07/06/16

Saúde - Uma equipa de médicos especialistas do Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC) fez nascer um bebé por cesariana a uma mãe que se encontrava há 15 semanas em morte cerebral.



«Bebé nasce de mãe em morte cerebral há 15 semanas

Menino nasceu com 2,350 quilos depois de uma gestação de 32 semanas de uma cesariana electiva sem complicações.

Uma equipa de médicos especialistas do Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC) fez nascer um bebé por cesariana a uma mãe que se encontrava há 15 semanas em morte cerebral.

O bebé, um menino, nasceu esta terça-feira com 2,350 quilos depois de uma gestação de 32 semanas, num procedimento sem complicações durante e depois. Ficou depois internado na Unidade de Cuidados Intensivos do centro hospitalar.

De acordo com as equipas médicas de Obstetrícia e da Unidade de Neurocríticos e restantes cínicos que acompanharam o caso, trata-se do período mais longo alguma vez registado em Portugal – 15 semanas – de sobrevivência de um feto em que a mãe está em morte cerebral.

O comunicado enviado às redacções pelo CHLC explica que a morte cerebral da mãe, de 37 anos, ocorreu na sequência de uma hemorragia intracerebral e foi declarada no dia 20 de Fevereiro, pelas 23h43.

“Perante a gravidez em curso”, lê-se no comunicado, a mãe “foi avaliada pela Especialidade de Obstetrícia, que considerou que o feto se encontrava em aparente condição de saúde”. Depois de um parecer da Comissão de Ética e Direcção Clínica do CHLC e numa decisão concertada com a família da mãe e a família paterna da criança, “foi acordada a manutenção da gravidez até às 32 semanas, por forma a garantir a viabilidade do feto”.

A administração do CHLC procedeu então à nomeação de um Conselho Científico para acompanhamento do processo, em cuja composição se integrou um representante da Ordem dos Médicos, um representante da Comissão de Ética, um obstetra e a equipa de intensivistas.» in http://rr.sapo.pt/noticia/56069/bebe_nasce_de_mae_em_morte_cerebral_ha_15_semanas?utm_source=rss

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover