26/08/17

Amarante Literatura - Ângelo César era um espírito superior, muito inteligente e muito culto e para Teixeira de Pascoaes era um amigo de todas as horas.



«Ângelo César vinha a Pascoaes também com a sua família. 

Trazia os quatro filhos. Crianças muito bonitas, muito doce e vivas. Estes quatro juntavam-se aos três meus primos, filhos do Tio João, e formavam um grupo encantador e perfeitamente endiabrado. Basta dizer que um dos seus divertimentos favoritos era passear as cabras pelos telhados da casa. Para isso tinham um acesso fácil pelo terreiro da cozinha. 

Ângelo César era um espírito superior, muito inteligente e muito culto. Foi um advogado famoso, escritor e dramaturgo e, sobretudo, um místico poeta. Era um amigo de todas as horas.» in Fotobiografia "Na sombra de Pascoaes" de Maria José Teixeira de Vasconcelos.

"António Cândido Franco tem dedicado desde 1977 um aprofundado estudo à obra de Teixeira de Pascoaes, sendo atualmente uma das maiores “autoridades” na matéria. Neste seu romance, “Viagem a Pascoaes”, Franco retoma os trilhos dessa obra ímpar da literatura portuguesa que é o “Duplo Passeio” de Teixeira Pascoaes, editado em 1942, em que o poeta faz em 1937 uma viagem na companhia de Ângelo César e de António Duarte que o levará a Travassos." in http://www.correiodoporto.pt/do-porto/teixeira-de-pascoaes


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover