11/02/17

Liga NOS: Vitória de Guimarães 0 vs F.C. do Porto 2 - Triunfo em Guimarães, com golos de Soares e Diogo Jota, volta a deixar o primeiro lugar a um ponto de distância.



«ATAQUE AO CASTELO COM A MIRA NA LIDERANÇA

Triunfo em Guimarães (2-0), com golos de Soares e Diogo Jota, volta a deixar o primeiro lugar a um ponto de distância.

​O FC Porto venceu este sábado o Vitória (2-0), em Guimarães, na 21.ª jornada da Liga NOS, reduzindo novamente para um ponto a distância que o separa do primeiro lugar. Soares (36m) e Diogo Jota (85m) apontaram os golos dos Dragões, que olham a partir de agora para a receção ao Tondela na 22.ª ronda, marcada para sexta-feira (17 de fevereiro), às 20h30, no Estádio do Dragão. Em casa de triunfo, os azuis e brancos podem assumir provisoriamente a liderança do campeonato.

Diz-nos a história que jogar em Guimarães é tradicionalmente difícil para o FC Porto e a primeira parte deste encontro manteve-se fiel ao guião, não sendo, de todo, pródiga em lances de perigo em ambas as balizas. Numa das primeiras investidas portistas à área vimaranense, Maxi Pereira recebeu a bola em boa posição, tirou Konan do caminho mas rematou à figura de Douglas (8m). Instantes depois, o Vitória deu o primeiro ar da sua graça, mas o remate forte de Rafael Martins saiu ao lado da baliza à guarda de Casillas. Num desafio muito disputado e com as equipas muito encaixadas uma na outra, eram raros os espaços que se abriam para vislumbrar o golo.

Num desses raros espaços, Soares confirmou o excelente momento que atravessa voltou a marcar no segundo jogo com a camisola do FC Porto, depois de ter decidido o clássico frente ao Sporting com um bis (2-1). Alex Telles investiu pelo corredor esquerdo e cruzou largo para a cabeça de Herrera, que amorteceu para o remate falhado de André Silva. A bola sobrou para o instinto de Soares que, em posição perfeitamente regular, desviou de forma subtil por cima de Douglas e balançou as redes pela terceira vez de Dragão ao peito, apontando o décimo golo da conta pessoal no campeonato (36m). Raphinha ainda ameaçou o empate já em cima o intervalo (45m), mas o descanso chegou com o FC Porto na frente.

O Vitória de Guimarães surgiu mais atrevido na etapa complementar e obrigou o FC Porto a aumentar os seus índices de concentração defensiva, mas ao mesmo tempo ia abrindo espaço a saídas rápidas dos Dragões para o ataque. Já sensivelmente a meio do segundo tempo, Felipe ficou a centímetros da glória depois de um livre cobrado por Alex Telles e desviado de cabeça por Marcano (67m). Mesmo perante um maior atrevimento vimaranense, pertenceram ao FC Porto as ocasiões mais soberanas para voltar a mexer com o marcador. Primeiro, Douglas esteve duplamente em destaque ao evitar um canto direto de Herrera e a respetiva recarga de Danilo Pereira (74m), seguindo-se nova excelente intervenção perante Diogo Jota (77m).

Ora, Diogo Jota ficou novamente perto de marcar no minuto seguinte (88m), mas à terceira não perdoou e deu o carimbo final à quinta vitória consecutiva do FC Porto no campeonato. Douglas precipitou-se na reposição da bola e colocou-a no peito de Alex Telles, que a pôs no chão e ofereceu o 2-0 a Diogo Jota. De pé esquerdo, o 19 dos Dragões desfeiteou o guardião vimaranense e diluiu por completo qualquer dúvida que pudesse subsistir quanto ao vencedor do encontro (85m). Missão cumprida no ataque ao Castelo, sem nunca tirar os olhos de uma liderança que volta a ficar mais perto.» in http://www.fcporto.pt/pt/futebol/fichas-de-jogo/Pages/Vitoria-de-guimaraes-FC-Porto-Liga-NOS-16-17.aspx


(Dragão bem vivo na guerra do trono)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover