23/10/16

F.C. do Porto Andebol: F.C. do Porto 29 vs Sporting 28 - Golo do ponta, a cinco segundos do fim, permitiu aos Dragões bater o Sporting sendo a 13.ª vitória em 13 jogos.



«AREIA INDICA O CAMINHO DA LIDERANÇA ISOLADA

Golo do ponta, a cinco segundos do fim, permitiu aos Dragões bater o Sporting por 29-28. Foi a 13.ª vitória em 13 jogos.

O FC Porto é líder isolado do Andebol 1, após bater na tarde deste sábado o Sporting, por 29-28, num emocionante encontro da nona jornada, decidido a cinco segundos do fim com um golo de António Areia. Em causa estava a liderança da prova, já que ambas as equipas estavam empatadas no topo da classificação, só com vitórias. Agora o estatuto de invicto está apenas do lado dos Dragões, que somam por triunfos não só os nove encontros disputados na Liga portuguesa como os quatro na Taça EHF. Na tarde do Dragão Caixa – mais uma vez cheio e a empurrar a equipa nos momentos difíceis –, ambas as equipas alternaram momentos de domínio, mas acabou por vencer a que esteve mais tempo no comando. Depois de aberto o marcador, os lisboetas só chegaram ao empate em quatro ocasiões, nunca tendo estado em vantagem.

O FC Porto começou melhor, num arranque em que os ataques se superiorizaram às defesas, exceção feita ao guarda-redes portista. Laurentino, desta vez no sete inicial, chegou ao intervalo com cinco defesas e Quintana esteve pouco tempo em campo, mas o suficiente para travar dois livres de sete metros e fazer ainda mais uma defesa. Do outro lado, os guardiões (e o poste) também foram importantes depois do atribulado minuto 24, em que o Sporting se viu reduzido a três elementos, com Zupo Equisoain a ver o vermelho e mais três exclusões simultâneas. A verdade é que os visitantes passaram ilesos a esse período, com Carrillo, isolado, a falhar duas vezes. Ricardo Moreira também tinha visto o vermelho, um minuto antes.

Porém, nos minutos finais da primeira parte, o FC Porto cavou a maior vantagem até então no marcador (17-13), após um parcial de 4-1. Sem Matic, que esteve na bancada, os azuis e brancos tiveram menos capacidade de tiro mas, na maior parte das vezes, encontravam as soluções corretas no ataque. Do lado contrário, Bozovic resolvia por várias vezes, com remates de fora, o que o coletivo frequentemente não conseguia ultrapassar.

A segunda parte foi uma autêntica montanha russa, tendo-se iniciado com a maior vantagem (cinco golos) azul e branca até então (18-13). No entanto, o Sporting melhorou defensivamente e foi recuperando paulatinamente, até chegar pela terceira vez ao empate (22-22, aos 41 minutos), após um parcial de 9-5. Os portistas arregaçaram as mangas, souberam ser mais pacientes no ataque e agressivos na defesa e responderam com um parcial de 5-1 (27-23) que parecia capaz de encerrar a discussão do encontro, a pouco mais de dez minutos do fim.

Com uma importante ajuda do guardião Asanin e de Pedro Solha (três golos), o Sporting fez um parcial de 4-0 nos últimos cinco minutos, deixando de novo tudo empatado (28-28), a 47 segundos do fim, com posse de bola para o FC Porto. Com sete jogadores no ataque, os Dragões esperaram até ao momento de libertar Areia na ponta, que não falhou. O pavilhão explodiu e quando os espetáculos são assim é difícil não gostar de andebol.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-SPORTING, 29-28 
Andebol 1, 9.ª jornada
21 de outubro de 2016
Dragão Caixa, no Porto

Árbitros: Duarte Santos e Ricardo Fonseca

FC PORTO: Hugo Laurentino (g.r.), Yoel Morales (5), Rui Silva (3), Daymaro Salina (3), José Carrillo (4), António Areia (5) e Marko Matic (3)
Jogaram ainda: Alexis Borges (1), Victor Iturriza (1), Ricardo Moreira, Leandro Semedo, Miguel Martins, Gustavo Rodrigues (2), Hugo Santos (2) e Alfredo Quintana (g.r.)
Treinador: Ricardo Costa

SPORTING: Matej Asanin (g.r.), Pedro Portela (4), Michal Kopco, Carlos Ruesga (3), Pedro Solha (7), Janko Bozovic (4) e Frankis Carol (6)
Jogaram ainda: Bosko Bjelanovic, Igor Zabic (1), Aljosa Cudic (g.r.), Ivan Nikcevic, João Pinto (3) e Francisco Tavares
Treinador: Zupo Equisoain

Ao intervalo: 17-13

Disciplina: desqualificação para Ricardo Moreira (23m) e Zupo Equisoain (24m).» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/andebol-1-fc-porto-sporting-fase-regular-2016-2017.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover