16/06/17

Mundo - Esta pequena colina, situada nos arredores da cidade de Siauliai, no norte da Lituânia, é um lugar impressionante, simultaneamente místico e cativante.



«A IMPRESSIONANTE COLINA DAS CRUZES NA LITUÂNIA

Esta pequena colina, situada nos arredores da cidade de Siauliai, no norte da Lituânia, é um lugar impressionante, simultaneamente místico e cativante. Nela amontoam-se centenas de milhares de cruzes, sobrepostas entre si numa aparente desorganização, deixadas ao longo de centenas de anos por peregrinos.

Passaram-se 27 anos desde a separação deste estado báltico face à extinta União Soviética. Cerca de 80% da sua população de quase três milhões de habitantes é católica e a religião desempenhou, ao longo da história do país, um importante papel.

Pensa-se que a primeira cruz terá sido aqui colocada em 1831, na sequência da revolta armada contra o domínio russo do território. Esta revolta foi violentamente esmagada e o território anexado ao então Império Russo. Incapazes de localizar os corpos dos seus entes queridos, que tinham perdido a vida no levantamento armado, as famílias começaram então a deixar cruzes em sua homenagem.

A colina adquiriu um significado especial durante o período soviético, quando a colocação de cruzes não era tolerada, tornando-se um lugar proibido, de oposição simbólica à ideologia soviética.

Quase 250 mil lituanos foram mortos ou exilados durante os anos de chefia de Estaline, instigando a que mais e mais cruzes fossem colocadas na Colina. Agentes no KGB foram destacados para o local de forma a impedir que a população colocasse novas cruzes, à revelia das ordens dadas e por três vezes a colina foi arrasada pela polícia secreta, sendo novamente reconstruída pelos esforços da população. Obstinadamente, as pessoas traziam cruzes durante a noite, ignorando os perigos, proibições e perseguições das autoridades.

Através das cruzes e da religião, este local era uma forma de luta. A arte de esculpir cruzes em madeira nunca esmoreceu e é hoje um dos mais tradicionais artesanatos lituanos, reconhecido pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Foto principal: Gorshkov13 | Dreamstime.com» in http://viagens.sapo.pt/viajar/viajar-mundo/artigos/a-impressionante-colina-das-cruzes-na-lituania

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover