14/06/16

O município de Celorico de Basto e a VALSOUSA – Associação de Municípios do Vale do Sousa aprovaram protocolo de cooperação para a candidatura a Património Mundial da Humanidade da UNESCO dos monumentos que integram a Rota do Românico, uma candidatura integrada pelo Castelo de Arnoia, único castelo da Rota do Românico.



«Castelo de Arnoia, em Celorico de Basto, reforça candidatura a Património Mundial da Humanidade da UNESCO

O município de Celorico de Basto e a VALSOUSA – Associação de Municípios do Vale do Sousa aprovaram protocolo de cooperação para a candidatura a Património Mundial da Humanidade da UNESCO dos monumentos que integram a Rota do Românico. Uma candidatura integrada pelo Castelo de Arnoia, único castelo da Rota do Românico.

“A aprovação deste protocolo advém do interesse comum de valorizar o património arquitectónico que nos identifica enquanto território. Em junho de 2015 manifestamos a vontade de arrancar com a candidatura do Castelo de Arnoia e Villa de Basto a Património da Unesco e em dezembro vimos a Rota do Românico a manifestar o mesmo interesse em todos os monumentos que integram a Rota. 
Tratando-se de interesses comuns, que visam a valorização, promoção, e dinamização de um mesmo território, da história e da memória, faz todo o sentido que nos juntemos num protocolo de cooperação para que, juntos possamos ter maior hipótese de consolidar e conseguir o tão ambicionado título” disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e silva.
Com este protocolo pretende-se que as partes envolvidas respeitem devidamente aquilo a que se comprometem. “Dinamizar o setor turístico cultural mais forte capaz de gerar riqueza. Contribuir para a mudança da imagem interna e externa da região através do valioso património Românico estruturado numa Rota. Qualificar os recursos humanos da região e promover a empregabilidade”, indica uma nota de imprensa do município.

Em todo este processo, “a participação da comunidade local é essencial, com vista a permitir que esta compartilhe com a “Rota do Românico” parte da responsabilidade pela manutenção do bem patrimonial devendo ser fortemente incentivada”, conclui a nota.» in http://www.averdade.com/2016/06/14/castelo-de-arnoia-em-celorico-de-basto-reforca-candidatura-a-patrimonio-mundial-da-humanidade-da-unesco/?utm_source=e-goi&utm_medium=email&utm_term=Newsletter+A+VERDADE&utm_campaign=Newsletter+A+VERDADE


(Celorico de Basto Castelo de Arnóia)



(Castelo de Arnóia)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover