23/08/17

Amarante Literatura - Leonardo Coimbra vinha muitas vezes com a mulher e o filho passar grandes temporadas na Casa de Pascoaes, era um companheiro incomparável, um amigo do coração.



«Leonardo Coimbra vinha muitas vezes com a mulher e o filho passar grandes temporadas na Casa de Pascoaes. Era um companheiro incomparável. Um amigo do coração.» in Fotobiografia "Na sombra de Pascoaes" de Maria José Teixeira de Vasconcelos.

Teixeira de Pascoaes e Leonardo Coimbra:
http://hdl.handle.net/10348/7543

"Leonardo Coimbra, fundador e vulto maior do movimento da Renascença Portuguesa, juntamente com Teixeira de Pascoaes, Jaime Cortesão, Raul Proença, António Sérgio, entre outros, e cuja filosofia criacionista assenta ela própria numa dupla dimensão estética, recupera a metafísica como garante primeiro e último de uma ontologia, dentro da qual concebe e expõe a natureza e o lugar da arte. Afirmamos dupla dimensão estética, já que, do ponto de vista formal, o discurso de Leonardo se apresenta sob uma égide dramatúrgica e poética, seja no léxico utilizado, seja na organização frásica e no emprego de uma linguagem poética; no conteúdo, o pensamento para o filósofo é matricialmente um acto criador, procurando Leonardo voluntariamente fazer da filosofia uma «estética da liberdade» e uma «moral da beleza»." in o essencial sobre Leonardo Coimbra

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover