12/09/17

Amarante Música - O guitarrista de Coimbra Joaquim Simões, de 22 anos, venceu a categoria principal do concurso do 3.º Festival Internacional de Guitarra de Amarante, com um prémio de cinco mil euros.



«Músico Joaquim Simões venceu Festival Internacional de Guitarra de Amarante

O guitarrista de Coimbra Joaquim Simões, de 22 anos, venceu a categoria principal do concurso do 3.º Festival Internacional de Guitarra de Amarante, com um prémio de cinco mil euros.

Em 2016, o jovem músico que há quatro anos estuda guitarra em Düsseldorf, na Alemanha, tinha ficado em segundo lugar no evento de Amarante.

Em declarações à Lusa no final do evento, o vencedor destacou a importância do prémio na construção da sua carreira.

"É um festival com uma organização excelente e tem sempre alguns dos melhores intérpretes a nível mundial", afirmou.

Joaquim Simões disse que o dinheiro do prémio irá ajudar nas despesas do seu mestrado.

Como vencedor da edição de 2017, ao músico de Coimbra caberá abrir o Festival Internacional de Guitarra de Amarante, em 2018, com um concerto.

"Estou ansioso, mas será uma grande honra tocar nesta sala", comentou.

Na categoria principal, o segundo classificado foi o guitarrista alemão Jerzy Chwastyk e o terceiro foi o italiano Marco Musso.

O festival terminou no domingo à noite, com um concerto de Jan Depreter, músico e compositor belga, vencedor de várias competições internacionais de guitarra clássica. Foi a estreia daquele guitarrista em Portugal. A sala de concertos do Centro Cultural de Amarante encheu, o que também tinha acontecido no sábado, com o concerto do guitarrista cubano Duo Melis.

Fonte da organização disse hoje à Lusa que o balanço do festival é muito positivo, destacando a participação de músicos de grande qualidade.

Para 2018, prometeu, o grande desafio será aumentar o valor do prémio principal, colocando-o ao nível dos melhores do mundo.

Este ano, no conjunto dos seis prémios atribuídos, um para cada escalão etário, o valor atingiu os 12 mil euros.

A organização do festival foi do Centro Cultural de Amarante, com o apoio da Câmara Municipal.» in http://www.dn.pt/lusa/interior/musico-joaquim-simoes-venceu-festival-internacional-de-guitarra-de-amarante-8762015.html


Joaquín Rodrigo - (Invocación y Danza)


(Fernando Sor por Joaquim Simões)


Sarabande e Tempo di Borea BWV 1002 - J.S.Bach

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover