10/07/17

Amarante Terceira Idade - A iniciativa é anual, "Idade de Ouro" e realiza-se a cada oito de julho, no Parque Florestal de Amarante, e visa evocar o dia da elevação da vila de Amarante à categoria de cidade, que aconteceu há 38 anos.



«Centenas celebraram a "Idade de Ouro" em almoço-convívio em Amarante

Maria Fernanda Monteiro, 72 anos, foi uma das centenas de pessoas que participaram no mega almoço-convívio batizado de "Idade de Ouro", em Amarante. E levou a a "Linda", a cadela rafeira com quem partilha um apartamento nas Torres de Santa Luzia.

A iniciativa é anual, realiza-se a cada oito de julho, no Parque Florestal de Amarante, e visa evocar o dia da elevação da vila de Amarante à categoria de cidade, que aconteceu há 38 anos.

"Estes dias são bons para o convívio. Revermos pessoas que não vemos todos os dias. Algumas, se não a maior parte delas, só as vimos de ano a ano por esta ocasião", explica a dona Maria, perante o olhar interessado da companheira Linda.

Como acontece todos os anos na mesma data, dia de feriado municipal, o repasto é oferecido pela câmara, como ponto alto da iniciativa destinada a todos os seniores do concelho, com o intuito de lhes proporcionar um dia de confraternização, partilha e reencontro entre amigos.

Todos os participantes tiveram direito a fazer, se assim o pretendessem, rastreios da diabetes, medição da tensão arterial e testes de memória. Foi, ainda, disponibilizada informação sobre os cuidados a ter com a alimentação e a importância da prática regular de exercício físico, ação levada a cabo por enfermeiros do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa e do Agrupamento de Centros de Saúde Tâmega I - Baixo Tâmega.

Antes do almoço, as hostes começaram a ser "aquecidas" pelo grupo de Bombos de Jazente, cuja animação é muito apreciada pelos amarantinos. Basta lembrar os despiques por alturas das festas concelhias. Depois do almoço entrou a cena a Banda Musical de Amarante.

O programa previa o encerramento dos festejos com um concerto da Orquestra do Norte, às 22 horas, no Claustro dos Paços do Concelho, sob a direção maestro Fernando Marinho.

Depois deste dia em cheio, Maria (e muitos outros) volta à rotina solitária. Sempre que não é vista pela vizinhança, lá vai a GNR bate-lhe à porta perguntar se está tudo bem. Paga a uma tarefeira para lhe arranjar a casa e para fazer as refeições para ela e para a cadela que, "por ser tão linda", passou a chamar-se assim.» in http://www.jn.pt/local/noticias/porto/amarante/interior/centenas-celebraram-a-idade-de-ouro-em-almoco-convivio-em-amarante-8623364.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover