12/12/17

F.C. do Porto - Foi a 12 de dezembro de 2004 que os Dragões bateram o Once Caldas no desempate por grandes penalidades, sendo o único clube em Portugal que pode orgulhar-se de ter duas Taças Intercontinentais.



«O FC PORTO SAGROU-SE BICAMPEÃO MUNDIAL DE CLUBES HÁ 13 ANOS

Foi a 12 de dezembro de 2004 que os Dragões bateram o Once Caldas no desempate por grandes penalidades.

Só há um clube em Portugal que pode orgulhar-se de ter a Taça Intercontinental no respetivo museu: o FC Porto. E pode orgulhar-se a dobrar, pois conquistou o troféu em causa por duas vezes, primeiro em 1987 e depois em 2004. Ora, esta terça-feira, dia 12 de dezembro, cumprem-se 13 anos desde que o FC Porto se sagrou bicampeão mundial de clubes.

E sim, o FC Porto é bicampeão mundial de clubes, uma vez que, em outubro deste ano, a FIFA passou a reconhecer oficialmente todos os vencedores da Taça Intercontinental como campeões do mundo de clubes. A 12 de dezembro de 2004, na qualidade de campeão europeu em título, o FC Porto defrontou os colombianos do Once Caldas no Estádio Internacional de Yokohama, no Japão.

Depois de um arreliador 0-0 durante os 90 minutos e prolongamento, pese embora as muitas oportunidades de golo criadas pelas Dragões, a decisão quanto ao vencedor do troféu chegou da marca de grande penalidade. Já se sabe que a lotaria pode sair a qualquer um, mas também exige competência: o FC Porto foi o feliz contemplado, com um 8-7 selado por Pedro Emanuel, pouco depois daquele olhar que nenhum portista esquecerá.

Esta foi a equipa do FC Porto: Vítor Baía (Nuno Espírito Santo, 102m); Seitaridis, Jorge Costa, Pedro Emanuel e Ricardo Costa; Costinha, Maniche e Diego; Derlei (Carlos Alberto, 70m), McCarthy e Luís Fabiano (Quaresma, 78m).» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Ha-13-anos-o-FC-Porto-sagrou-se-bicampeao-mundial-de-clubes.aspx


(Porto FC 0-0 Once Caldas (Pen. 8-7) | Copa Intercontinental 2004)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover