24/10/16

F.C. Porto Andebol - Há 86 anos, o FC Porto criou a secção de andebol e foi um dos primeiros dedicar-se à modalidade em Portugal.



«OITENTA E SEIS ANOS DE ANDEBOL EM EXPOSIÇÃO NO MUSEU

De 26 de outubro a 4 de dezembro, a nova área 28. revela mais história e muitas conquistas exclusivas com entrada livre.

Há 86 anos, o FC Porto criou a secção de andebol e foi um dos primeiros dedicar-se à modalidade em Portugal. De pioneiro a vencedor crónico, o passo foi pequeno. Pertence ao património azul e branco uma soberba coleção de exclusivos, desde as conquistas iniciais na década de 1930 ao heptacampeonato de 2015.

A memória do clube mais vezes campeão nacional de andebol – 49 títulos! –, troféus, grandes figuras, imagens e documentos originais revelam-se de 26 de outubro a 4 de dezembro numa exposição temporária que também inaugura a área 28., um novo espaço/conceito de partilha da história do Museu FC Porto.

O FC Porto é a grande força histórica do andebol português, com domínio evidente sobre a concorrência desde os dias da modalidade na variante de 11, ou de campo. A mesma capacidade de afirmação descobre-se no andebol de 7, disciplina em que o clube não só resistiu ao abandono da modalidade, como foi capaz de regressar ao caminho das conquistas. Entre 1999 e 2015, foram 17 anos consecutivos a enriquecer o palmarés com 21 títulos. Um feito único.

A grandeza portista no andebol está vincada no discurso permanente do museu, mas esta exposição temporária faz sair das reservas uma parte substancial do espólio azul e branco conquistado na modalidade. Além de troféus, há mais objetos de coleção e documentos que, habitualmente, não estão ao alcance do público.

Um conteúdo revelador da memória e, por vezes, até surpreendente, vai ser exibido num enquadramento que fala a linguagem avançada e tecnológica do museu, a crescer em espaço de divulgação da história.

A nova área temática inaugurada com esta exposição é a 28ª do Museu FC Porto e combina a missão museológica com a possibilidade de aproximar o público do património portista e vice-versa. A área 28. é mesmo um espaço/conceito expositivo que pode partilhar a história dentro ou fora do edifício do museu e em diferentes suportes.

A Sala Multiusos é a primeira a receber esta área temática e será, assim, uma janela com vistas largas para os 86 anos do andebol do FC Porto, que podem ser admirados de 26 de outubro a 4 de dezembro. A entrada é livre.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/86_anos_de_andebol_no_museu.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover