24/04/17

Ambiente e Ecologia - A Câmara de Arouca está a desenvolver, com cerca de 70 proprietários do concelho, um projecto-piloto que visa criar um corredor florestal de 12 quilómetros apenas com árvores autóctones mais resistentes ao fogo do que o eucalipto.



«Projecto-piloto. “Cortina de árvores” com 12 km cria protecção contra incêndios

Câmara de Arouca cria corredor florestal com cinco espécies mais resistentes às chamas.

A Câmara de Arouca está a desenvolver, com cerca de 70 proprietários do concelho, um projecto-piloto que visa criar um corredor florestal de 12 quilómetros apenas com árvores autóctones mais resistentes ao fogo do que o eucalipto.

Segundo revelou à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal, o projecto, a ser monitorizado ao longo de dez anos, arrancará em Setembro com a plantação de cerca de 80 mil árvores dispostas por uma faixa de terreno com 10 metros de largura a partir da estrada, no percurso entre o centro da vila e os passadiços do Paiva.

"Vamos usar cinco espécies de árvores autóctones que são mais resilientes e não deixam crescer grande vegetação sob as suas copas - sobreiros, castanheiros, bétulas, cerejeiras e carvalhos - e depois assumiremos a gestão deste corredor ao longo de dez anos, antes de devolvermos essa responsabilidade aos proprietários", explicou José Artur Neves.

"Nos nossos contactos com os donos dos terrenos, 99% deles mostraram-se entusiasmados com o projecto e só um é que se recusou a participar, por preferir plantar apenas eucalipto, que rende mais financeiramente", observou o autarca.

Mas, realçou, “essa espécie é precisamente a que queremos evitar, não só pelos riscos enormes que representa em caso de incêndio, mas também porque é ela que tem vindo descaracterizar toda a floresta portuguesa".

Técnicos vão monitorizar cada espécie 
O objectivo do projecto-piloto da Câmara de Arouca é estabelecer uma “cortina arbórea de protecção” contra incêndios florestais e também contribuir para o embelezamento da paisagem natural do concelho, apostando em espécies que, nas últimas décadas, foram sendo substituídas por eucaliptos.

José Artur Neves referiu que a medida surge na sequência da recente alteração legislativa mediante a qual "a gestão do território florestal passou a ser incumbência dos municípios".

Com base nessas novas competências, a autarquia contactou os proprietários com terrenos no trajecto entre a vila de Arouca e os passadiços do Paiva, do que resultou que aqueles cederam à autarquia o direito de aceder às suas terras para aí proceder à plantação das novas árvores. A Câmara caberá também gerir essa área, recorrendo a técnicos especializados para monitorizar o crescimento de cada espécie e o seu comportamento em caso de fogo.

Caso a avaliação do projecto-piloto se revele positiva, José Artur Neves quer depois "alargar a medida a todo o concelho, o que implicará muitos milhões de árvores". Já a contar com resultados favoráveis, anuncia, aliás, a ampliação dos viveiros municipais, "para haver capacidade de resposta" a essa procura.

Entretanto, o autarca propõe-se também "reestruturar o Plano Director Municipal" para aí reflectir as novas responsabilidades da Câmara no que se refere ao ordenamento florestal. "Temos um ano para tratar disso", concluiu.» in http://rr.sapo.pt/noticia/81891/projecto_piloto_cortina_de_arvores_com_12_km_cria_proteccao_contra_incendios?utm_source=rss

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover