23/11/17

Liga dos Campeões: Besiktas 1 vs F.C. do Porto 1 - Golo de Felipe valeu empate frente ao Besiktas, no jogo da quinta jornada da Liga dos Campeões.



«DRAGÕES SAEM DO INFERNO COM “OITAVOS” À VISTA

Golo de Felipe valeu empate frente ao Besiktas (1-1), no jogo da quinta jornada da Liga dos Campeões.

O FC Porto manteve a tradição e voltou a sair vivo do estádio do Besiktas. Desta vez não ganhou, como nas duas últimas deslocações (2007/08 e 2010/11), mas leva de Istambul um empate (1-1), passando agora a somar sete pontos no grupo G, menos quatro do que os bicampeões turcos, primeiros classificados. Os Dragões, que com este resultado garantem pelo menos a Liga Europa, mantêm-se no segundo lugar, com sete pontos, e qualquer que seja o resultado do Mónaco-Leipzig apenas dependem de si para garantir essa posição e o apuramento para os oitavos de final. Na última jornada (6 de dezembro, 19h45), o Mónaco visita o Dragão.

Sérgio Conceição apostou num onze com cinco caras novas relativamente àquele que alinhou de início frente ao Portimonense (3-2​), para a Taça de Portugal: José Sá voltou à baliza, Herrera e Sérgio Oliveira regressaram ao meio-campo e Brahimi recuperou o lugar no ataque, fazendo companhia a Aboubakar e a Ricardo, que deixou a vaga na defesa para ser ocupada por Maxi.

Entraram melhor os turcos, empurrados pelo ambiente frenético e ensurdecedor criado pelos seus adeptos e exercendo uma forte pressão, o que fazia com que o FC Porto experimentasse algumas dificuldades na primeira fase de construção, perdendo a bola em zonas perigosas do campo. Os Dragões saíram ilesos desta fase de maior aperto e, gradualmente, foram assentando o seu jogo, aproximando-se da baliza de Fabri até se adiantarem no marcador: livre estudado entre Alex Telles e Ricardo, com o internacional português a cruzar rasteiro para a área, onde apareceu Felipe, solto de marcação, a rematar de primeira para o fundo da baliza (29m) - foi o décimo golo azul e branco nesta edição da Champions, o sétimo na sequência de um lance de bola parada, que já é uma das imagens de marca da equipa.

O Besiktas respondeu logo a seguir, num remate de Quaresma a que José Sá respondeu com uma bela defesa. Era, no entanto, o FC Porto quem estava por cima nesta altura e quem esteve mais próximo de um novo golo: Aboubakar teve-o nos pés, mas não deu a melhor resposta a um cruzamento bem medido de Ricardo. "Quem não marca, arrisca-se a sofrer" é uma velha máxima do futebol e foi o que acabou por acontecer, com as águias negras a chegar ao empate, por intermédio de Talisca, ainda antes do intervalo (41m)

Os turcos regressaram do balneário diferentes, não apenas porque a troca de Tosic por Medel fez melhorar claramente a sua transição defensiva, mas também porque se apresentaram com um bloco muito mais pressionante, tal como tinha acontecido no início da primeira parte. A mudança de estratégia de Senol Günes deixou o FC Porto desconfortável e a falhar muitos passes que davam origem a ataques perigosos dos turcos: primeiro Babel atirou ao poste (58m) e logo a seguir foi Quaresma a rematar para mais uma grande defesa de Sá (61m).

Acabou aí o sufoco dos Dragões, que conseguiram estabilizar o seu jogo, reequilibrar as operações e ainda pôr os turcos em sentido, quando Ricardo, dentro da área e em boa posição, rematou ao lado da baliza de Fabri (62m) e depois quando um desvio de cabeça de Marcano não errou o alvo por muito (85m). Foi o último lance de registo de uma partida da qual o FC Porto saiu com um ponto que pode ser determinante para as suas aspirações na competição maior de clubes na Europa.

VER FICHA DE JOGO» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/2017%20-%202018/dragoes-saem-vivos-do-inferno-11-21-2017.aspx


(BESIKTAS vs PORTO 1 1 All goals & Highlights English Commentary 21 11 2017 HD 1080P YouTube)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover