07/11/17

Ambiente e Ecologia - A agência norte-americana para o espaço e a aeronáutica (NASA) confirma que o buraco da camada de ozono sobre a Antártida encolheu para o menor tamanho desde 1988.



«Buraco da camada do ozono está mais pequeno

As contas são da NASA e dão conta de uma melhoria que não era sentida desde há quase 30 anos.

A agência norte-americana para o espaço e a aeronáutica (NASA) confirma que o buraco da camada de ozono sobre a Antártida encolheu para o menor tamanho desde 1988.

O buraco na camada protectora de ozono da Terra atingiu o seu máximo a 11 de Setembro: atingiu 19,6 milhões de quilómetros quadrados.

Um cientista da NASA, Paul Newman, afirmou que as condições tempestuosas na atmosfera superior aqueceram o ar e impediram que os químicos cloro e bromo 'comessem' o ozono.

Newman afirmou que estas são boas notícias e adiantou que a baixa verificada este ano tem causas naturais, mas que está no topo de melhorias pequenas mas contínuas, resultantes provavelmente de um tratado de 1987 que limitou a produção e consumo de substâncias químicas destruidoras do ozono.

O ozono é uma combinação de três átomos de oxigénio. A camada de ozono protege a Terra dos raios ultravioletas que provocam cancro da pele, danos em colheitas e outros problemas.» in http://rr.sapo.pt/noticia/97354/buraco-da-camada-do-ozono-esta-mais-pequeno?utm_source=rss


(Small Ozone Hole Caused by Warm Winter Air)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover