09/08/17

Arte Literatura - Lembro-me de Eduardo Malta, muito novo ainda, quase menino, que fez o retrato a óleo do Poeta e, para mim, fez uma boneca com jornais molhados e amassados com farinha que, depois, foi ao forno e ele pintou.


(Eduardo Malta, pintor)


«Lembro-me de Eduardo Malta, muito novo ainda, quase menino, que fez o retrato a óleo do Poeta e, para mim, fez uma boneca com jornais molhados e amassados com farinha que, depois, foi ao forno e ele pintou. Mas a boneca depressa se desfez. É dele também um desenho muito bonito que representa a aparição de Eleonor a Marânus, que Pascoaes ofereceu à irmã Maria da Glória.

Eduardo Malta voltou mais tarde a Pascoaes com a mulher para passar a lua-de-mel. Fez um lindo desenho da cabeça dela e ofereceu-o a minha mãe.

Mais tarde, veio o pintor Guilherme Pinto passar uns dias à Casa de Pascoaes para fazer o retrato do Poeta. Fez um belo óleo que depois vendeu para um centro literário da Galiza.

Mais tarde ainda, veio o pintor José Luís Brandão de Carvalho que também retratou o Poeta e fez ainda um bonito desenho de minha avó, a tricotar.

E ainda o pintor Albano Guedes de Almeida, director do Museu Grão-Vasco, em Viseu. Mas este limitou-se a pintar a paisagem.» in Fotobiografia "Na sombra de Pascoaes" de Maria José Teixeira de Vasconcelos.

Eduardo Malta.


(EDUARDO MALTA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover