09/10/16

F.C. do Porto Basquetebol: F.C. do Porto 84 vs S.L. Benfica 70 - O FC Porto bateu este domingo o Benfica, no Pavilhão dos Desportos de Vila Real, conquistando assim a sexta Supertaça de basquetebol da sua história.



«DE MÃOS A FERVER PARA AGARRAR A SUPERTAÇA

FC Porto venceu o Benfica (84-70), em Vila Real, e juntou a Supertaça ao título de campeão nacional.

O FC Porto bateu este domingo o Benfica (84-70), no Pavilhão dos Desportos de Vila Real, conquistando assim a sexta Supertaça de basquetebol da sua história. Os Dragões, campeões nacionais, mostraram ser mais fortes do que do vencedor da Taça de Portugal e arrecadaram com inteira justiça o primeiro troféu de 2016/17, apoiados por centenas de adeptos portistas que também se juntaram à festa em Vila Real.

O FC Porto entrou melhor no primeiro clássico da temporada e impôs um parcial de 9-2 nos minutos iniciais, muito por culpa da mão quente de Jeff Xavier, autor de nove dos 17 pontos que os Dragões marcaram no primeiro período. O Benfica, que esteve cerca de 9m50s em desvantagem, assumiu a liderança no marcador com um triplo de Tomás Barroso nos derradeiros segundos, entrando no segundo período em vantagem (19-17).

Os segundos dez minutos mostraram a melhor face do FC Porto e as coisas mudaram de figura, até porque o acerto portista para lá da linha de três pontos melhorou consideravelmente no caminho para o intervalo. A supremacia azul e branca ficou bem explícita num parcial de 27-16 e numa vantagem de nove pontos sobre os lisboetas à ida para descanso (44-35). Brad Tinsley (12 pontos), Jeff Xavier (12 pontos) e Nick Washburn (7 pontos e 6 ressaltos) eram os que iam dando mais nas vistas no coletivo comandado por Moncho López.

O intervalo não retirou concentração ao FC Porto e o terceiro período também se pinto em tons de azul, em grande parte devido ao artista Jeff Xavier, que realizou nesta partida o melhor jogo com a camisola azul e branca. A vencer por 14 pontos à entrada para o período da decisão (63-49), só um FC Porto absolutamente irreconhecível deixaria escapar por entre as mãos o primeiro troféu em disputa esta temporada, mas a reação esboçada pelo Benfica colocou os Dragões em sentido, sobretudo quando marcador registava apenas seis pontos de diferença com pouco mais de três minutos para jogar (73-67).O FC Porto não se deixou ficar e voltou a alargar a vantagem a menos de um minuto do fim (82-67), deixando tudo decidido quanto à questão do vencedor.

Mais coeso defensivamente do que o adversário, o FC Porto soube quase sempre capitalizar as bolas recuperadas na tabela defensiva, e em boa parte das vezes fê-lo através de lançamentos exteriores, capítulo do jogo no qual esteve verdadeiramente intratável (13/28 contra 4/16 do Benfica). As chaves para o sucesso estiveram aqui e o triunfo por 84-70, com 14 pontos de diferença, só surpreende quem não viu este clássico. O FC Porto conquistou a Supertaça com um tremendo trabalho coletivo, mas é inevitável realçar as prestações do MVP Brad Tinsley (19 pontos, 7 ressaltos e 7 assistências), de Jeff Xavier (22 pontos), Sasa Borovnjak (14 pontos) e Nick Washburn (9 pontos e 8 ressaltos).

FICHA DE JOGO

FC PORTO-BENFICA, 84-70
Supertaça
9 de outubro de 2016
Pavilhão dos Desportos de Vila Real

Árbitros: Fernando Rocha, Paulo Marques e Hugo Antunes

FC PORTO: Jeff Xavier (22), Brad Tinsley (19), José Silva (2), Sasa Borovnjak (14) e Nick Washburn (9)
Jogaram ainda: Miguel Miranda, Pedro Bastos (8), André Bessa, João Gallina, Miguel Queiroz (2), Ferrán Ventura (6) e João Grosso (2)
Treinador: Moncho López

BENFICA: Derek Raivio (14), Carlos Morais (3), Carlos Andrade (18), Damian Hollis (11) e Raven Barber (13)
Jogaram ainda: Mário Fernandes, Tomás Barroso (5), Sérgio Silva, Nuno Oliveira, João Soares (6), Marko Loncovic e Nicolas dos Santos
Treinador: Carlos Lisboa

Ao intervalo: 44-35
Parciais: 17-19, 27-16, 19-14, 21-21.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Basquetebol-FC-Porto-Benfica-Supertaca-2016.aspx


Basquetebol: FC Porto-Benfica, 84-70 (Supertaça, 09/10/16)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover