07/12/17

Desporto Futebol CR7 - A atravessar um mau momento de forma o capitão da seleção portuguesa recebeu pela quinta vez a distinção de melhor do mundo pela France Football que, assim, fecha uma década, de igual para igual, com Lionel Messi.



«Mais uma Bola de Ouro para o Cristiano. Esta, pelos velhos tempos

A atravessar um mau momento de forma o capitão da seleção portuguesa recebeu pela quinta vez a distinção de melhor do mundo pela France Football que, assim, fecha uma década, de igual para igual, com Lionel Messi.

A FIFA disse-o em outubro e, apesar do recente divórcio, a France Football não a contradisse: Cristiano Ronaldo foi o melhor futebolista do mundo em 2017.

O anúncio foi feito em plena Torre Eiffel, em Paris, com Ronaldo a aparecer risonho a segurar a sua quinta bola de ouro.

"É claro que me sinto muito feliz", disse o craque, quando questionado sobre o que sentia neste momento de consagração. Ronaldo agradeceu ao Real Madrid e "a todos os que contribuíram para eu [Ronaldo] estar em grande forma este ano" e salientou que os troféus "também ajudam a ganhar bolas de ouro".

E não é difícil perceber porquê da distinção. Este ano, civil, CR7 conquistou a Liga dos Campeões, a Liga Espanhola, a Supertaça Europeia e a Supertaça Espanhola (e ainda pode conquistar com o Real Madrid o Mundial de Clubes).

Mais: marcou 38 golos e assistiu por colegas por 9 vezes.

Em uníssono a instituição que tutela o futebol mundial e a publicação que é uma das maiores referências da imprensa desportiva fecharam uma década de Cristiano Ronaldo - Lionel Messi. Foram cinco Bolas de Ouro para cada lado.

Cristiano em Espanha, Ronaldo na Europa

O galardão atribuído ao português pelo segundo ano consecutivo acontece num momento atípico da carreira do capitão da seleção portuguesa. Ronaldo atravessa uma seca de golos no campeonato - em 10 jogos marcou apenas dois -, o que, conjugado com o mau momento de forma da equipa, valeu ao campeão espanhol em título uma descida do topo para o quarto lugar na tabela classificativa.

O craque português destoa do Cristiano Ronaldo do ano passado, poupado e usado cirurgicamente por Zidane, treinador merengue que conseguiu tirar o melhor do português e assim elevar o clube.

Em relação à época passada, com o mesmo número de jogos, tem apenas menos um golo marcado, numa temporada que culminaria com a conquista da Bola de Ouro, muito conseguida também pelo empurrão dado pela conquista do Campeonato da Europa de seleções.

Com 18 jogos, em 2014/15, ano em que o craque português conquista a sua quarta Bota de Ouro, Ronaldo tinha já 26 golos marcados. Nos dois anos anteriores, em que foi considerado o melhor do mundo, com o mesmo número de jogos disputados CR7 somava 25 golos (2013/14) e 19 golos (2012/13).

Mas se no campeonato Cristiano está mal na vizinha Espanha, na Europa Ronaldo continua a ser… Ronaldo. Embalado por uma segunda conquista consecutiva da Liga dos Campeões pelo Real Madrid - algo inédito no atual formato da competição - o português carimbou esta quarta-feira mais um recorde pessoal ao marcar em todos os seis jogos da fase de grupos, fazendo um total de 9 golos.

A Europa parece ser o campo preferido do extremo que nas últimas cinco edições da ‘Champions’ foi coroado melhor marcador da competição em quatro ocasiões (2012/13, 2013/14, 2015/16 e 2016/17).

O fim de uma década, de cinco para cinco

Com a conquista da quinta Bola de Ouro, em consonância com prémio The Best também atribuído este ano pela FIFA ao português, o craque do Real Madrid iguala a prateleira do argentino Lionel Messi com cinco distinções.

Depois da vitória de 2007 do brasileiro Kaká, então no AC Milan, Ronaldo e Messi ganharam todos os prémios de melhor do ano da FIFA, o português em 2008, 2013, 2014, 2016 e 2016/17 e o argentino de 2009 a 2012 e em 2015.

Os dois ocuparam, aliás, sempre os dois lugares mais altos do pódio, com exceção para 2010, em que Messi venceu secundado pelos campeões do Mundo e companheiros de equipa Iniesta e Xavi, com o ‘capitão’ da seleção lusa apenas na sexta posição.

De resto, e depois do terceiro lugar de 2007, Cristiano Ronaldo, que se estreou a ganhar o prémio ainda como jogador do Manchester United, foi sempre primeiro ou segundo.

Por seu lado, o brasileiro Neymar soma dois terceiros lugares, em 2015 e 2016/17, como jogador do FC Barcelona. O espanhol Fernando Torres (2008), o francês Frack Ribéry (2013), o guarda-redes alemão Manuel Neuer (2014) e o francês Antoine Griezmann (2016) foram os outros jogadores que conseguiram chegar ao pódio.» in https://24.sapo.pt/desporto/artigos/mais-uma-bola-de-ouro-para-o-cristiano-esta-pelos-velhos-tempos


(CRISTIANO RONALDO VENCE A 5 BOLA DE OURO E EMPATA COM MESSI 23/10/2017)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover