07/04/17

F.C. do Porto Basquetebol: F.C. do porto 84 vs Oliveirense 74 - Dragões venceram formação de Oliveira de Azeméis na sexta jornada da segunda fase, e continuam na frente.



«LIDERANÇA SEGURA COM TRIUNFO SOBRE OLIVEIRENSE

Dragões venceram formação de Oliveira de Azeméis na sexta jornada da segunda fase, por 84-74.

A equipa de basquetebol do FC Porto venceu na noite de quinta-feira a Oliveirense, por 84-74, na sexta jornada da segunda fase da Liga Portuguesa de Basquetebol. Esta vitória mantem os Dragões na liderança do campeonato, com dois pontos de vantagem sobre o duo perseguidor Benfica e Vitória de Guimarães. No calendário segue-se agora uma deslocação a Lisboa para jogar o clássico frente ao Benfica. A partida no Pavilhão da Luz, relativa à sétima jornada da segunda fase, está agendada para o dia 14 de abril (15h30).

Foi uma partida bem disputada aquela a que se assistiu no Dragão Caixa, com índices de agressividade, em especial do lado forasteiro, a roçarem os limites: que o diga Elvis Évora, que sensivelmente ao terceiro minuto escapou incólume a uma expulsão após um lance com Pedro Bastos.

Casos à parte, e falando no verdadeiro basquetebol, foram os portistas que mandaram nos instantes iniciais, cavando um parcial de 7-2 nos tais três minutos de jogo. Uma defesa agressiva, assente numa grande pressão, foi a chave para a boa entrada dos azuis e brancos, que tiveram em Nick Washburn o homem dos pontos – marcou 12 dos primeiros 15 da equipa e foi o principal responsável pela vantagem no final do primeiro quarto (19-17).

O segundo período trouxe um jogo menos pensado de parte a parte e a grande beneficiada foi a equipa da Oliveirense, que aproveitou para fazer um parcial de 7-0 e assumir o comando da partida após 15 minutos de jogo. Mas menos de um minuto foi o que durou essa única vantagem, já que os Dragões reassumiram a liderança bem perto do intervalo, para chegar ao descanso com 33-32 favorável.

A melhor versão do FC Porto apareceu após o reatamento e com ela a maior vantagem na partida. Três triplos consecutivos, bem como um acerto assinalável na defesa, ajudaram a cavar uma vantagem de 19 pontos com pouco mais de três minutos para jogar no terceiro período, que terminou com um parcial de 32-19. Esteve aqui a chave da vitória dos campeões nacionais, que chegaram com vantagem de 14 pontos aos derradeiros 10 minutos.

Embora a qualidade de Oliveirense não aconselhasse a descompressão, o quarto período acabou por ser um exigente teste de gestão do marcador para os jogadores de Moncho López. Tiveram o mérito de nunca se desligarem da partida, apesar da confortável vantagem, e foram premiados com um triunfo (84-74) difícil, mas saboroso, que deixa a liderança segura por dois pontos.

No final da partida, o treinador Moncho López destacou o bom jogo dos seus jogadores, elogiando a capacidade de controlo emocional e de trabalho para ganharem uma partida muito difícil: “Jogámos bem dentro e fora, quer os grandes, a contruírem o espaço, quer os pequenos, que na segunda parte tiveram uma melhor percentagem de lançamento. Defensivamente estivemos bem, talvez a única lacuna foi a recuperação defensiva, que nos fez sofrer alguns pontos de contra-ataque”, disse.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-OLIVEIRENSE, 84-74
Liga Portuguesa de Basquetebol, fase 2, 6.ª jornada
6 de abril de 2017
Dragão Caixa, Porto

Árbitros: Carlos Santos, Paulo Marques e Rui Ribeiro

FC PORTO: Nick Washburn (14), Sasa Borovnjak (18), Brad Tinsley (9), José Silva (14) e Pedro Bastos (6)
Jogaram ainda: Miguel Queirós (3), André Bessa (4), João Grosso, Miguel Miranda (5) e Jeff Xavier (11)
Treinador: Moncho López

OLIVEIRENSE: Elvis Évora (10), Rui Coelho (5), Arnette Hallman (8), João Abreu (7) e James Ellisor (16)
Jogaram ainda: Carlos Morris (6), Renato Azevedo (2), Sergi Brunet e Justin Reynolds (7)
Treinador: José Ricardo

Ao intervalo: 33-32
Parciais: 19-17, 14-15, 32-19, 19-23» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/basquetebol-fc-porto-oliveirense-6jor-2fase-lpb.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover