26/09/17

F.C. do Porto Efemérides - Cumprem-se esta terça-feira exatamente treze anos e quatro meses (ou, se quiser, 4.871 dias) sobre o único confronto oficial entre FC Porto e Mónaco, que não poderia ter sido mais saboroso para os Dragões: a vitória por 3-0, em Gelsenkirchen, valeu a segunda Taça dos Campeões Europeus, em 2004.



«TREZE ANOS DEPOIS, UM NOVO DUELO

FC Porto joga esta terça-feira frente ao Mónaco, o adversário da final da Liga dos Campeões de 2004, em Gelsenkirchen.

Cumprem-se esta terça-feira exatamente treze anos e quatro meses (ou, se quiser, 4.871 dias) sobre o único confronto oficial entre FC Porto e Mónaco, que não poderia ter sido mais saboroso para os Dragões: a vitória por 3-0, em Gelsenkirchen, valeu a segunda Taça dos Campeões Europeus, em 2004. A segunda partida entre estes clubes, a contar para a segunda jornada do grupo G da Liga dos Campeões, arranca às 19h45 de Portugal Continental (transmissão na RTP 1 e na Sport TV 1) e será antecipada no Porto Canal, a partir das 18h00, seguida em tempo real na app oficial do FC Porto e no Twitter e acompanhada no Facebook e no Instagram. Após o apito final, faz-se a análise da partida no Porto Canal e em www.fcporto.pt, com a crónica e as declarações do treinador e de outros intervenientes.

O historial de confrontos é, como já escrevemos, limitado – há ainda registo de um particular no Estádio do Dragão, a 18 de julho de 2009, que os azuis e brancos venceram por 3-0, com golos de Lukman Haruna, na própria baliza, Mariano González e Fredy Guarín –, mas nem por isso há poucas ligações entre os dois clubes. As principais dizem respeito a dois jogadores do Mónaco – treinado pelo português Leonardo Jardim – que já vestiram de azul e branco: João Moutinho e Radamel Falcao. Ambos saíram do Porto com muitos títulos, incluindo uma Liga Europa, e uma ligação forte ao clube: o médio português foi campeão nacional nos três anos em que vestiu de azul e branco e o avançado colombiano apontou 72 golos em partidas oficiais e impôs-se na Europa pela porta do Dragão. É de registar igualmente a presença de outro português (Rony Lopes) e de um suíço que jogou dois anos e meio em Portugal (o guarda-redes Diego Benaglio) no plantel dos monegascos, uma equipa cuja dinâmica Sérgio Conceição e Ricardo Pereira conhecem particularmente bem – o treinador orientou o Nantes na época passada e o lateral alinhava no Nice, ali bem perto do principado.

Os tais 13 anos (e mais um pozinhos) que passaram desde o confronto naquela final de 2004 na Alemanha podem apontar para o número do azar, mas talvez seja precisamente o momento para o FC Porto ter sorte no Mónaco. Já lá jogou por três vezes, sempre na discussão de Supertaças europeias e com o mesmo resultado, a derrota: em 2003 (com mesmo muito pouca sorte) frente ao Milan (0-1), no ano seguinte com o Valência (1-2) e em 2011 face ao Barcelona de Guardiola e Messi (0-2). Mas também há no plantel quem já tenha sido feliz no Estádio Luís II: Aboubakar marcou um dos golos com que o Lorient bateu o Mónaco (2-1), já então treinado por Leonardo Jardim, na primeira jornada da Liga francesa de 2014/15. Seria o último golo do camaronês pelo Lorient, porque duas semanas depois aterrou no Porto para assinar pelos Dragões.

Na conferência de imprensa de lançamento do jogo, que será dirigido pelo esloveno Slavko Vincic, Sérgio Conceição deixou a promessa de que os Dragões irão demonstrar a sua “grandeza”, após uma entrada em falso na prova, com uma derrota caseira frente ao Besiktas (1-3). Na lista de convocados, destaque para a inclusão de Otávio, que ficou de fora da receção ao Portimonense, na sexta-feira. Pode ainda ficar a conhecer melhor a história e palmarés do Mónaco neste artigo, adaptado da edição de setembro da Dragões.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/futebol-lancamento-monaco-fc-porto-2017-18.aspx


(FC Porto 3-0 AS Monaco)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover