03/10/17

Justiça Portuguesa - A nova regra entrou esta semana em vigor apesar de haver muitos serviços que continuam a exigir a fotocópia do Cartão de Cidadão.



«Fotocópias ao Cartão de Cidadão podem dar multas de 750 euros

A nova regra entrou esta semana em vigor apesar de haver muitos serviços que continuam a exigir a fotocópia do CC.

São muitos os serviços que continuam a pedir a fotocópia do cartão de cidadão, mesmo depois de ter sido publicado em junho deste ano, em Diário da República, a proíbição de reprodução do documento identificativo.

No entanto a medida só entrou em vigor esta segunda-feira, juntamente com as outras alterações previstas, referentes a validade, custo e renovação. A partir de agora "é interdita a reprodução do cartão de cidadão em fotocópia ou qualquer outro meio sem consentimento do titular, salvo nos casos expressamente previstos na lei ou mediante decisão de autoridade judiciária", pode ler-se no diploma criado pela Comissão Nacional de Proteção de Dados.

O objectivo da medida é evitar a usurpação de identidade dos cidadãos. Para quem não cumprir as novas regras poderá estar sujeito a uma multa entre 250 e 750 euros. No entanto é possível o titular autorizar a reprodução do seu Cartão de Cidadão, mediante um documento escrito.» in https://ionline.sapo.pt/583017

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover