30/08/17

Espaço - É já no dia 1 de setembro que o asteróide Florence passará pela Terra, com 4,35 km de diâmetro, o Florence vai passar a cerca de sete milhões de quilómetros do nosso planeta.



«Florence. O asteróide que vai passar “perto” da Terra
José Macário

É já no dia 1 de setembro que o asteroide Florence passará pela Terra. Com 4,35 km de diâmetro, o Florence vai passar a cerca de sete milhões de quilómetros do nosso planeta. A NASA considera que o asteróide passará "perto" do nosso planeta.

Chama-se Florence em honra da enfermeira Florence Nightingale e foi descoberto em março de 1981 pelo astrónomo norte-americano Schelte Bus, a partir do Observatório Siding Spring, na Austrália. A partir de 1 de setembro, o Florence passará a ser também o maior asteróide a passar tão “perto” da Terra desde que começou o programa de deteção e rastreamento de asteróides da NASA, na década de 1990.

“Perto” porque este asteroide, com 4,35 km de diâmetro, passará a sete mil milhões de quilómetros do nosso planeta, cerca de 14 vezes a distância da Terra à Lua, conforme afirma a NASA em comunicado. “Apesar de muitos asteróides conhecidos já terem passado mais perto da Terra do que o Florence, estima-se que todos eles fossem mais pequenos”, diz Paul Chodas, diretor do Centro para o Estudo dos Objetos Próximos da Terra da NASA, no mesmo comunicado.

Esta será uma oportunidade para os cientistas estudarem o Florence. A NASA tem planeada a recolha de imagens de radar do asteróide na Califórnia (EUA) e em Porto Rico, esperando assim conseguir conhecer o verdadeiro tamanho do asteroide e também detalhes da sua superfície.

Quem quiser poderá ver o Florence recorrendo a pequenos telescópios. O asteróide atravessará as constelações de Peixe Austral, Capricórnio, Aquário e o Golfinho. Desde 1890 que o Florence não passava tão perto da Terra. Esta passagem pelo nosso planeta será a mais próxima até depois de 2500.» in http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/florence-o-asteroide-que-vai-passar-perto-da-terra-202951


(Conferencia sobre el Asteroide observado por la NASA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover