23/11/16

Geologia - O Estado português assinou hoje três contratos de prospeção e pesquisa mineira, anunciou o executivo.



«Portugal assina três contratos de prospeção mineira

Investimento e plano de trabalhos associados a estes projetos está previsto em 7,6 milhões de euros nos próximos cinco anos.

O Estado português assinou hoje três contratos de prospeção e pesquisa mineira, anunciou o executivo. Dois dos contratos foram com o grupo turco ESAN, o outro com a EDM (Empresa de Desenvolvimento Mineiro), representando um investimento inicial de 8,1 milhões de euros.

As áreas abrangidas pelos contratos celebrados com a ESAN situam-se nos concelhos de Alcácer do Sal, Aljustrel, Castro Verde, Grândola e Ourique e são reflexo do consórcio criado com a EDM, em fevereiro passado, para a faixa piritosa ibérica.

Uma parceria em que a ESAN detém 85% e a EDM 15%, onde se inclui para além das referidas áreas, o projeto de prospeção denominado por “Montes das Mesas”, localizado no concelho de Aljustrel.

O investimento e plano de trabalhos associados a estes projetos está previsto em 7,6 milhões de euros nos próximos cinco anos.

Em paralelo com este acordo, o Estado e a EDM assinaram um contrato de prospeção e pesquisa que engloba os concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, e Ourique, onde se estima um investimento inicial de meio milhão de euros.

A faixa piritosa ibérica, que se estende até à Andaluzia, é a zona com maior potencial mineiro nacional, onde se localizam as Minas de Aljustrel e de Neves Corvo, concessionadas à Almina e à Somincor, respetivamente.

O investimento neste ativo nacional, com forte potencial de cobre e zinco, permitirá a descoberta de novos jazigos minerais no subsolo do Alentejo.» in http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/portugal-assina-tres-contratos-de-prospecao-mineira-92851

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover