18/11/17

Música Rock - Malcolm Young, lendário guitarrista e um dos fundadores dos AD/DC, morreu com 64 anos.



«Morreu Malcolm Young, fundador e guitarrista dos AC/DC

Malcolm Young, lendário guitarrista e um dos fundadores dos AD/DC, morreu com 64 anos.

Malcolm Young, músico que fundou os AC/DC com Angus Young, morreu este sábado, 18 de novembro, aos 64 anos. A notícia já foi confirmada pela banda australiana através das redes sociais.

Guitarrista, vocalista e compositor, estava afastado dos palcos desde 2014, altura em foi confirmado que sofria de demência. O músico, nascido em Glasgow,  sofreu ainda de um cancro nos pulmões e de um problema cardíaco. Para já, as causas da morte ainda não foram confirmadas.

"É com profunda tristeza que anunciamos que Malcom Young partiu. Era, com Angus, um dos fundadores e criadores dos AC/DC. A sua enorme dedicação e empenho fizeram dele a força motriz da banda. Como guitarrista e compositor, era um visionário, um perfeccionista e um homem único", disse a banda no comunicado partilhado no Facebook.

"Ele dizia exatamente o que queria e tinha muito orgulho em tudo o que se empenhava. A lealdade que tinha para com os fãs era insuperável", relembram os músicos.

Em declarações ao SBS da Austrália, a banda disse ainda que Malcolm Young morreu pacificamente este sábado rodeado pela sua família.

Segundo o jornal o Metro, a família também confirmou a morte do músico. "É com muita pena que informamos que morreu Malcolm Young,  marido, pai, avô e irmão. Malcolm sofria de demência há alguns anos e morreu pacificamente no sábado com a família ao seu lado", disse a família, pedindo ainda que, em vez de flores, os fãs do músico fizessem doações para o Exército de Salvação.

"Como seu irmão é difícil expressar em palavras o que ele significou para mim durante a minha vida, o laço que tínhamos era único e muito especial. Ele deixa para trás um enorme legado que vai viver para sempre". Bom trabalho, Malcolm", frisou o seu irmão Angus, líder dos AC/DC.

Malcolm, que fez parte dos AC/DC desde 1973 até à sua saída, em 2014,  foi autor de alguns dos alguns dos riffs mais celebres da banda australiana, sendo considerado um dos melhores guitarrista do Rock n' Roll.

Em 2005, Dave Mustaine, dos Megadeth,  frisou que Malcolm era "um dos melhores guitarristas-ritmo do mundo".

Em 2014, depois de 40 anos nos AC/DC, Malcolm deixou a banda devido a problemas de saúde, tendo atuado pela última vez com a banda australiana em 2010, em Bilbau (Espanha), no âmbito da digressão de "Black Ice".

Depois de abandonar os palcos, o músico foi internado numa casa de repouso em Sydney, especializada em demência, condição de que sofria.

Malcolm foi substituído nos AC/DC por Stevie, o sobrinho de Angus Young.

"Nós sentimos a falta de Malcolm, obviamente", disse o vocalista dos AC/DC, Brian Johnson , em julho de 2014. "Ele é um lutador. Ele está no hospital, mas ele é um lutador. Nós temos estamos a fazer figas para que ele fique bem novamente ... Stevie, o sobrinho de Malcolm, foi magnífico, mas quando estás a gravar com este assunto na cabeça e o seu companheiro de trabalho não está bem, é difícil", frisou o músico, citado pela revista Rolling Stone.

Os irmãos Young perderam o irmão mais velho George , o guitarrista dos Easybeats, produtor e mentor de longa data dos AC/DC, em outubro, aos 70 anos.

Os AC/DC, fundados em Sidney, em 1973, pelos irmãos Malcom e Angus Young, são ainda hoje uma das bandas 'hard rock' de maior sucesso internacional. No entanto, da formação original já só subsiste o guitarrista Angus Young.

Ao longo da carreira, os australianos já lançaram 15 discos, sendo o mais recente "Rock or Bust" (2014). "Highway to Hell", "You Shook Me All Night Long", "Rock and Roll Ain't Noise Pollution", "Heatseeker" e "Thunderstruck" são alguns dos maiores sucessos da banda.

Em 2016, a banda passou por Lisboa, com Axl Rose no lugar do vocalista Brian Johnson. Os concertos anteriores dos AC/DC em Portugal aconteceram em julho de 1996, no Estádio do Restelo, e a 3 de junho de 2009, no estádio Alvalade XXI, ambos em Lisboa.» in http://mag.sapo.pt/showbiz/artigos/morreu-malcolm-young-fundador-e-guitarrista-dos-acdc


(Malcolm Young - AC/DC - BEST MOMENTS HD)


(AC DC Guitars game between Malcolm and Angus Young)


(Angus Young Best Solo Ever!)


AC/DC - "Let There Be Rock" - (from Live at River Plate)


"Let There Be Rock
AC/DC

In the beginning
Back in nineteen fifty-five
Man didn't know about a rock 'n' roll show
And all that jive
The white man had the smoltz
The black man had the blues
No one knew what they was gonna do
But Tchaikovsky had the news
He said
Let there be sound
There was sound
Let there be light
There was light
Let there be drums
There was drums
Let there be guitar
There was guitar
Oh, Let there be rock
And it came to pass
That rock 'n' roll was born
All across the land every rockin' band
Was blowing up a storm
And the guitar man got famous
The businessman got rich
And in every bar there was a super star
With a seven year itch
There were fifteen million fingers
Learning how to play

And you…"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover