10/11/17

Ambiente e Ecologia - A seca extrema está a deixar o rio Douro com níveis de água muito abaixo do normal, nesta época do ano, e a nascente em Espanha está completamente seca.



«Nascente do Douro secou

A seca extrema está a deixar o rio Douro com níveis de água muito abaixo do normal, nesta época do ano, e a nascente em Espanha está completamente seca. Uma situação que está a afectar a qualidade da água para consumo humano e que deve vir a encarecer o seu preço.

O jornal El Mundo avançou, nesta semana, que nos Picos de Urbión, em Espanha, a nascente do rio Douro secou por completo. Um sinal preocupante e que reflecte a situação de seca extrema que se vive em toda a Península Ibérica.

O caudal do rio Douro revela essa falta de água, num Outono particularmente quente e sem chuva. E a seca está a complicar “a renovação dos caudais”, o que provoca uma degradação da qualidade da água.

A Águas do Douro e Paiva, que capta e trata as águas na região do Grande Porto, já está a gastar mais dinheiro nesse tratamento, conforme apurou o Jornal de Notícias (JN).

E se a situação persistir, com os custos a aumentarem, os preços pagos pelos consumidores de água vão também aumentar.

O investigador Adriano Bordalo e Sá, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), no Porto, explica ao JN que a falta de renovação dos caudais do rio Douro provoca “uma degradação muito intensa da qualidade da água“, o que provoca resultados “tremendos e desastrosos”.

“Havendo menos água, também existe uma menor diluição de todos os contaminantes”, refere Bordalo e Sá, realçando que isso pode “levar ao aparecimento das cinobactérias” que “são tóxicas, inclusivamente para as pessoas”.

O investigador também refere que “é da Barragem de Crestume-Lever,no Porto, que sai a água para abastecer quase 20% da população portuguesa“. Ora, “piorando a sua qualidade, o tratamento terá de ser mais complexo e com maiores custos” e “obviamente, alguém vai ter de pagar isso”, conclui Bordalo e Sá.» in https://zap.aeiou.pt/nascente-do-douro-secou-179642


(Nascente do rio Douro sem água devido à seca extrema)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover