14/11/16

Espaço - Vamos ser presenteados com uma nova superlua, mas esta tem algo de especial é a maior de todos os tempos e existem alguns pequenos truques para a ver em todo o seu esplendor.



«Preparem-se, vamos ter uma superlua especial

A natureza revela-nos, por vezes, pequenos pormenores que mudam de forma total como vemos os elementos do dia-a-dia. Um desses exemplos são as superluas, que de tempos a tempos surgem.

Vamos ser presenteados com uma nova superlua, mas esta tem algo de especial. É a maior de todos os tempos e existem alguns pequenos truques para a ver em todo o seu esplendor.

A superlua é um fenómeno simples de explicar e não tem nada de sobrenatural, como há muitos séculos se pensava. Tal com a lógica nos indica, uma superlua é uma lua cheia que está muito mais perto da terra do que é normal. Estas luas especiais são 30% maiores e 14% mais brilhantes que qualquer outra normal lua cheia.

Dado que a orbita da lua é elíptica, estes processos naturais acontecem de forma recorrente dando-nos espectáculos únicos. A particularidade desta superlua de hoje é que será a que mais perto do nosso planeta estará, a apenas 350 mil quilómetros da Terra, algo que não acontecia desde 1948 e que só será repetido em 2034.

Para assistir a este fenómeno natural, que estará no seu máximo durante um período curto, que não durará mais de uma hora, existem alguns conselhos que deve seguir.

Como ver esta superlua especial?

Segundo o OAL (Observatório Astronómico de Lisboa), a melhor ocasião para se observar a Super Lua é no instante do seu nascimento, que no dia 14 ocorre às 17h49. Nessa altura, por a lua estar próxima do horizonte, o aumento do seu diâmetro vai parecer ainda maior do que a ampliação de 14% causada pela ocorrência de Super Lua. Isto é uma ilusão de óptica, como se pode verificar aqui, mas concorre para que a ocasião mais interessante para a observação da Super Lua seja o momento do seu nascimento. No dia seguinte, dia 15 de novembro, a lua nasce às 18h40 e continuará a parecer maior do que o habitual.

O local ideal para se observar a Super Lua é aquele que tenha o horizonte desimpedido na direção NE, pois a lua nasce com o azimute 108º contado de Sul para Este. Por exemplo, em Lisboa, o melhor sitio para se observar é no Parque das Nações junto à Torre Vasco da Gama.

Se querem ver a superlua o conselho é que apontem o vosso olhar para o céu ao final da tarde ou ao principio da noite e que procurem a lua. Estará em todo o seu esplendor, maior do que o normal e com um brilho que raramente vão ver. Já hoje ela está maior do que o normal, preparando a chegada da superlua.» in https://pplware.sapo.pt/informacao/prepare-esta-noite-superlua-especial/


(Dia de Superlua)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover