29/04/17

Amarante Música - O camaronês Richard Bona e a sua banda Mandekan Cubano, e a brasileira Céu, juntam-se aos já anunciados Herbie Hancock, Tinariwen, Nação Zumbi e Manel Cruz, no MIMO Festival Amarante.



«Richard Bona & Mandekan Cubano e Céu no Mimo Amarante 2017

O camaronês Richard Bona e a sua banda Mandekan Cubano, e a brasileira Céu, juntam-se aos já anunciados Herbie Hancock,  Tinariwen, Nação Zumbi e Manel Cruz, no MIMO Festival Amarante.

O baixista camaronês Richard Bona apresenta-se no MIMO dia 22 de Julho com a sua nova formação afro-cubana, os Mandekan Cubano. O mais recente “Heritage”, lançado pela editora de Quincy Jones, será o ponto de partida para uma viagem pela música deste virtuoso instrumentista, compositor e vocalista que se mantém fiel às suas origens africanas. Ao longo de 18 anos de carreira já colaborou com nomes como Pat Metheny, Bobby McFerrin, Mike Stern, e, mais recentemente, John Legend.

No terceiro e último dia do MIMO Festival Amarante actua a brasileira Céu com o seu mais recente disco “Tropix” que lhe valeu o Grammy Latino de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa, e ainda Melhor Álbum de Engenharia de Gravação.

Reconhecida pela sua originalidade, Céu é uma das principais vozes da música actual no Brasil, conquistando com a sua mistura de dub, afro-beat e trip-hop. A estreia da cantora aconteceu há 15 anos com o álbum homónimo, influenciado pelo samba de raiz e música urbana, “Céu” foi nomeado para três Grammy.

Em 2009 editou o seu segundo álbum, “Vagarosa”, inspirado na música jamaicana, e conquistou novamente a crítica ocupando o segundo lugar na Billboard de World Music. A revista Época incluiu-a entre os 100 brasileiros mais influentes do ano. Céu regressa a Portugal a convite do MIMO para apresentar o aclamado “Tropix”, no dia 23 de Julho.

O Mimo não é só música… Poderás ainda assistir a documentários, já confirmados estão “Chico Science – Um Caranguejo Elétrico”, de José Eduardo Miglioli e “Vinicius de Moraes – Um Rapaz de Família”, de Susana de Moraes.

Em estreia em Portugal, “Chico Science – Um Caranguejo Elétrico” conta o percurso do cantor e compositor Chico   Science, expoente do movimento manguebeat e um dos mais  importantes músicos do panorama  brasileiro. Mostra a formação do grupo Chico Science & Nação Zumbi, as digressões pelo Brasil e pelos EUA, a criação do movimento e o legado que deixou, após a sua morte precoce em 1997. Uma homenagem em três actos que comoveu o Brasil e chega agora a Portugal.

Susana Moraes retrata o pai na intimidade, longe da imagem oficial do grande poeta, diplomata e criador da bossa nova, mostra um homem entre amigos e familiares, desprendido de convencionalismos, numa atmosfera que se reflecte também na linguagem da sua obra. Um perfil afectivo, quotidiano e bem-humorado onde se vê Vinicius entre amigos como Oscar Niemeyer, Ferreira Gullar e Tom Jobim. Segundo Walter Salles, este filme é “uma das experiências mais originais do documentário brasileiro das últimas décadas”.

Estas são as mais recentes confirmação da segunda edição do MIMO Festival Amarante que conta já com: Tinariwen e Nação Zumbi, dia 21; Herbie Hancock – concerto exclusivo em Portugal – e Richard Bona & Mandekan Cubano, dia 22; Manel Cruz e Céu, dia 23.» in http://www.artesonora.pt/breves/richard-bona-mandekan-cubano-e-ceu-no-mimo-amarante-2017/


Richard Bona & Mandekan Cubano - "Jokoh Jokoh"


Céu - "Varanda Suspensa" - (Tropix) - [Vídeo Oficial]

"Varanda Suspensa
Céu

Descansar a vista
Até onde a vista alcança
De uma zona temperada
Até onde o sonho te leva

Na varanda suspensa
De São Sebastião
Intocada por ipoméias
Pés de manga, costela-de-adão
Eu me sentava pra ver
Aquele quadro vivo mudar
Vista para Ilhabela
Éramos a tela impressionista

Tropical, latino-americana
Litoral, inicio de janeiro
Tardes de veraneio, lume dos faróis
Anunciando a noite neon"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover