26/02/17

F.C. do Porto Basquetebol: F.C. do Porto 110 Maia Basket 60 - O FC Porto recebeu e bateu este sábado o Maia Basket, no Dragão Caixa, terminando assim com uma vitória a primeira fase da Liga Portuguesa de Basquetebol.



«DRAGÕES VITORIOSOS NO FECHO DA PRIMEIRA FASE

Triunfo sobre o Maia Basket (110-60), no Dragão Caixa, na 22.ª e última jornada.

O FC Porto recebeu e bateu este sábado o Maia Basket (110-60), no Dragão Caixa, terminando assim com uma vitória a primeira fase da Liga Portuguesa de Basquetebol. Frente ao último classificado à entrada para esta ronda, os Dragões não vacilaram e registaram o 19.º triunfo nos 22 jogos que perfizeram a primeira fase, que fechou com o FC Porto na liderança, com 41 pontos, mais dois do que o Benfica. Os campeões nacionais voltam a entrar em campo na próxima terça-feira, às 19h00, no Dragão Caixa, frente ao Illiabum. O encontro, dos oitavos de final da Taça de Portugal, terá transmissão em direto no Porto Canal.

Este já não seria previsivelmente um duelo muito equilibrado, mas a entrada vertiginosa do FC Porto precipitou uma diferença considerável entre as duas equipas logo no primeiro período, que terminou com vantagem de 17 pontos para os azuis e brancos (35-18). Os Dragões estiveram intratáveis para lá da linha de três pontos: 9/11 nos dez minutos iniciais e 10/17 ao intervalo, que chegou com os azuis e brancos cada vez mais na frente: 53-33. Por esta altura, Jeff Xavier (11 pontos e 6 assistências), Nick Washburn (9 pontos e 6 ressaltos) e Pedro Bastos (9 pontos e 5 assistências) eram os portistas em maior evidência.

O descanso não alterou grande coisa no desenrolar dos acontecimentos e o terceiro período também foi de domínio portista, muito por culpa de Sasa Borovnjak, autor de 12 dos 25 pontos dos Dragões nesse parcial. Com 30 de vantagem sobre o Maia Basket à entrada para os derradeiros dez minutos (78-48), o quarto período foi pouco mais do que uma mera formalidade, servindo apenas para confirmar mais um triunfo dos campeões nacionais (110-60), com fortes contributos de Nick Washburn (22 pontos e 12 ressaltos) e Sasa Borovnjak (20 pontos e 7 ressaltos), entre outros. Do outro lado, o grande destaque foi o ex-portista Nuno Marçal (27 pontos), que jogou pela primeira vez no Dragão Caixa como adversário.

No final da partida, Moncho López falou sobre a vitória folgada e aproveitou para lançar a segunda fase do campeonato. “A estratégia defensiva do Maia Basket deu-nos mais hipóteses de lançar de fora. Os lançamentos foram aparecendo e fomos eficazes. O segundo período foi menos conseguido, mas na segunda parte procurámos exigir mais de nós sem olhar para a diferença no marcador e conseguimo-lo. Na segunda fase vamos tentar manter o primeiro lugar, sabendo que teremos jogos muito difíceis pela frente. Creio que a equipa está em crescendo e isso é positivo. Chegamos à segunda fase em boa forma, mas não na máxima força”, afirmou o treinador espanhol.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-MAIA BASKET, 110-60
Liga Portuguesa de Basquetebol, 22.ª jornada
25 de fevereiro de 2017
Dragão Caixa, no Porto

Árbitros: Pedro Maia, Vítor Cardoso e Pedro Lourenço

FC PORTO: Pedro Bastos (12), Jeff Xavier (13), José Silva (5), Miguel Queiroz (5) e Nick Washburn (22)
Jogaram ainda: Pedro Oliveira (2), Sasa Borovnjak (20), André Bessa (5), Miguel Miranda (3), João Gallina (6), Ferrán Ventura (11) e João Grosso (6)
Treinador: Moncho López

MAIA BASKET: Pedro Catarino (12), Troy Brewer, Nuno Marçal (27), Matthieu Gamberoni (2) e Mickael Creppy (2)
Jogaram ainda: Pedro Leite, David Gomes, João Lucas (7), André Dara (3), Pedro Lopes (7), Nuno Lopes e Pedro Fidalgo
Treinador: João Oliveira

Ao intervalo: 53-33
Parciais: 35-18, 18-15, 25-15, 32-12» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/FC-Porto-Maia-Basket-22a-jornada-1a-fase-LPB-1617.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover