20/12/17

Geologia - No subsolo da Nova Inglaterra, nos EUA, foi descoberta uma bolha gigante de rochas fundidas, que está a subir para a superfície – e poderá causar o aparecimento de novos vulcões.



«Há uma bomba de magma gigante debaixo dos EUA

No subsolo da Nova Inglaterra, nos EUA, foi descoberta uma bolha gigante de rochas fundidas, que está a subir para a superfície – e poderá causar o aparecimento de novos vulcões.

Geofísicos da Universidade de Rutgers, nos Estados Unidos, usaram a Earthscope, uma rede de milhares de aparelhos que detetam atividade sísmica, para descobrir o que se esconde no subsolo dos estado de Vermont, Massachusetts e New Hampshire – e o que descobriram é assustador: uma “bomba” de magma.

“É como um balão de ar quente, algo que está a subir através da parte mais profunda do nosso planeta”, explica o geofísico Vadim Levin, principal autor do estudo publicado no final de novembro na revista GeoScienceWorld.

Os cientistas descobriram uma anomalia térmica de centenas de graus, muito mais quente do que as rochas do manto superior ao redor da região afetada. A bolha tem 400 quilómetros de diâmetro e está localizada a 200 quilómetros abaixo do nível do mar.

Uma vez que esta região não possui vulcões ativos, esta enorme acumulação é considerada um fenómeno geologicamente recente. Neste caso, isto significa que a bolha poderá crescer lenta e continuamente durante dezenas de milhões de anos.

Eventualmente, a bolha poderá alcançar a superfície e provocar o aparecimento de vulcões. No entanto, os cientistas afirmam que não há motivos para alarme, já que essa eventualidade está ainda longe de acontecer. “Provavelmente levará milhões de anos”, afirma Levin.

O próximo passo da equipa será entender o fenómeno ao pormenor, o que o provoca e como se desencadeia. Embora ainda haja muito por descobrir sobre esta bolha gigante de magma, os geofísicos garantem que estas descobertas desafiam o que pensavam saber sobre condições geológicas.

“Não esperava encontrar mudanças tão abruptas nas propriedades físicas abaixo desta região”, diz Levin. “A provável explicação aponta para um regime muito mais dinâmico por baixo desta área antiga e geologicamente silenciosa”.

Em suma, não vale a pena para já grandes preocupaçoes com esta bomba de magma subterrânea, quando o supervulcão de Yellowstone está mesmo ali ao lado – ou quase.

ZAP // Science Alert» in https://zap.aeiou.pt/ha-uma-bomba-de-magma-gigante-debaixo-dos-eua-184473

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover