram minutos de verdadeiro sufoco, porque não conseguiam sair a jogar. O golo de Reyes, aos 19 minutos (num cabeceamento na sequência de uma grande impulsão, após canto cobrado por Alex Telles), já se adivinhava. Foi o primeiro de sempre do mexicano com a camisola azul e branca.

Já o que sucederia sete minutos depois não parecia escrito nas estrelas: no primeiro ataque com perigo, os visitantes chegaram ao empate, num lance estranho em que José Sá faz uma primeira defesa e em que depois Fábio Pacheco conta com um desvio involuntário de Reyes para fazer o golo.

Os madeirenses já usavam e abusavam de todos os artifícios para quebrar o ritmo, mas encolheram-se ainda mais quando se viram reduzidos a dez homens, por expulsão de Gamboa, aos 39 minutos, após ver dois amarelos no espaço de três minutos. Marcano esteve perto de recolocar os portistas em vantagem dois minutos depois, mas o 2-1 acabou por surgir só nos descontos, graças a um remate cruzado de Marega, servido por Brahimi. Foi a primeira vez que o Marítimo sofreu dois golos na primeira parte, em 2017/18. 

O segundo tempo acabou por ser menos interessante do que o primeiro: os madeirenses nunca foram capazes de assustar José Sá e, com menos um homem, não arriscaram um milímetro. O FC Porto, claro, continuou a dominar e criou várias oportunidades para ampliar a vantagem, mas apenas fechou o jogo aos 78 minutos, com Marega - 12.º golo da época - a explorar novamente as costas da defesa contrária e a finalizar com qualidade.

Com 15 jornadas disputadas, o FC Porto continua sem derrotas (a par do Sporting, que tem os mesmOs 39 pontos), é o melhor ataque (39 golos) e a melhor defesa (seis golos sofridos) e leva 17 golos nos últimos quatro jogos. É a continuação deste rolo compressor que se espera em 2018 e, claro, nos dois encontros que faltam para terminar o ano civil, ambos para a Taça da Liga. O próximo é já na quinta-feira (21h15), no Dragão, frente ao Rio Ave.

VER FICHA DE JOGO» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/2017%20-%202018/marega-descobriu-o-caminho-maritimo-para-a-lideranca-12-18-2017.aspx


(HD| RESUMO - FC PORTO 3-1 MARITIMO - LIGA NOS -SPORTALIOS)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover