29/11/16

F.C. do Porto Natação - Decorreu na tarde de domingo passado a edição 2016 da já habitual Festa da natação do FC Porto, organizada pela respetiva secção, tendo como objetivo distinguir todos que no último ano se destacaram com as cores azuis e brancas.



«FESTA DA NATAÇÃO HOMENAGEOU OS MELHORES DE 2016

Cerimónia decorreu no auditório do Instituto Superior da Maia (ISMAI).

Decorreu na tarde deste domingo a edição 2016 da já habitual Festa da natação do FC Porto, organizada pela respetiva secção, tendo como objetivo distinguir todos que no último ano se destacaram com as cores azuis e brancas.

Numa cerimónia com muita música e animação, que decorreu no Auditório do Instituto Universitário da Maia (ISMAI), um dos momentos de destaque foi o discurso de Luís Fernandes, com o responsável máximo pela natação portista a lançar um olhar sobre o estado da modalidade, quer a nível do clube, quer a nível nacional, dirigindo algumas críticas aos rivais: “As práticas recentemente iniciadas pelos chamados grandes clubes da capital, aliciando com umas míseras gorjetas um punhado de nadadores, constitui, a nosso ver, uma chico-esperteza, de resultados nefastos ao progresso da natação portuguesa”.

Mas não só de críticas se fez o discurso do dirigente portista. A proliferação de piscinas um pouco por todo o país é, segundo Luís Fernandes, um fator de promoção e democratização da modalidade “até então centrada nos grandes centros”, sendo que no caso do Porto e em específico do FC Porto, o dirigente destaca o papel da “fantástica” Piscina de Campanhã”, aliada à integração da modalidade nas escolas Dragon Force, como fator determinante para a atração de jovens, que na sua ótica recolocarão o clube no topo da natação portuguesa.

No que respeita à festa, os primeiros a subir ao palco foram os 26 caloiros (atletas que em 2016 se federaram pela primeira vez) seguindo-se os cadetes (Kevins Apseniece e Mariana Cruz receberam o Prémio Evolução), e os infantis, sendo de realçar neste escalão a distinção de 11 campeões nacionais e o Prémio Evolução entregue a Catarina Pereira e Duarte Castro.

Subiram também ao palco a equipa de Masters, as juvenis campeãs nacionais Maria Carolina Silva, Beatriz Silva, Mariana Barbosa e Ana Rita Ramos (o juvenil Pedro Santos recebeu prémio de maior assiduidade e evolução) e a internacional Isabel Pêgo.

Nos juniores, foram distinguidos quatro campeões nacionais: Luís Soares, Pedro Neto, Tiago Soares e Diogo Manuel Costa, tendo o último recebido também o prémio de assiduidade por ter participado em 90 por cento do treinos (273), durante os quais nadou uns impressionantes 1492 quilómetros, o equivalente à distância entre o Porto e Ponta Delgada.

Outro momento alto da festa foi a chamada ao palco da formação octocampeã nacional feminina e a distinção de todos os colaboradores, técnicos e staff, que, embora não nadando, fazem também parte da equipa.

A José Manuel de Matos Fernandes (presidente da Assembleia Geral do FC Porto) coube entregar o último galardão da tarde à campeã Sara Oliveira, com a cerimónia a terminar pouco depois com todos os nadadores presentes a subirem ao palco, com o hino do FC Porto a fazer-se ouvir no auditório.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/festa-natacao-2016.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover