11/10/16

Ciência - Apesar dos avanços da medicina, o limite da esperança de vida humana ronda os 115 anos, aponta um grande estudo que vê muitas dificuldades em contrariar o complexo processo de envelhecimento.



«ESPÉCIE HUMANA PODE JÁ TER ATINGIDO A SUA LONGEVIDADE MÁXIMA

Apesar dos avanços da medicina, o limite da esperança de vida humana ronda os 115 anos, aponta um grande estudo que vê muitas dificuldades em contrariar o complexo processo de envelhecimento.

Uma investigação publicada recentemente pela revista Nature afirma que, apesar dos avanços nas áreas da medicina e da nutrição, os seres humanos têm uma longevidade limitada que já pode ter sido alcançada.

O estudo conclui que existem poucas hipóteses de um novo recorde de longevidade, fixado em 122 anos, uma vez que o limite máximo da vida humana é de 115 anos.

Utilizando um banco de dados global com estatísticas sobre o envelhecimento, a análise avalia que, enquanto a esperança de vida aumentou no século passado para alguns grupos – crianças, mulheres durante o parto e idosos –, esse crescimento desacelerou no caso dos idosos em idade avançada.

"Parece extremamente difícil, senão impossível, romper o limite máximo, devido à complexidade do processo de envelhecimento", afirma o cientista e autor do estudo Jan Vijg, da Escola de Medicina Albert Einstein, em Nova Iorque.

Ser humano com a vida mais longa

Desde que há registo, Jeanne Calment foi a mulher até à data a viver mais anos na história da humanidade. Morreu em 1997 em França aos 122 anos.

Segundo as estimativas dos cientistas, as hipóteses de um indivíduo chegar aos 125 anos são menos de uma em dez mil.

Entretanto, investigadores lembram que técnicas como a manipulação genética, que aumentaram a esperança média de vida de alguns animais, poderão no futuro ser aplicadas em seres humanos. 

"Podemos aumentar significativamente a longevidade de várias espécies diferentes de animais. Não acho que os humanos sejam exceção", comentou o geneticista David Sinclair da Faculdade de Medicina de Harvard citado pelas agências internacionais.» in 
http://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/especie-humana-pode-ja-ter-atingido-a-sua-longevidade-maxima

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover