05/08/17

Amarante Literatura - Em Junho de 1918, em nome do Institut de Estudios Catalans, Eugénio D'Ors convidou Teixeira de Pascoaes a ir a Barcelona fazer uma série de conferências sobre a poesia portuguesa.


(Álvaro o irmão mais novo do Poeta Teixeira de Pascoaes)


«Em Junho de 1918, em nome do Institut de Estudios Catalans, Eugénio D'Ors convidou Pascoaes a ir a Barcelona fazer uma série de conferências sobre a poesia portuguesa.

Pascoaes aceita. Acompanha-o seu irmão Álvaro. O peta convive com Fernando Maristany, tradutor dos seus poemas, com Frederico Garcia Lorca, Capdville, Paul Turrul, João Crexells, Enrique Jardi, André Rhodes - e muitos outros.

De Barcelona, Pascoaes escreveu-me um postal ilustrado, cheio de ternura, que me enchia de importância. Era a primeira vez na minha vida que recebia correio. Quando minha mãe acabou de me ler o maravilhoso postal, corri com ele para para a cozinha para o ler às criadas. Só então descobri que não sabia ler! Fiquei desolada e, no dia seguinte, quis por força ir para a escola. Só tinha cinco anos. Não fui aceite. Mas no ano seguinte lá fui para a escola de S. João de Gatão, montada numa jumenta que, durante o recreio, era a minha vítima e dos meus companheiros. Muitos anos depois, meus filhos repetiram a façanha, montando uma jerica, de nome Laurinda, mártir de mil tropelias.» in Fotobiografia "Na sombra de Pascoaes" de Maria José Teixeira de Vasconcelos.

http://www.poetryinternationalweb.net/pi/site/poet/item/4658/11/Teixeira-de-Pascoaes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover