20/06/17

História Paleontologia - Egiptólogos suíços reanalisaram um dedo de pé em madeira com cerca de 3.000 anos e concluíram que pode ser uma das próteses humanas mais antigas, informou hoje a Universidade de Basileia em comunicado.



«Dedo de pé em madeira com 3.000 anos pode ser uma das próteses mais antigas

Egiptólogos suíços reanalisaram um dedo de pé em madeira com cerca de 3.000 anos e concluíram que pode ser uma das próteses humanas mais antigas, informou hoje a Universidade de Basileia em comunicado.

A prótese, examinada com técnicas de microscopia moderna e tecnologia de raios-X e tomografia computorizada, pertencia a uma mulher e foi descoberta no antigo cemitério egípcio da elite social de Sheikh 'Abid el-Qurna, perto da cidade de Luxor.

Especialistas das universidades de Basileia e de Zurique, ambas na Suíça, e do Museu Egípcio, no Cairo, onde se encontra guardado o achado arqueológico, sugerem que o dedo de madeira foi adaptado várias vezes ao pé da sua portadora, a filha de um sacerdote.

Os investigadores conseguiram identificar os materiais usados na prótese ortopédica e o método a partir do qual foi produzida.

Segundo o estudo, o dedo artificial indica que o artesão que a fabricou estava familiarizado com a anatomia humana.

Por outro lado, o facto de a prótese ter sido feita de forma meticulosa indicia que a mulher que a usava valoriza a estética e o conforto.» in http://24.sapo.pt/vida/artigos/dedo-de-pe-em-madeira-com-3-000-anos-pode-ser-uma-das-proteses-mais-antigas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover