16/08/17

Ciência - Uma equipa de investigadores descobriu, em sedimentos rochosos antigos na Austrália, indícios de como apareceram os primeiros animais na Terra, segundo um estudo publicado hoje na revista científica Nature.



«Como surgiram os primeiros animais na Terra? Estes investigadores começam a perceber a resposta

Uma equipa de investigadores descobriu, em sedimentos rochosos antigos na Austrália, indícios de como apareceram os primeiros animais na Terra, segundo um estudo publicado hoje na revista científica Nature.

Para chegarem a estes vestígios, cientistas da Universidade Nacional da Austrália extraíram dos sedimentos fósseis de moléculas de organismos.

"Estas moléculas dizem-nos que realmente [a vida] se tornou interessante há 650 milhões de anos. Foi uma revolução nos ecossistemas, foi o aumento [da concentração] de algas", afirmou o coordenador da equipa, Jochen Brocks, citado num comunicado da universidade.

Para o investigador, a grande quantidade de nutrientes nos oceanos e o arrefecimento da temperatura da superfície da Terra criaram as condições para a rápida disseminação das algas, que levou à transição dos oceanos dominados por bactérias para ecossistemas habitados por formas mais complexas de vida.

Jochen Brocks explicou que as algas, enquanto base da cadeia alimentar, "forneceram a energia necessária para a evolução dos ecossistemas complexos, onde animais cada vez maiores, incluindo os humanos, poderiam prosperar na Terra".

Antes disto acontecer, o planeta esteve coberto de gelo durante mais de 50 milhões de anos, de acordo com a teoria da 'Terra, bola de neve'.

"Grandes glaciares reduziram cordilheiras inteiras a pó que libertaram nutrientes. Quando a neve derreteu, durante um período de aquecimento global extremo, os rios conduziram torrentes de nutrientes para os oceanos", sustentou Brocks.» in http://24.sapo.pt/atualidade/artigos/como-chegaram-os-primeiros-animais-a-terra-estes-investigadores-comecam-a-perceber-a-resposta

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover