20/06/16

História - Um casaco militar de Adolf Hitler foi vendido em leilão por 275 mil euros, no último sábado, segundo informam meios de comunicação alemães e o espanhol "El País".




«Casaco militar de Hitler vendido por 275 mil euros

Leilão foi realizado no sábado em Munique, mas informação manteve-se quase secreta, segundo a imprensa europeia.

Um casaco militar de Adolf Hitler foi vendido em leilão por 275 mil euros, no último sábado, segundo informam meios de comunicação alemães e o espanhol "El País". O leilão, organizado em Munique pela casa Hermann Historica, permaneceu quase secreto e manteve o acompanhamento jornalístico distante porque, segundo esta última informou o diário espanhol, "existe má experiência com a cobertura jornalística que já deu a entender que esta casa actua de forma irresponsável em relação à história contemporânea alemã".

De acordo com a publicação espanhola, além da referida peça de indumentária do ditador alemão, o evento apresentou para compra peças como "umas cuecas de seda usadas por Göring de tamanho XXL, uma cigarreira onde o marechal da aviação alemã dissimulou a cápsula de cianeto com que se suicidou pouco antes de ser conduzido à forca, um pedaço de corda usada para enforcar alguns dos nazis condenados à morte em Nuremberga e outras peças de roupa". O leilão realizou-se apesar dos fortes protestos da comunidade judaica de Munique, tendo marcado presença jornalistas do "Bild" e do "Süddeutsche Zeitung".

Porém, segundo conta o diário "El País", a principal atracção do evento nem foram os objectos sujeitos a licitação: foram misteriosos argentinos que se apresentaram a licitar sob a designação 888, "número cabalístico com forte reminiscência nazi e ainda usado na Alemanha, pois o número 88 é usado pelos neonazis para lembrar o Führer como abreviação da saudação 'Heil Hitler' (HH), uma vez que o H é a oitava letra do alfabeto", escreve o diário espanhol.

Os argentinos em causa não se identificaram, mas gastaram 600 mil euros e, de acordo com o jornalista do "Bild" presente, "um comprador vestido de negro da cabeça aos pés ficou com o casaco militar de Hitler por 275 mil euros e ainda com as cuecas de Göring por três mil euros". Para a publicação alemã, o dinheiro aplicado terá origem em "velhos nazis a morar na Argentina".

Mais tarde, o "Bild" dialogou com compradores e um deles confessou que as aquisições eram "para um museu", lembrando que muitos nazis se refugiaram na Argentina depois da II Guerra Mundial face ao acolhimento recebido do regime de Juan Domingo Perón.» in http://economico.sapo.pt/noticias/casaco-militar-de-hitler-vendido-por-275-mil-euros_252466.html


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover