22/07/16

Baixo Tâmega e Sousa - O presidente da Câmara protestou hoje, em reunião do executivo, pelo facto de o troço da A4 entre Amarante e Porto não ter sido incluído nos descontos de 15% nas portagens anunciados na terça-feira pelo Governo.



«Governo criticado por excluir troço da A4 dos descontos

O presidente da Câmara protestou hoje, em reunião do executivo, pelo facto de o troço da A4 entre Amarante e Porto não ter sido incluído nos descontos de 15% nas portagens anunciados na terça-feira pelo Governo.

"Esta região não pode continuar a ser esquecida e menosprezada", criticou Antonino Sousa, perante os vereadores.

Defendendo que os motivos de convergência económica e coesão territorial evocados pelo Governo para a escolha das autoestradas beneficiadas com os descontos também deviam abranger o Tâmega e Sousa, o autarca exigiu que "os critérios apresentados sejam cumpridos" e que, por isso, abranjam aquele troço da A4 que liga Amarante ao Porto, passando por Penafiel.

O Governo anunciou na terça-feira a aplicação de 15% de desconto a todos os veículos que circulem, a partir de 01 de agosto, em algumas autoestradas que constituíam as antigas SCUT (Sem Custos para o Utilizador), vias maioritariamente localizadas no interior do país e no Algarve.

O executivo aponta critérios de convergência económica e coesão territorial para justificar os descontos nas portagens nas autoestradas A23 Torres Novas - Guarda, A22 (Lagos - Vila Real de Santo António) e A24, entre Viseu e a fronteira de Vila Verde de Raia, no município de Chaves.

Os descontos estendem-se à autoestrada A4, denominada Transmontana, entre Amarante e Quintanilha (Bragança), mas deixa de fora o troço daquela via entre Matosinhos (Porto) e Amarante. Ainda na A4, no Túnel do Marão, recentemente inaugurado, o preço praticado já abrange os 15% de desconto, esclarece o Governo.

Abrangida é também a A25, entre Albergaria-a-Velha e Vilar Formoso, mas não no troço inicial, que liga Aveiro a Albergaria-a-Velha.

Para o presidente da Câmara de Penafiel, a decisão do Governo "não foi tomada de forma responsável", prometendo aos vereadores que vai manifestar o "total descontentamento junto das entidades competentes e apelar ao bom senso e responsabilidade dos governantes com tutela nesta matéria".» in http://www.jn.pt/economia/interior/governo-criticado-por-excluir-a4-dos-descontos-nas-portagens-5298544.html#ixzz4F8YwtSle 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover