15/06/16

Seleção Nacional de Futebol - A seleção portuguesa dececionou na estreia no Campeonato da Europa, ao empatar (1-1) com a Islândia, em Saint-Étienne.



«Gelo islandês na ambição lusitana

Portugal empatou no jogo de estreia na fase final do Euro2016, em França. Nani ainda deu vantagem na primeira parte, mas uma falha defensiva ditou o resultado final.

A seleção portuguesa dececionou na estreia no Campeonato da Europa, ao empatar (1-1) com a Islândia, em Saint-Étienne. Esperava-se bastante mais para quem anunciou o objetivo de se sagrar campeão europeu. Ao tento de Nani, aos 31 minutos, os nórdicos responderam, no arranque da segunda parte, com um golo de Bjarnason e complicaram as contas da equipa de Fernando Santos, agora colocada atrás da Hungria, líder do grupo F.

O conjunto das quinas poderia ter resolvido o jogo na primeira parte, mercê de várias oportunidades claras, mas acabou surpreendida pela melhor organização do adversário. Consentiu mal o golo do empate e mostrou pouca dinâmica e acerto no último passe, na fase derradeira da partida. Nem as entradas de Renato Sanches e de Éder conseguiram mudar o rumo dos acontecimentos. Nem mesmo a de Quaresma, uma aposta arriscada, tendo em conta a condição física do extremo. A verdade é que Portugal jogou pouco e até se enquadrou bem a ideia de que tem tendência para desvalorizar os adversários teoricamente mais fracos. Ontem, mais uma prova.

Fernando Santos não surpreendeu no onze que apresentou, mas algumas das escolhas tiveram influência direta, pela negativa, no resultado. Pepe, Danilo e João Mário estiveram bastante aquém das expectativas. Logo aos três minutos, o luso-brasileiro quase ofereceu o golo à Islândia. Ainda assim, a seleção foi, claramente, a melhor equipa até ao intervalo. No melhor lance, Nani respondeu bem a um cruzamento de André Gomes e bateu Halldorsson.

O mais difícil, pensou-se, estava feito. No entanto, quase imediatamente, notou-se que algo tinha mudado. Portugal baixou de ritmo e não matou o jogo. Seguiu-se o descanso e, depois o balde de água fria, pelos pés de Bjarnason. Já não se levantou. Tentou, sobretudo de longe, chegar à vitória mas deu, também, muito espaço nas costas que o rival quase aproveitou. Seria uma injustiça mas a Islândia quase gelou os portugueses quando, aos 86 minutos, podia ter feito o 2-1. Muita coisa há para retificar com a Áustria.» in http://www.jn.pt/desporto/euro-2016/interior/portugal-empata-com-a-islandia-1-1-5228043.html


(Portugal vs Islandia 1-1 all goals&highlights EURO CUP 2016)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover