08/11/16

Arte Fotografia - A fotógrafa Mijoo Kimon decidiu registar o dia a dia das Haenyo, conhecidas como as mulheres do mar que dedicam a sua vida ao mergulho.



«HAENYO: AS ESPANTOSAS MULHERES QUE VIVEM NAS PROFUNDEZAS DO MAR

A fotógrafa Mijoo Kimon decidiu registar o dia a dia das Haenyo, conhecidas como as mulheres do mar que dedicam a sua vida ao mergulho. 


Já alguma vez ouviu falar nas Haenyo? Esta palavra coreana, que em português significa ‘mulheres do mar’, serve para designar as mulheres que exercem uma profissão centenária e praticamente em vias de extinção nos dias que correm: a de mergulhador.

De forma a homenagear parte da sua herança cultural, a fotógrafa Mijoo Kimon decidiu fazer uma sessão fotográfica onde dá a conhecer o dia a dia das Haenyo. Mas no que consiste esta ocupação?

Basicamente as Haenyo dedicam-se à apanha de ostras, pepino-do-mar, abalone, ouriços-do-mar e lulas. Mas para quem não sabe, a profissão de mergulhador - que está praticamente ao abandono e é desconhecida fora da Coreia do Sul - é extremamente dura e extenuante.

Tal como refere Kimon, o mergulho é efetuado sem recurso a qualquer tipo de equipamento ou máscara de oxigénio. Ou seja, diariamente descem até aos 20 metros de profundidade onde sustem a sua respiração durante mais de dois minutos.

Para além disso, a apanha de ostras e lulas é feita em condições meteorológicas pouco favoráveis. Esta profissão, que remonta ao século V, sempre foi maioritariamente exercida pelo sexo masculino, mas com o passar dos anos as mulheres rapidamente ultrapassaram os homens como fonte de sustento familiar.

Atualmente esta é uma tradição que se está a perder de dia para dia uma vez que não existem sucessoras para garantir o papel das atuais Haenyos cuja idade ronda os 70 anos. Isto pode ser explicado pelo facto das gerações mais jovens se mudarem para as cidades apostando na sua educação e procurando melhores condições de vida.

Segundo a fotógrafa, esta é uma profissão que pode ser resumida na seguinte frase: “As Haenyos fazem o trabalho dos mortos na terra dos vivos.”

A sessão fotográfica intitulada ‘The Mother of the Sea’ tem como objetivo homenagear esta profissão centenária que está praticamente ao abandono na Coreia do Sul.» in http://lifestyle.sapo.pt/vida-e-carreira/em-foco/fotos/haenyo-as-espantosas-mulheres-que-vivem-nas-profundezas-do-mar


(Haenyo, Jeju)


(South Korea's elderly haenyeo divers | FT World)


(In Frame - Ep15C02 Haenyeo_ the mysterious women of the sea)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover